São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Instituto Brasil Imperial abre núcleo em São João del-Rei

Descrição

O Instituto Brasil Imperial (IBI) inaugurou na última terça-feira, 20, seu primeiro núcleo municipal. Para os integrantes do movimento, nada mais justo do que a escolha de uma cidade como São João del-Rei, cenário de fatos históricos e reconhecida pelos seus aspectos tradicionais, para o início da expansão do projeto pelo país. O evento que marcou a instalação do núcleo, realizado no salão nobre da prefeitura, ainda possibilitou aos são-joanenses o aprofundamento nas temáticas debatidas pelo instituto com a presença de seu presidente, o comendador Antonyo da Cruz.
Criado a partir da recém-extinta Associação Brasil Imperial, o IBI pretende resgatar e preservar a memória do período imperial através de seminários, workshops, congressos e palestras. “Queremos prestar um serviço direcionado ao cidadão, indo até escolas, associações de bairros e em todos os lugares em que pudermos mostrar a verdadeira história do Brasil, sem fazer uma política partidária, mas tentando gerar conhecimento”, explicou Cruz.
Aos 21 anos, Marcos Paulo Abreu será o presidente do núcleo de São João del-Rei do IBI. Apesar da pouca idade, o jovem reconheceu a importância do resgate e da valorização da cultura e destacou algumas das propostas para o município, como as de concentrar esforços para o desenvolvimento e para a inclusão social. “Agora, após a posse, esperamos conversar para criarmos uma sede e podermos receber as pessoas, conversar e trocar ideias. Além dos objetivos citados, nós também queremos trabalhar os aspectos sociais, incentivando doações de alimentos e ações de inclusão dos cidadãos, por exemplo”, lembrou Abreu.
Segundo os organizadores, o núcleo deverá ser mantido com recursos de associados e simpatizantes da causa defendida pelo instituto. A meta é de que outros 1.114 núcleos sejam criados em todo o país até 2015. Quem quiser se informar mais sobre o IBI pode acessar o site www.brasilimperial.com.br.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 24/04/2010

Para mais informações/imagens sobre este tema, utilize o SISTEMA DE BUSCA de nosso portal 
Colabore com este Portal compartilhando suas fotos, documentos e ação/projeto cultural.
Registraremos esta colaboração e todos os créditos.  Envie por favor para o nosso
contato
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.