São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

. Site disponibiliza arquivos multimídias para educação

Descrição

Foi lançado na semana passada o portal Zappiens (www.zappiens.br), que disponibiliza gratuitamente vídeos com conteúdo científico, educativo e cultural, que podem ser utilizados livremente em sala de aula, por exemplo. O site é uma iniciativa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), em parceria com o Arquivo Nacional, a Universidade de São Paulo (USP), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), de Portugal.
De acordo com o conselheiro do CGI.br, Henrique Faulhaber, o Zappiens.br oferece, pela primeira vez, a oportunidade de reunir e tornar público acervos raros e exclusivos que podem ser utilizados como fonte para estudo e pesquisa. "Com acesso gratuito, o objetivo é disseminar cultura, informação científica e tecnológica entre diversas comunidades", comenta.
Por enquanto, estão disponíveis apenas materiais relacionados às atividades do CGI, da USP e do Arquivo Nacional, mas o objetivo é aumentar a base de dados com rapidez. “Estamos em busca de novas parcerias e acordos de cooperação com instituições públicas, universidades e empresas que disponham de acervos em vídeo", reforça Faulhaber.
Um dos destaques do conteúdo já presente no site são os Cinejornais, noticiários transmitidos em cinemas brasileiros entre as décadas de 30 e 70. Eles podem ser utilizados em aulas multimídia de português, história e geografia, por exemplo, já que destacam temas importantes das épocas na linguagem daqueles tempos.
“É um rico acervo de imagens em movimento, que retrata a história de nosso país entre as décadas de 30 e 70”, afirma o professor Jaime Antunes da Silva, diretor-geral do Arquivo Nacional. Os vídeos podem ser buscados por palavra-chave ou tags (categorias) e não possuem limite de tamanho ou tempo. Basta ter um programa de execução de vídeo instalado em seu computador.
O Zappiens.br é inspirado em seu equivalente português (www.zappiens.pt), de responsabilidade do Ministério da Ciência e Tecnologia daquele país. O site europeu possui conteúdo amplo e dividido por áreas de ensino. Os vídeos apresentam desde aulas de professores renomados a explicações sobre temas em voga, como os 200 anos de Darwin, comemorados no ano passado.

Data: 12 de fevereiro de 2010
Autor: Marcelo Medeiros . http://www.guiadascidadesdigitais.com.br/site/pagina/site-disponibiliza-arquivos-multimdias-para-educao

Para mais informações/imagens sobre este tema, utilize o SISTEMA DE BUSCA de nosso portal 
Colabore com este Portal compartilhando suas fotos, documentos e ação/projeto cultural.
Registraremos esta colaboração e todos os créditos.  Envie por favor para o nosso
contato.
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.