São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Inauguração do Circuito Cultura Praça da Liberdade

Descrição

Praça da Liberdade reúne milhares de pessoas para celebrar a arte e a cultura

Jovens do Valores de Minas surpreendem com flash mob para marcar inauguração do Circuito Cultural

Milhares de pessoas se reuniram na Praça da Liberdade, neste domingo (21/03), para participar da abertura do Circuito Cultural. Desde o início da tarde, artistas de teatro e do circo, músicos e poetas, bailarinos e capoeiristas se revezaram em apresentações que ocuparam todos os espaços da praça e mobilizaram uma multidão de crianças, jovens e adultos.
O Circuito Cultural Praça da Liberdade é formado pelo Espaço TIM UFMG do Conhecimento, Museu das Minas e do Metal EBX, Memorial Minas Gerais Vale, o Centro de Arte Popular Cemig e o Centro Cultural Banco do Brasil. Ainda fazem parte do circuito, o Museu Mineiro, Arquivo Público Mineiro e a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, revitalizados nos últimos anos e já abertos à visitação pública.

Carta dos artistas
Um grupo de 244 escritores, músicos, artistas plásticos, dramaturgos, atores e produtores culturais assinaram uma carta, exaltando a iniciativa do Governo de Minas de transformar a Praça da Liberdade em um dos maiores centros culturais do País. Entre eles, Affonso Romano, Alceu Valença, Beto Guedes, Fernanda Takai, Fernando Brant, Gabriel Vilela, Milton Nascimento, Wagner Tiso e Ziraldo.
“Esse Circuito Cultural é um passo maravilhoso em direção à modernidade, e ao mesmo tempo, valorizando o antigo. Agora, teremos uma praça rodeada de museus originais, dedicados às coisas de Minas Gerais. Já vem muita gente para conhecer nossas cidades históricas. E agora, Belo Horizonte tem um centro cultural”, disse o músico Rogério Flausino, que também assinou a carta.

Flash mob
O governador Aécio Neves, acompanhado do vice-governador Antonio Anastasia, chegou à praça e se juntou a um grupo de 270 jovens do programa Valores de Minas. Eles surpreenderam o público com um flash mob, performance previamente combinada, e cantaram e dançaram embalados pela música “O que é o que é”, de Gonzaguinha.
Ao som de antigas marchinhas de carnaval, palhaços em pernas de pau e jovens agitando objetos voadores coloridos puxaram um grande cortejo que percorreu toda a praça arrastando a multidão.
O evento terminou com um show do cantor Milton Nascimento na Alameda Travessia e vários cantores mineiros consagrados como Lô Borges, Fernanda Takai, Marina Machado, Telo Borges e Rogério Flausino.

Quarteto de Flautas
Uma das primeiras atrações a se apresentar na praça foi o Quarteto de Flautas da UFMG. Marina Bruekers, integrante do quarteto, ficou surpresa com a receptividade das pessoas. “Mesmo com tantas atividades paralelas, as pessoas foram se aproximando e fizeram silêncio para nos ouvir”, disse ela.
Quem assistiu à apresentação só tinhas elogios a fazer. Foi o caso da psicóloga Rosana Diniz Mascarenhas para quem arte e cultura devem fazer parte do cotidiano.
“Estou fascinada com a sensibilidade das meninas do Quarteto”, comentou. E completou: “Estou vendo diversidade e qualidade dos nossos artistas nesta praça e fico realmente comovida em pensar que tudo isso vai fazer parte da nossa rotina com a inauguração do Circuito Cultural”.

Varal de Poesia
O Projeto Terça-Poética da Fundação Clóvis Salgado montou um varal de poesias com obras de Carlos Drummond de Andrade, Mário Quintana, Luiz Eduardo Alves, Wilmar Silva,Tânia Diniz e outros poetas contemporâneos. Depois de ouvir a leitura de alguns poemas, a assistente social Vera Lúcia Rodrigues disse que o Circuito Cultural vai mudar o panorama cultural de Minas Gerais.
“Todas as atividades culturais de peso se concentram no Rio e em São Paulo. Nós precisávamos de um espaço como esse. Minas está de parabéns com o Circuito Cultural”, afirmou.

Teatro de bonecos
A Praça da Liberdade também foi palco de uma exposição do Grupo Giramundo com bonecos integrantes da companhia de teatro desde os anos 70. Também apresentou a peça “Um baú de fundo fundo” num palco montado ao lado do coreto. O analista de sistema Bruno Renato Paschoal assistiu à peça ao lado do filho Giovanni e da mulher, Waleska.
“Meu filho está adorando e nós também. O que mais anima é saber que a proposta do Circuito Cultural é trazer para a praça opções para toda família, para gente de toda a idade. A iniciativa é grande presente não apenas para BH, mas para todos os mineiros”, disse ele.

***
Governador Aécio Neves participa da entrega do primeiro prédio do Circuito Cultural da Praça da Liberdade

Após a sua conclusão, o circuito cultural será o maior complexo de arte, cultura e entretenimento do País

O governador Aécio Neves participou, neste domingo (21/03), da grande festa que marcou a inauguração do primeiro prédio do Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Espaço TIM UFMG do Conhecimento. Quando concluído o Circuito Cultural, a população de Belo Horizonte passa a contar com o maior complexo de arte e cultura do país, com museus, teatro, planetário e espaços interativos que ocupam os prédios que antes abrigavam as secretarias de Estado.
“Essa praça foi concebida para ser a praça do poder há 120 anos, quando Belo Horizonte foi construída para ser a sede do Governo de Minas. Hoje, ela virou a praça do povo. Vamos ter aqui, o mais importante circuito cultural do Brasil. E para quem está deixando o governo dentro de uma semana, nada mais emocionando do que poder andar pela praça e ver que a Praça da Liberdade, símbolo maior de Belo Horizonte, da nossa capital, vai virar esse Circuito. O mundo vai vir aqui, o Brasil vai vir aqui e os mineiros vão, no dia a dia, usufruir disso”, disse Aécio Neves, em entrevista.
Na segunda-feira (22/03), será inaugurado o Museu das Minas e do Metal EBX, espaço dedicado à história do processo de desenvolvimento econômico, social e cultural de Minas. O museu abriga importante acervo sobre mineração e metalurgia, documentando duas das principais atividades econômicas de Minas.
O Circuito Cultural Praça da Liberdade é formado ainda pelo Memorial Minas Gerais Vale, o Centro de Arte Popular Cemig e o Centro Cultural Banco do Brasil. Ainda fazem parte do circuito, o Museu Mineiro, Arquivo Público Mineiro e a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, revitalizados nos últimos anos e já abertos à visitação pública.
Aécio Neves também ressaltou que a população de Minas Gerais terá ainda boas surpresas com os novos prédios que serão inaugurados nos próximos meses.
“Não dá para vocês imaginarem o que está acontecendo dentro de cada um dos desses prédios. Cada um deles tem uma concepção absolutamente vanguardista, o que tem de melhor no mundo em ponto de museus, enfim de entretenimento vai estar aqui entregue a vocês”, ressaltou.

Cidade Administrativa
A ocupação dos prédios da Praça da Liberdade por atrações culturais só foi possível porque toda a administração do Governo de Minas foi transferida para a Cidade Administrativa, no bairro Serra Verde, região Norte da capital.
“Não há no Brasil um circuito cultural tão adensado, com tantas alternativas tão próximas como aqui na Praça da Liberdade. Então, além da Cidade Administrativa que vai levar mais eficiência para o governo, vamos entregar essa praça definitivamente para o povo de Minas Gerais”, afirmou Aécio Neves.
Na Praça da Liberdade, Aécio Neves, acompanhado do vice-governador Antonio Anastasia, assistiu e participou de um grande flash mob – perfomace onde há uma aglomeração instantânea de pessoas em um local público para realizar uma ação previamente organizada -, realizada pelo grupo Valores de Minas. O governador dançou e cantou com os jovens a canção “O que é o que é”, de Gonzaguinha.

Espaço do Conhecimento
Em seguida, visitou o Espaço TIM UFMG do Conhecimento, que abriga um planetário e um observatório astronômico, implantado por uma parceria entre o Governo do Estado, a UFMG e a operadora de telefonia TIM.
O novo espaço, instalado no edifício que abrigava a reitoria da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) estará aberto ao público a partir desta terça-feira (23/02), com 32 salas de exposição que contam a história da origem do homem e sua trajetória na terra. O investimento feito no local foi de R$ 13,6 milhões, realizado pela iniciativa privada, assim como acontecerá com os outros prédios que compõem o circuito.
“O Estado não gasta nada. São parcerias através da credibilidade, da boa relação que temos com as empresas. O Estado apenas construiu as relações, e deu norte, qual o norte devíamos seguir. E agora, a iniciativa privada está entregando aos mineiros essa praça maravilhosa”, explicou o governador.

Parcerias
O vice-presidente da TIM, Rogério Takanayagi, destacou que o Circuito Cultural da Praça da Liberdade é um marco muito importante para Belo Horizonte. “A tecnologia deve ser usada para melhorar a vida das pessoas e é isso que estamos fazendo aqui, neste local que é o melhor exemplo de parceria entre empresas públicas e privadas”, destacou.
O reitor da UFMG, Ronaldo Tadeu Pena, afirmou que a atuação da universidade deve ultrapassar a sala de aula para levar conhecimento ao maior número de pessoas possível.
“O direito ao conhecimento é uma premissa da democracia. É gratificante para a UFMG trabalhar em parceria com o Governo de Minas nesse notável centro para a transmissão de conhecimento”, disse.
Participaram ainda da inauguração do Circuito Cultural o vice-governador Antonio Anastasia, o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, e os secretários de Estado de Cultura, Paulo Brant, de Educação, Vanessa Guimarães, e de Desenvolvimento Social, Ana Lúcia Gazzola.

***

Entrevista do governador Aécio Neves . Circuito Cultural Praça da Liberdade

Sobre o Circuito Cultural Praça da Liberdade.
Essa praça foi concebida para ser a praça do poder há 120 anos, quando Belo Horizonte foi construída para ser a sede do Governo de Minas. Hoje ela virou a praça do povo. Vamos ter aqui, o mais importante circuito cultural do Brasil. E para quem está deixando o governo dentro de uma semana, nada mais emocionando do que poder andar pela praça e ver que a Praça da Liberdade, símbolo maior de Belo Horizonte, da nossa capital, vai virar esse Circuito. O mundo vai vir aqui, o Brasil vai vir aqui e os mineiros vão, no dia a dia, usufruir disso.
Não dá para vocês imaginarem o que está acontecendo dentro de cada um dos desses prédios. Cada um deles tem uma concepção absolutamente vanguardista, o que tem de melhor no mundo em ponto de museus, enfim de entretenimento vai estar aqui entregue a vocês. Acho que é o grande presente final que estamos deixando para Belo Horizonte, para Minas Gerais, é essa praça. Estou muito feliz de estar aqui hoje.

Governador quando o senhor foi olhar o “flash mob” todo mundo achou que o senhor fosse entrar também.
Agora eu já sou quase ex-governador, agora posso até isso. Agora posso até dançar no “flash mob”. Mas é contagiante. Não tem nada melhor para quem governou um Estado sete anos e alguns meses, com toda determinação, acreditando que a boa política pode melhorar a vida das pessoas. Estou me reencontrando comigo mesmo, com a minha história. Eu sou daqui, essa é a minha cidade, é aqui que eu nasci. Essa praça, eu vivi nela muito tempo, esse coreto, eu subi nele inúmeras vezes e hoje estou me despedindo do governo aqui ao lado da minha gente, ao lado dos meus conterrâneos, ao lado daqueles que me apoiaram ao longo desses sete anos e pouco.

Governador, essa semana o senhor anuncia benefícios para os servidores? Amanhã já tem o anúncio?
Já temos uma reunião depois desse evento, à noite, para definir. Amanhã temos alguns anúncios em relação aos servidores.

Circuito Cultural.
Teremos o Centro Cultural Banco do Brasil, que só existem outros no Brasil em São Paulo e no Rio. As mais importantes exposições que vieram ao Brasil foram através do Banco do Brasil, Picasso, enfim, tantas outras. Vamos ter neste prédio lindo e todo reformado, o Centro Cultural Banco do Brasil. Um espaço vivo, enfim, cultural, talvez o mais importante do Brasil.
Aqui à frente, vamos ter agora a inauguração do espaço TIM de tecnologia, Espaço do Conhecimento, com o planetário mais moderno do mundo.
Entrei no prédio da Vale, que é o da antiga Secretaria da Fazenda, o da esquina, fiquei encantado e emocionado, mas ele vai ficar pronto para inauguração em agosto apenas.
E na segunda-feira, amanhã à noite, vamos inaugurar o Museu de Minas e Metalurgia que vai encantar os mineiros.
Olha, não é brincadeira não, porque a se tem mania de falar que maior e melhor. Não há no Brasil um circuito cultural tão adensado, com tantas alternativas tão próximas como aqui na Praça da Liberdade. Então, além da Cidade Administrativa que vai levar mais eficiência para o governo, vamos entregar essa praça definitivamente para o povo de Minas Gerais.

Governador, tem dois prédios que, de acordo com a sua assessoria, o senhor vai anunciar hoje que vai transformar em outra coisa. Seria o do Ipsemg e o prédio Verde.
Na quinta-feira. Não é hoje ainda. Porque estamos acabando de ter algumas conversas. Peço desculpas a vocês por não poder anunciar hoje. Não apenas o verde, o verde já tem uma destinação maravilhosa, que vai trazer vida à praça. A Secretaria de Cultura também vai ter um anúncio muito especial, que vocês vão ficar orgulhos, e o prédio do Ipsemg também, porque esses três vamos anunciar na quinta-feira, porque falta realmente um fechamento de algumas reuniões. Vão ser maravilhosos. Vocês vão ficar emocionados. Seus filhos, parentes, todo mundo vai ficar orgulhoso dessa nova Minas Gerais.

E de onde vêm os recursos para essas obras?
Todos do setor privado, o que é mais lindo ainda. O estado não gasta nada. Parcerias através da credibilidade, da boa relação que temos com as empresas. A empresa do Eike, o grupo que o Eike comanda entrega na segunda-feira, esse museu de Minas e Metalurgia, a TIM e a UFMG entregam hoje esse Espaço do Conhecimento, a Vale do Rio Doce adotou aquele da esquina que também é uma coisa encantadora, o Banco do Brasil aqui à direita, e os outros vou anunciar na quinta-feira. O Estado apenas construiu as relações, e deu norte, qual o norte devíamos seguir e agora a iniciativa privada está entregando aos mineiros essa praça maravilhosa.

A gente está percebendo que tem muitos artistas de rua que estão aproveitando bem esse espaço.
Mas é deles esse espaço. Quem me dera se eu tivesse esse talento. Mas estou muito feliz de estar aqui. Estou muito leve nesse final de governo, sabendo que Minas ainda tem problemas enormes a serem enfrentados, mas olhando para trás, chamo sempre no retrovisor da história, lembrando como estávamos há 7 anos. Minas hoje é outra, respeitada no Brasil inteiro e estamos entregando aquilo que era a praça do poder ao povo. A partir de hoje essa é a prova do povo de Minas Gerais e do Brasil.
Aqui dessa praça, várias vezes, a voz Minas Gerais foi respeitada fora das montanhas. O que o senhor falaria hoje para a voz de Minas Gerais continuar sendo respeitada em nível nacional na próxima eleição que vai ser em outubro?
Mas Minas é respeitada, Minas não precisa ter candidato para ser respeitada. Acho que introduzimos na agenda nacional uma questão que era muito distante, enfim, de todos, até dos próprios mineiros que é a gestão pública de qualidade. Acho que Minas tem contribuições importantes a dar nesse debate eleitoral. Gestão Pública de qualidade, acho, sabe, o otimismo em relação ao futuro e muita serenidade para esperar o momento certo.
Eu sei, escuto cada vez que venho e, enfim, me encontro com as pessoas, uma expectativa talvez um pouco frustrada de uma não candidatura minha a Presidência da Republica.
Vou repetir Tancredo, meu avô, que morava aqui nesse prédio aqui na Praça da Liberdade, que dizia que Presidência é destino. É preciso na política ter paciência, paciência e paciência. Vamos ter paciência, vamos entregar uma Minas muito melhor. Antonio Anastasia vai fazer um governo extraordinário a partir da próxima semana. Estou muito feliz, estou feliz comigo mesmo. Estou feliz de estar aqui com vocês. Estou feliz de estar podendo andar pela praça e sendo reconhecido e abraçado pela minha gente. Para quem faz política com seriedade, não tem patrimônio maior do que esse: o carinho, o olhar de confiança, o beijo das crianças. Estou muito, muito feliz mesmo.

Esse é último evento público como governador?
Não. Eu termino na quarta-feira (31/03), às 15 horas, eu faço a despedida da sacada do Palácio da Liberdade, por onde eu entrei. Onde eu fiz o primeiro discurso há sete anos e três meses. Estão convidados todos aqueles que aqui quiserem estar. Eu acho que aí nós vamos dar algumas sinalizações para o futuro.
E eu tenho um privilégio que eu não sei se todos os governantes têm, de poder dizer daqui dessa sacada, além do que nós fizemos, que eu passei o governo para as mãos honradas e limpas de Antonio Anastasia. Eu estou muito tranqüilo e feliz também com essa sucessão.
E o que está acontecendo nessa praça, as pessoas não têm dimensão ainda do que é. Todos esses prédios, alguns já nessa semana e os outros, até o final do ano, eu acho que Minas vai ser diferente a partir de hoje.

Circuito Cultural.
A partir de agora, não é mais a praça do poder. É a praça do povo. A praça da alegria. É isso que nós estamos vendo aqui. A cultural em todas as suas dimensões. É a ousadia dos mineiros. Eu dizia sempre que os mineiros têm algumas características que nós deveríamos sempre preservar. A da conciliação, da serenidade, de uma visão sempre a favor do Brasil e muito pouco hegemônica. O mineiro nunca quis ter hegemonia de absolutamente nada. O mineiro foi sempre muito brasileiro. Então, hoje, nós estamos tendo o privilégio de iniciar um processo que vai fazer do nosso maior símbolo, que é a Praça da Liberdade, se transformar na praça de todos. Aqui vai vir, cada vez mais, o coração de Minas. E o coração de Minas é também o coração do Brasil.
Eu estou muito feliz de estar aqui, andando, abraçando as pessoas e, enfim, terminando o meu mandato, olhando para trás e dizendo: nós fizemos o que tínhamos de fazer, e Minas é hoje é uma Minas muito melhor do que era lá atrás.

E olhando para frente, quais são os próximos passos?
Serenidade. Eu apresentei ao meu partido, como você sabe, uma possibilidade de uma candidatura presidencial. O partido foi numa outra direção. Eu respeito essa direção. Vou trabalhar pelo candidato do nosso partido. A alegria é poder, da Praça da Liberdade, da sacada do palácio, na próxima quarta-feira, no dia 31, dizer que passo o governo para as mãos limpas e honradas de Antonio Anastasia. Isso me dá muita tranqüilidade para, com calma, construir também o nosso futuro.

E o lançamento da candidatura do José Serra?
Eu acho que vai ser no dia 10 que vai ter o lançamento para valer mesmo.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Governo de Minas Gerais

Para mais informações/imagens sobre este tema, utilize o SISTEMA DE BUSCA de nosso portal 
Colabore com este Portal compartilhando suas fotos, documentos e ação/projeto cultural.
Registraremos esta colaboração e todos os créditos.  Envie por favor para o nosso
contato.

Galerias

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.