São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Angra dos Reis: Inventário tem mais de 1500 registros e 9000 fotos

Descrição

Entra na fase final o Projeto Inventário Turístico e Selo de Qualidade para o Turismo, iniciativa da TurisAngra, com o apoio do SEBRAE/RJ, TurisRio e Ministério do Turismo, e consultoria técnica do Instituto IDEIAS.
Foram mais de 2.000 visitas aos estabelecimentos ligados ao turismo, 9.000 fotografias, além de 200 entrevistas com artistas, artesãos e grupos culturais.
Já estão catalogadas, fotografadas e descritas 49 praias no litoral de Angra, 69 praias na Ilha Grande, além das principais ilhas e todos os atrativos naturais, trilhas, mirantes, ruínas e prédios históricos.
Estão listados, fotografados e descritos mais de 150 hotéis, pousadas e campings que somados aos mais de 200 meios de alimentação como restaurantes, bares, lanchonetes, confeitarias e sorveterias, demonstram o peso da infra-estrutura turística da cidade.
O Comercio turístico e de apoio ao turista estão representados por mais de 200 estabelecimentos que disponibilizam aos visitantes as mais variadas oportunidades de compra e de solução de necessidades emergências.
O inventário oferece ainda endereço, telefones, fotos e a descrição de serviços de todas concessionárias de automóveis, motocicletas e embarcações com serviços de mecânica, mais de 50 opções de farmácias em todos os bairros e distritos, além de cinemas, teatro, espaços para eventos, lan houses, marinas, helipontos, serviços de saúde e atendimento veterinário, entre outros.
Foram pesquisados também todos os serviços ligados a segurança pública como Batalhão e os DPOs da Polícia Militar, delegacias das Polícias Civil, Federal e Florestal,o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, os postos da Polícia Rodoviária Federal, da Guarda Municipal e da Capitania dos Portos e muito mais.
Além de tudo isso, o Inventário Turístico de Angra ainda catalogou e descreveu as principais marinas, o aeroporto, o terminal rodoviário, os helipontos, as empresas de ônibus municipais, intermunicipais e interestaduais, suas linhas e horários.
As agências e operadoras de turismo e mergulho não foram esquecidas, assim como as empresas de locação de imóveis por temporada e as de locação de veículos e embarcações.
As próximas etapas contemplam a elaboração dos roteiros, dos mapas e a classificação das empresas e atrativos, segundo os critérios do Selo de Qualidade Angra 2009 estabelecidos durante o I Seminário de Turismo realizado em outubro. A expectativa é de que tudo seja disponibilizado ainda em 2009.
O Projeto envolveu além de técnicos do Instituto IDEIAS e da TurisAngra, cerca de 40 moradores de Angra dos Reis, profissionais ou estudantes de turismo, dos quais 13 já conseguiram colocação formal em diversos estabelecimentos de Angra.
Os trabalhos de digitação, elaboração do sistema e secretaria contam com pelo menos trinta profissionais do setor que atuam nas mais diversas funções, tudo com foco em oferecer ao turista um serviço de qualidade e com informações relevantes.

Fonte: Instituto Ideas

Para mais informações/imagens sobre este tema, utilize o SISTEMA DE BUSCA de nosso portal 
Colabore com este Portal compartilhando suas fotos, documentos e ação/projeto cultural.
Registraremos esta colaboração e todos os créditos.  Envie por favor para o nosso
contato.
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.