São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Cabo Frio inicia inventário turístico

Descrição

Mais informações

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo, o SEBRAE/RJ e o Aeroporto Internacional de Cabo Frio estão realizando o Inventário Turístico, com o apoio do Ministério do Turismo, TurisRio e do Instituto IDEIAS.
O projeto já iniciou e será apresentado às Associações de Turismo e ao Trade local no próximo dia 18, às 10 horas, no Paradiso Del Sol Hotel. É uma grande pesquisa que vai visitar todos os empreendimentos e locais de interesse turístico, para levantar informações sobre o que Cabo Frio oferece. Serão pesquisados os atrativos, a infra-estrutura, as associações, o artesanato, as artes, o patrimônio histórico, o patrimônio ambiental, o comércio turístico e outros elementos fundamentais, que determinam a dimensão da oferta turística.
Além de ser a base de todo o processo de planejamento, o Inventário Turístico é um instrumento de sensibilização do setor e dos moradores do município. É uma exigência do Ministério do Turismo para os municípios, definida pela Lei 11.771/08. Sua realização facilita o acesso a recursos federais para incentivo ao turismo.
Está sendo feito um levantamento completo da oferta cultural e turística, por meio de questionários, visitas aos estabelecimentos e registro fotográfico. Todas as informações e fotografias são inseridas em um sistema de banco de dados, que permitirá o acesso pela internet.
Cabo Frio terá um portal de turismo – www.cabofrioturismo.com.br -, em que cada empreendimento terá uma página interativa gratuita, e poderá editar suas informações, adicionar fotografias e vídeos para a divulgação de seu estabelecimento.
O portal também divulgará o calendário de eventos, roteiros turísticos, mapas, galeria de fotos e vídeos e permitirá que cada visitante monte o seu próprio passeio, facilitando a interação do turista com Cabo Frio, auxiliando a promoção dos estabelecimentos e dos atrativos.
A participação dos moradores e empreendimentos é muito importante para o sucesso do projeto. Todos devem receber bem os pesquisadores e fornecer as informações solicitadas, além de permitir que sejam feitas fotografias dos estabelecimentos. Cada empresa visitada receberá um adesivo de participação e passará a fazer parte do portal de turismo de Cabo Frio.

Para mais informações/imagens sobre este tema, utilize o SISTEMA DE BUSCA de nosso portal 
Colabore com este Portal compartilhando suas fotos, documentos e ação/projeto cultural.
Registraremos esta colaboração e todos os créditos.  Envie por favor para o nosso
contato.
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.