São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) . São João del-Rei se destaca

Descrição

São João del-Rei mais uma vez é destaque na área de educação. A cidade já foi reconhecida pelo Enem, Enade e, desta vez, se destaca no Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa). A avaliação do programa identifica os níveis de aprendizagem em relação à leitura e à escrita dos alunos e é parte da estratégia da Secretaria Estadual de Educação (SEE) para alcançar a meta de que em Minas Gerais toda criança saiba ler e escrever até os oito anos de idade.
A cidade, que teve uma participação de 94% dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, superou a média do Estado que foi de 91%. Na avaliação existe uma distribuição de proficiência nos níveis baixo, intermediário e recomendável. Em 2009, São João ficou com 88% no nível recomendável, conquistando primeiro lugar no Estado, nível intermediário 8%, também em primeiro. E em 3º lugar em menor número de alunos no baixo, 5%. A diretora educacional da Superintendência Regional de Ensino de São João del-Rei, Maria Aparecida Mendes de Resende, Cida Mendes, a posição de destaque da cidade é reflexo de um esforço conjunto dos diretores, professores, alunos e pais que se empenham em desenvolver os projetos propostos pela instituição.
“As escolas têm muito claro quais são os caminhos que elas precisam seguir para alcançar suas metas. Esta tendo um empenho e envolvimento grande de todos e a superintendência vem com ações que têm o objetivo de somar para alcançar essas melhorias como o Plano de Intervenção Pedagógica, o Seminário de Alfabetização, o Congresso de Educação e uma avaliação diagnóstica regional aplicada em abril”, afirmou Cida Mendes. A diretora lembra ainda que todos os esforços serão para aumentar os níveis recomendáveis com os alunos. “Fazemos um trabalho nominalmente com cada aluno. Uma atenção direta”, disse.
Realizado pelo quarto ano consecutivo, o universo de alunos avaliados aumentou. Na rede estadual a participação geral do 3º ano passou de 81% em 2008 para 91,1% em 2009. Efetivamente, participaram 117.391 alunos da rede estadual de ensino neste ano. No ano passado foram 112.604.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei 14/11/09

Para mais informações/imagens sobre este tema, utilize o SISTEMA DE BUSCA de nosso portal 
Colabore com este Portal compartilhando suas fotos, documentos e ação/projeto cultural.
Registraremos esta colaboração e todos os créditos.  Envie por favor para o nosso
contato.
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.