São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Revitalização do Largo de São Francisco . São João del-Rei

Descrição

São Francisco recebe novas palmeiras
Mudas da espécie imperial vieram de SP e substituíram árvores cortadas

Um dos principais cartões postais da cidade de São João del-Rei começa a ser revitalizado depois da retirada da maioria das centenárias palmeiras do Largo da Igreja de São Francisco. Na última segunda-feira, 30 de novembro, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) trouxe 14 mudas da espécie. Cidadãos e turistas que transitam pelo Largo da Igreja de São Francisco vão se deparar com tapumes e obras provavelmente até o Natal desse ano.

De acordo com Sergio Marcondes, analista ambiental do IEF, foram transplantadas 14 palmeiras da espécie imperial para o largo. “Transplantamos as palmeiras e as estaiamos, ou seja, fizemos escoras que ficarão por cerca de três meses para que haja um enraizamento completo. No prazo de um mês e meio elas estarão fixadas, mas privamos pela segurança e deixaremos os estaios por mais um mês e meio. Além disso, replantamos duas palmeiras regias do largo no entorno da Igreja do Bonfim, e plantamos duas imperais no lugar delas”, disse. 

Marcondes ainda afirmou que as palmeiras foram trazidas a cidade por meio de uma parceria entre a empresa Nativa, de Registro (SP), única que fornece mudas já adultas no Brasil. “Fornecemos para essa empresa sementes e mudas há mais de 10 anos e em troca eles nos ajudam quando precisamos. Pagamos nesse caso apenas o frete de duas carretas, que custou R$5 mil cada. Agora o próximo passo das obras fica sob responsabilidade da LSM”.

De acordo com Márcia Ribeiro Moreira, coordenadora sociocultural da LSM (antiga Cia. Industrial Fluminense), a manutenção do largo está a cargo da empresa. “Com a entrada de máquinas na praça, o local ficou um pouco judiado. Somos responsáveis pela próxima parte da obra que inclui a troca da grama que foi recomendada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), pois a antiga impermeabilizava o solo, além de recolocar pedras e replantar arbustos, bem como, refazer toda a composição da praça. Para isso, nossa arquiteta já entrou em contato com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para que tudo permaneça de acordo com o projeto original”, disse.

Ainda de acordo com Márcia, as obras começarão após o feriado, na quarta-feira, 9. “Minha intenção é terminar para o Natal. Estou tentando apressar o trabalho. Mas é difícil definir um período quando se trata de obras. Estamos finalizando o projeto e logicamente gostaríamos de tirar os tapumes o mais rápido possível”.
O ministro da Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Assis, Carmello Geraldo Viegas, lembra que a igreja não poderá ser ornamentada para o Natal este ano e explica como ficará a iluminação no largo. “A decoração natalina vai acontecer no entorno do largo de São Francisco, uma vez que as novas palmeiras não poderão receber iluminação”, finalizou.

Há cerca de três anos as palmeiras imperiais do local começaram a perder suas copas e foram consideradas mortas por especialistas da UFV desde então uma série de reuniões tem ocorrido para definir como seria a retirada das plantas e o seu replantio. O Governo de Minas, por meio do IEF, está garantindo o custeio da operação com a doação das mudas e plantio. A responsabilidade da manutenção da planta será da Ordem e a revitalização do largo, após o plantio está a cargo da LSM.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 05/12/09

***

 
Palmeiras doentes são substituídas: começa revitalização do Largo de São Francisco

As pessoas que transitaram pelo Largo de São Francisco perceberam uma paisagem diferente esta semana. Isso porque, começaram a cercar o largo para iniciarem as obras de revitalização. As novas palmeiras irão substituir as espécies cortadas no princípio do ano devido a confirmação de morte da planta.
O ministro da Venerável Ordem Terceira de São Francisco, Carmello Viegas, afirma que a previsão é cercar o local e tirar a grama condenada. “Estamos fechando o largo para garantir a segurança das pessoas que passam. A previsão é que na semana que vem retiraremos as raízes das palmeiras que foram cortadas. Depois dessa retirada iremos enviar amostras da terra para uma universidade avaliar. Ainda não definimos se encaminharemos para Lavras ou Viçosa, mas provavelmente deverá ser para Viçosa que já iniciou um trabalho para avaliar as causas das mortes das palmeiras”, disse.

Com o posicionamento do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) de substituir por plantas da mesma espécie apenas as palmeiras que já foram cortadas, o trabalho das pessoas envolvidas na revitalização do largo será concentrado em oito mudas, seis que foram cortadas e duas que serão retiradas pelo fato de serem palmeiras-reais e não imperiais.
De acordo com Viegas, o transporte e o plantio de cada muda vai custar, aproximadamente, R$8 mil. O Instituto Estadual de Florestas (IEF), por meio do Governo do Estado de Minas Gerais, garantirá o custeio da operação. A responsabilidade da manutenção da muda plantada será da Ordem e a revitalização do largo, após o plantio ficará a cargo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da LSM, antiga Companhia Industrial Fluminense.

O ministro lembrou ainda que a previsão para o término da revitalização é até dia 8 de dezembro. “No dia da festa da Imaculada e do aniversário da cidade queremos estar com o largo todo revitalizado, mas isso vai depender de algumas coisas, entre elas o período de chuva. Caso não consigamos cumprir esse prazo com certeza no centenário do nascimento de Tancredo Neves, dia 4 de março de 2010, o local estará pronto para receber os visitantes”, afirmou.
Outro ponto destacado por Viegas é a iluminação de fim de ano. “As novas palmeiras deverão ficar estaiadas por cerca de um ano, o que vai impossibilitar a iluminação que os turistas estão acostumados a ver todo mês de dezembro”, explicou.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 10/10/09


Revitalização do Largo São Francisco . 2009 . Foto: Arquivo Atitude Cultural


Revitalização do Largo São Francisco . 2009 . Foto: Arquivo Atitude Cultural


Revitalização do Largo São Francisco . 2009 . Foto: Arquivo Atitude Cultural


Revitalização do Largo São Francisco . 2009 . Foto: Arquivo Atitude Cultural


Revitalização do Largo São Francisco . 2009 . Foto: Arquivo Atitude Cultural

Para mais informações/imagens sobre este tema, utilize o SISTEMA DE BUSCA de nosso portal 
Colabore com este Portal compartilhando suas fotos, documentos e ação/projeto cultural.
Registraremos esta colaboração e todos os créditos.  Envie por favor para o nosso contato
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.