São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Nazareno inaugura hospital e farmácia

Descrição

Na próxima sexta-feira, 9, a prefeitura de Nazareno em parceria com o Governo Estadual vai realizar a inauguração da Farmácia de Minas e da reforma e ampliação do Hospital Municipal Santo Antônio. A solenidade de abertura, que acontecerá às 17h, vai contar com a presença de prefeitos e autoridades da região e deve também receber o vice-governador de Minas Gerais, Antônio Augusto Anastasia.

Para o prefeito José Heitor Guimarães de Carvalho (PSDB), atual presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Campo das Vertentes (Amver), a iniciativa de modernização das estruturas hospitalares em consonância com a chegada da Farmácia de Minas é um dos marcos do seu mandato. "Com as obras do hospital poderemos oferecer melhores condições de tratamento para a população. São equipamentos novos que darão mais segurança para todos, médicos e usuários do serviço de saúde do município. Além disso, com a Farmácia de Minas teremos um melhor controle da distribuição dos medicamentos", comemorou.

O Hospital Municipal, que foi totalmente reformado e ampliado, ganhou novas instalações elétricas e sanitárias, troca de pisos e pinturas. Todas a infraestrutura do prédio passou por mudanças e a sala de radiologia agora ocupa uma área cinco vezes maior para receber um dos mais modernos aparelhos de raio X do mercado.
De acordo com a secretária de Saúde de Nazareno, Francimara Resende Guimarães, além da reforma, a aquisição de novos equipamentos vai melhorar substancialmente o atendimento na região. "Além do raio X, vamos receber também um gerador de energia para o hospital, possibilitando a realização de pequenas cirurgias mesmo com queda da força. A parceria feita com o estado foi providencial", afirmou. Além disso, Francimara foi categórica ao afirmar que a chegada da Farmácia de Minas vai controlar melhor a distribuição de medicamentos. "A lista de medicamentos fornecidos pelo SUS foi ampliada e ainda existe o diferencial de uma assistência farmacêutica voltada para prevenção. A pessoa leva o remédio com uma orientação específica", afirmou.

Tele-saúde
Por meio de outra parceria, dessa vez entre a Prefeitura de Nazareno, a UFMG e o Governo de Minas, através da Secretaria de Estado da Saúde, o município vai receber também um kit multimídia, com câmera digital, webcam, aparelho eletro-cardiográfico digital, computador e impressora, instalado nas dependências do Hospital Municipal Santo Antônio para auxiliar no diagnóstico médico.
De acordo com Francimara, o paciente pode realizar um exame on-line cujo resultado chega em 30 minutos. O exame é enviado para a equipe de plantão do Hospital das Clínicas em Belo Horizonte, que discute o diagnóstico com a equipe médica em Nazareno. "O paciente é submetido ao exame e faz seu check-up seguro, sem ter que sair da cidade", completou.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei 03/10/09

Para mais informações/imagens sobre este tema, utilize o SISTEMA DE BUSCA de nosso portal 
Colabore com este Portal compartilhando suas fotos, documentos e ação/projeto cultural.
Registraremos esta colaboração e todos os créditos.  Envie por favor para o nosso
contato
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.