São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Festival de Artes Plásticas de Tiradentes

Descrição

1º Festival de Artes Plásticas 2009

Tiradentes já é conhecida por cidade do cinema no mês de janeiro com o festival da sétima arte e por cidade da gastronomia em agosto devido ao evento que ocorre nessa época. Agora o município espera o reconhecimento como cidade das artes plásticas, isso porque de 9 a 12 de outubro acontece o 1º Festival de Artes Plásticas.

Segundo expectativa dos organizadores do evento, no próximo fim de semana a histórica cidade deverá receber mais de 100 artistas plásticos, palestrantes e personalidades do mundo das artes. "O nosso objetivo é dar mais visibilidade à arte e fazer com que Tiradentes seja referência nessa área. Este é o primeiro evento, mas temos certeza que ele irá crescer a cada ano e será uma oportunidade de agregar talentos das artes plásticas. Além disso, vamos fazer um grande site com todas as informações para manter as pessoas antenadas sobre o que está em evidência nesse meio", explicou a assessora, Soraya Pessali. Além de Soraya, o evento é coordenado pelo artista plástico Rodrigo de Brito Santto e Luiz Otávio Brandão.

A secretária de Cultura e Patrimônio Histórico de Tiradentes, Cintia Nogueira Campos, afirmou que a cidade já abriga vários artistas e que a opção de se fazer um festival na cidade foi acertada. "Os produtores do evento entraram em contato com a gente e acha-mos que tem tudo a ver com Tiradentes. Vai ser uma inte-gração entre os artistas que moram na cidade e os que estão vindo para cá. Apesar de todas as dificuldades encontradas em um primeiro evento, teremos a participação de vários artistas renomados o que traz a credibilidade", disse.

A maioria dos eventos serão realizados no Centro Cultural Yves Alves. Local em que as artistas Yara Tupynambá irá proferir uma palestra sobre história da arte e Valdelice Neves abordará o tema "meio ambiente contando a história do pássaro João Congo". Os Largos das Forras, do Rosário, do Sol e do Chafariz,também serão palco do festival com ateliers abertos, cursos livres e exposições. A abertura ocorrerá na próxima sexta-feira, 9, às 19h no Centro Cultural Yves Alves.

Um dos destaques da programação será o encer-ramento, quando os artistas plásticos Carlos Bracher e Fernando Pacheco irão criar suas obras ao vivo homenageando a cidade. "Músicos locais farão apresentações enquanto os artistas pintam os quadros. As obras criadas por eles serão ofertadas para serem leiloadas com renda revertida para o Iphan. Nossa ideia é recuperar os passinhos da cidade", explicou a secretária.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei 03/10/09

Para mais informações/imagens sobre este tema, utilize o SISTEMA DE BUSCA de nosso portal 
Colabore com este Portal compartilhando suas fotos, documentos e ação/projeto cultural.
Registraremos esta colaboração e todos os créditos.  Envie por favor para o nosso
contato
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.