a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

Melhores Práticas

Festival de Artes Plásticas de Tiradentes

Descrição

1º Festival de Artes Plásticas 2009

Tiradentes já é conhecida por cidade do cinema no mês de janeiro com o festival da sétima arte e por cidade da gastronomia em agosto devido ao evento que ocorre nessa época. Agora o município espera o reconhecimento como cidade das artes plásticas, isso porque de 9 a 12 de outubro acontece o 1º Festival de Artes Plásticas.

Segundo expectativa dos organizadores do evento, no próximo fim de semana a histórica cidade deverá receber mais de 100 artistas plásticos, palestrantes e personalidades do mundo das artes. "O nosso objetivo é dar mais visibilidade à arte e fazer com que Tiradentes seja referência nessa área. Este é o primeiro evento, mas temos certeza que ele irá crescer a cada ano e será uma oportunidade de agregar talentos das artes plásticas. Além disso, vamos fazer um grande site com todas as informações para manter as pessoas antenadas sobre o que está em evidência nesse meio", explicou a assessora, Soraya Pessali. Além de Soraya, o evento é coordenado pelo artista plástico Rodrigo de Brito Santto e Luiz Otávio Brandão.

A secretária de Cultura e Patrimônio Histórico de Tiradentes, Cintia Nogueira Campos, afirmou que a cidade já abriga vários artistas e que a opção de se fazer um festival na cidade foi acertada. "Os produtores do evento entraram em contato com a gente e acha-mos que tem tudo a ver com Tiradentes. Vai ser uma inte-gração entre os artistas que moram na cidade e os que estão vindo para cá. Apesar de todas as dificuldades encontradas em um primeiro evento, teremos a participação de vários artistas renomados o que traz a credibilidade", disse.

A maioria dos eventos serão realizados no Centro Cultural Yves Alves. Local em que as artistas Yara Tupynambá irá proferir uma palestra sobre história da arte e Valdelice Neves abordará o tema "meio ambiente contando a história do pássaro João Congo". Os Largos das Forras, do Rosário, do Sol e do Chafariz,também serão palco do festival com ateliers abertos, cursos livres e exposições. A abertura ocorrerá na próxima sexta-feira, 9, às 19h no Centro Cultural Yves Alves.

Um dos destaques da programação será o encer-ramento, quando os artistas plásticos Carlos Bracher e Fernando Pacheco irão criar suas obras ao vivo homenageando a cidade. "Músicos locais farão apresentações enquanto os artistas pintam os quadros. As obras criadas por eles serão ofertadas para serem leiloadas com renda revertida para o Iphan. Nossa ideia é recuperar os passinhos da cidade", explicou a secretária.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei 03/10/09

Para mais informações/imagens sobre este tema, utilize o SISTEMA DE BUSCA de nosso portal 
Colabore com este Portal compartilhando suas fotos, documentos e ação/projeto cultural.
Registraremos esta colaboração e todos os créditos.  Envie por favor para o nosso
contato
Cadastre lideranças engajadas, sua ação sociocultural, seu projeto, produto, entidade, pesquisa, agenda cultural etc - contribua, complemente, atualize, curta e compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL