São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Coronel Xavier Chaves realiza Festival de Esculturas

Descrição

Coronel Xavier Chaves busca título de cidade das pedras . Município realiza Festival de Esculturas

Os moradores e turistas de Coronel Xavier Chaves poderão contemplar a partir de hoje o processo de criação de uma escultura em pedra. O projeto faz parte do "1º Festival Internacional de Escultura em Pedra – Cidade da Pedra" que selecionou três obras, entre 12 que concorreram no evento. As esculturas ganhadoras reproduzem a imagem de Nossa Senhora da Conceição; um leão, considerado um dos símbolos da cidade; e por último uma representação da Congada, de quase dois metros de comprimento. Após a finalização da produção das obras, prevista para o dia 31 de outubro, as esculturas ficarão em três pontos estratégicos da cidade. Uma no trevo da MGT-383, outra na entrada da cidade e a terceira no trevo da Vila Fátima. O festival será aberto hoje e encerra no dia 31 de outubro.

O prefeito de Coronel Xavier Chaves, Helder Sávio Silva (PV), disse que o evento pretende construir uma identidade para o município. "Queremos que nossa cidade seja conhecida como Cidade das Pedras, da mesma forma que São João del-Rei é conhecida como Cidade da Música e São Tiago como a Terra do Biscoito. Com o festival o trabalho de nossos artistas terá um repercussão não só local, mas também nacional, fazendo com que os trabalhos deles consigam penetrar em um mercado cada vez maior", disse.

Esta opinião também é compartilhada pelo secretário de Cultura, Sebastião Chaves, que ainda acrescenta outra importância do evento para os demais artistas da cidade. "Se conseguirmos atrair mais turistas para conhecerem os trabalhos de pedras, eles também poderão apreciar os artesanatos de madeira, couro, cerâmica, metal etc., desenvolvendo assim nossa economia e consequentemente nossa cidade", explicou.

O evento organizado pela prefeitura municipal tem o apoio da Organização Não Governamental (ONG) Rede Crescer, da própria cidade, que busca a valorização dos trabalhos manuais dos xavierenses. "Queremos criar um desenvolvimento sustentável para as pessoas, utilizando a vocação do município", explicou o presidente da ONG, Ronildo Assis de Oliveira.

A cidade conta atualmente com mais de 50 artesãos que desenvolvem trabalhos em pedra-sabão e granito. E segundo a organização do evento são esperadas mais de 6mil pessoas durante o mês de outubro. "Vamos realizar várias apresentações nos fins de semana e dias estratégicos, como feriados, proporcionado para os turistas outras atividades durante todo o mês". A abertura do evento será hoje, 3, às 20h, na Praça Central Cipriano Chaves, com a exibição do vídeo "Festival Internacional de Escultura". Às 21h, haverá uma apresentação de tambores japoneses com o grupo Taikô e às 22h, baile show com a Banda Alto Relevo. A programação completa pode ser obtida no site www.redecrescer.com.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei 03/10/09

Para mais informações/imagens sobre este tema, utilize o SISTEMA DE BUSCA de nosso portal 
Colabore com este Portal compartilhando suas fotos, documentos e ação/projeto cultural.
Registraremos esta colaboração e todos os créditos.  Envie por favor para o nosso
contato
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.