São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Cadastur, sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas . Ministério de Turismo

Descrição

MTur faz campanha para incentivar viagens internas
Minas Gerais premia empresas com práticas sustentáveis
Ecoturismo atrai público do Viaja Mais
Pousada investe em sustentabilidade para economizar custos
Turismo comemora números do Viaja Mais
Embratur será premiada pelo incentivo ao turismo nacional

Cadastur, sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas atuam no setor do turismo.
O Cadastur é executado pelo Ministério do Turismo, em parceria com os Órgãos Oficiais de Turismo nos 26 Estados do Brasil e no Distrito Federal, permite o acesso a diferentes dados e relatórios gerados pelos diversos sistemas de informações desse Ministério.

Quem deve se cadastrar?
De acordo com arts. 21 e 22 da Lei n. 11.771, de 17 de setembro de 2008, o cadastro tornou-se obrigatório para as agências de turismo, meios de hospedagem, transportadoras turísticas, organizadora de eventos e parques temáticos. Deverá obrigatoriamente se cadastrar o profissional guia de turismo conforme a Lei n.° 8.623/93. Mas profissionais como Bacharéis em Turismo e empresas como restaurantes e bares também podem e devem se cadastrar.

Como isso vai ajudar o turismo na região?
O cadastro das empresas e profissionais do turismo é uma condição para a participação das cidades e empresas em eventos e feiras e outras ações do Ministério do Turismo como o Portal de Hospedagem, Salão do Turismo e Vai Brasil; acesso a financiamento por meio de bancos oficiais; participação em programas de qualificação, etc.

Como proceder para se cadastrar?
O cadastro é GRATUITO. Acesse www.cadastur.turismo.gov.br ou procure a Trilha dos Inconfidentes para obter mais informações.
Uma importante parceria para todos que desejam fortalecer a rede de serviços turísticos da região junto ao Ministério do Turismo, Órgão Oficial do Turismo Nacional.

Fonte: Trilha dos Inconfidentes

Prestadores de serviços turísticos terão que se cadastrar para ter acesso a benefícios do Mtur

Para participar de Programas do Ministério do Tursimo (Mtur) e formalizar a prestação de serviços ao turismo é obrigatório fazer o cadastro no Cadastur.
O cadastro permite a participação em eventos, feiras e ações realizados pelo Mtur e pela Embratur, tais como o Salão do Turismo, Vai Brasil e Portal de Hospedagem, além de permitir o acesso a linhas de financiamento específicas para o turismo, por meio de bancos oficiais, e participação em programas de qualificação promovidos e com apoio do Ministério. Esse novo sistema visa promover a organização, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil. A partir da Lei do Turismo (n° 11.771), o cadastro no MTur passou a ser obrigatório para empresas e profissionais de turismo. O cadastro é gratuito.

O que é o Cadastur?
O Cadastur é o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no ramo do turismo, executado pelo MTur em parceria com os Órgãos Oficiais de Turismo das Unidades da Federação.
Os cadastros são obrigatórios para prestadores de serviços turísticos das que envolve, Meios de Hospedagem (albergue, condo-hotel, flat, hotel urbano, hotel de selva, hotel fazenda, hotel histórico, pousada, resort e cama & café), Agências de Turismo, Transportadoras Turísticas, Organizadoras de Eventos, Parques Temáticos, Acampamentos Turísticos e Guias de Turismo.
As outras cadeias produtivas de turismo como, restaurantes, cafeterias e bares, centros de convenções, parques aquáticos, estruturas de apoio ao turismo náutico, casas de espetáculo, prestadoras de serviços de infraestrutura para eventos, locadoras de veículos para turistas, prestadoras especializadas em segmentos turísticos, bacharéis em turismo também poderão se cadastrar.

Para mais informações/imagens sobre este tema, utilize o SISTEMA DE BUSCA de nosso portal 
Colabore com este Portal compartilhando suas fotos, documentos e ação/projeto cultural.
Registraremos esta colaboração e todos os créditos.  Envie por favor para o nosso
contato
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.