São João del-Rei | Tiradentes | Ouro Preto
Transparentes

ser nobre é ter identidade

Melhores Práticas

São-joanense vence torneio de taekwondo

Descrição

Mais uma vez o nome de São João del-Rei figura entre os melhores do pais. Dessa vez, a modalidade foi o Taekwondo. Cleiton Antônio de Oliveira, 29, lutador há 15 anos, foi o vencedor do 2º Campeonato Brasileiro de Poomsae, que aconteceu em Belo Horizonte, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O competidor são-joanense, venceu na categoria adulto, de 18 a 30 anos, e se classificou para o mundial que vai ocorrer no Egito.
Poomsae é um termo usado para se referir as fórmulas típicas das artes marcias coreanas, como é o caso do taekwondo. De acordo com Oliveira, é um conjunto de movimentos pré-estabelecidos que representam uma luta contra um oponente imaginário. "É mais ou menos como o kata, no karatê. No poomsae são avaliados fatores como energia, velocidade, precisão e controle". Para Oliveira, é uma categoria dificil que exige treinamento, mas que está valendo a pena. "Com esse título me classifiquei para o campeonato que vai acontecer no Egito. Fiquei muito contente com o título, mas infelizmente preciso de patrocínio. É dificil arcar com viagens e equipamentos. Portanto, peço ajuda aos empresários que quiserem incentivar o esporte," disse.
Apesar da falta de patrocínio, Oliveira está treinando firme e participando dos campeonatos da categoria. Seu próximo desafio, juntamente com sua equipe, ocorrerá em Londrina (PR), nos dias 11 e 12 de outubro. Ainda ocorrerão posteriormente os campeonatos regionais, classificatórios para o Brasileiro da modalidade que vai ocorrer nas vizinhas Lavras e Barbacena.


Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 12/09/09

Para mais informações/imagens sobre este tema, utilize o SISTEMA DE BUSCA de nosso portal 
Colabore com este Portal compartilhando suas fotos, documentos e ação/projeto cultural.
Registraremos esta colaboração e todos os créditos.  Envie por favor para o nosso
contato

Cadastre lideranças engajadas, sua ação sociocultural, seu projeto, produto, entidade, pesquisa, agenda cultural etc - contribua, complemente, ajude a atualizar, curta e compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL