São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Senai realiza curso de restauração de edificação . 2009

Descrição

Dentro de alguns meses a região ganhará uma turma de profissionais preparados para trabalhar na restauração e manutenção de prédios históricos. Desde maio deste ano, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de São João del-Rei, disponibiliza o curso de Restauração e Conservação de Edificações Civis que visa formar profissionais capazes de executar obras de manutenções, restaurações e conservações em construções, com ênfase em restauração, justamente para atender as cidades históricas. "O curso foi uma reivindicação do Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei junto a Fiemg. Ele consiste em ensinar a tecnologia moderna e colonial. Por exemplo, se a Igreja do Carmo tiver um problema, não podemos empregar uma tecnologia moderna, pois não vai funcionar. Então temos que restaurar a igreja conforme a tecnologia da época em que ela foi construída.", explicou o coordenador de Cursos Profissionalizantes do Senai de São João del-Rei, Mário Lúcio da Silva.

O coordenador informou ainda que o curso é dividido em quatro módulos: pedreiro de alvenaria, pedreiro de acabamento, carpintaria de telhado e pintura, que eles são ministrados em módulos distintos. "As pessoas podem se inscrever para os cursos separadamente, mas aqueles que fizerem o curso completo vão ter um conhecimento maior", comentou Silva.

O instrutor do curso, Geraldo César Silva, informou que os profissionais aprenderão técnicas que irão preservar os monumentos e obras históricas. "Muitos processos de restauração utilizam técnicas que não condizem com as empregadas antigamente. O curso oferece para o aluno a oportunidade de restauração, na qual são aplicadas técnicas do passado que vão garantir a qualidade e a veracidade da obra antiga", explicou.

O coordenador do Senai de São João del-Rei informou que o curso é gratuito e as turmas possuem em média 20 alunos, formadas por profissionais liberais e da indústria da construção civil. "Metade dos alunos são indicados por empresas e a outra metade das vagas é reservada para a população em geral. A seleção é por ordem de chegada e a escolaridade exigida é a quinta série do Ensino Fundamental".
Um dos alunos do curso, Lucas Monteiro Fonseca, acredita que a iniciativa será fundamental para sua carreira. "Eu não possuía nenhuma experiência de pedreiro. Aprendi muitas coisas aqui no curso e me tornei um bom profissional".
Para Ronaldo de Souza, que já tem experiência e trabalha na construção civil, o curso foi essencial para aprimorar seu trabalho. "As aulas estão sendo importantes para a minha profissão, estou aprendendo coisas novas. Mesmo trabalhando há vários anos como pedreiro, possuía algumas dúvidas, que ficaram para trás com esse novo aprendizado", afirmou.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 12/09/09

Para mais informações/imagens sobre este tema, utilize o SISTEMA DE BUSCA de nosso portal 
Colabore com este Portal compartilhando suas fotos, documentos e ação/projeto cultural.
Registraremos esta colaboração e todos os créditos.  Envie por favor para o nosso
contato
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.