São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
CADASTRE AQUI A SUA AÇÃO CULTURAL, PESQUISA, PROJETO, PRODUTO, ENTIDADES, LIDERANÇAS, AGENDA CULTURAL, ETC - CONTRIBUA, ATUALIZE, COMPARTILHE!

Melhores Práticas

Ciclistas se unem em prol do meio ambiente e patrimônio

Descrição

Grupo percorre 33 cidades do Circuito do Ouro

Percorrer 33 cidades em nove dias e descobrir o Circuito do Ouro de Ouro Preto (MG) até Paraty (RJ).
Essa é a aventura de 11 ciclistas de Belo Horizonte que encerra hoje na histórica cidade do Estado do Rio de Janeiro o "Projeto Caminho Velho, Mundo Novo".
Os atletas fizeram um trajeto de 630 quilômetros do Caminho Velho da Estrada Real. O grupo passou a noite em nove municípios e realizou palestras em alguns deles. A primeira aconteceu na manhã de sexta-feira, 24 de julho, em Ouro Preto, pouco antes da partida.
As palestras são direcionadas para a preservação ambiental e para a importância de valorizar o turismo e as riquezas da região onde as pessoas moram. "Às vezes a população não percebe as belezas naturais que possuem e a importância em preservá-las. Então, decidimos realizar essas palestras para conscientizá-las", afirmou o ciclista e um dos organizadores da expedição, Raoni Rocha.
De acordo com Rocha, as palestras estão sendo ministradas por um engenheiro ambiental do Ibama que também integra a equipe dos ciclistas. "É a terceira edição do projeto. Neste ano, decidimos direcionar para o problema ambiental. O nosso slogan é: deixe o carro em casa e vá de bicicleta", disse.
Para percorrer os mais de 600 quilômetros, os integrantes do grupo fizeram todo um preparo físico. "Há mais ou menos um ano começamos as primeiras reuniões. Temos um médico acompanhando a equipe e um fisioterapeuta. Além disso, uma nutricionista nos orientou sobre a preparação alimentar para esse tipo de esforço físico. Fizemos um treinamento com professores de educação física para aumentar nosso condicionamento físico. É uma aventura consciente", brincou Raoni Rocha.
O organizador afirma ainda que a maior dificuldade no percurso é com o trânsito nas rodovias. "Os motoristas de carros às vezes não respeitam ciclistas e ficamos muito tensos em alguns trechos, mas fora este problema a viagem é maravilhosa". Quem quiser acompanhar as aventuras dos ciclistas podem observar por meio do blog caminhovelho mundonovo.blogspot.com

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 01/08/09

Para mais informações/imagens sobre este tema, utilize o SISTEMA DE BUSCA de nosso portal 
Colabore com este Portal compartilhando suas fotos, documentos e ação/projeto cultural.
Registraremos esta colaboração e todos os créditos.  Envie por favor para o nosso
contato
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL