São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Projeto Estação da Música

Descrição

Trens Turísticos de Minas Gerais
Maria Fumaça/Complexo Ferroviário e Ferrovia em São João del-Rei

Evento musical realizado mensalmente no primeiro sábado de cada mês, às 17h30min na Praça da Estação Ferroviária. O Objetivo desse Projeto é valorizar as bandas sanjoanenses e fortalecer SJDR como Cidade Criativa da UNESCO no quesito Música. Com isso irá proporcionar a população e ao turista uma nova opção de lazer. O horário foi escolhido para coincidir com a chegada da Maria Fumaça vindo de Tiradentes.
Irão participar as bandas: Municipal Santa Cecília, 11BI, Teodoro de Faria, OPL Orquestra Popular Livre, que gentilmente aderiram ao projeto que foi idealizado pelo Secretário de Cultura e Turismo Ralph Justino e coordenado por Paula Bastone.

Mais informações:

Projeto Núcleo de Gastronomia e Instituto Estrada Real . (interrompido temporariamente)
Mais informações: Secretaria Municipal de Cultura de SJDR  Tel: 032 3372 8711
Com as parcerias dos governos municipais e estadual, núcleo de gastronomia e Instituto Estrada Real.
Quem for a estação vai poder apreciar pessoas em trajes de época, além de boa música e comida.
De acordo com o gerente de trens turísticos da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), Marcos Teixeira, o embarque da Maria-Fumaça será em Tiradentes, às 20h, com destino a São João del Rei, mas aconselha que as pessoas cheguem um pouco antes da partida já que atores e músicos estarão no local para recepcionar as pessoas. "Além da recepção na estação, os artistas também viajarão no trem", disse.
Ao chegar à estação em São João, os visitantes poderão apreciar os mais diversificados pratos dos restaurantes do Núcleo Setorial de Alimentação Fora do Lar. "É o Del Rei Sabores. Evento que oferece às pessoas os serviços de restaurantes na plataforma da Estação", destacou o gerente.

Projeto Programação Trem Noturno/2010 (desativado)
11, 18 e 25 de julho Férias escolares, alta temporada
22 e 29 de agosto Festival Gastronômico de Tiradentes
5 de setembro Feriado 7 de setembro
10 de outubro Feriado 12 de outubro
14 de novembro Feriado 15 de novembro
12 de dezembro Semana do aniversário de São João del Rei
Horário de saída de Tiradente: 20h
Chegada em São João del Rei: 20h40
Retorno a Tiradentes: vans disponíveis em frente à estação de São João del-Rei

Fonte: Gazeta de São João del-Rei
Informações:
Secretaria Municipal de Cultura de SJDR  . 032 3372 8711

***

Projeto Estação da Música
Todo o primeiro fim de semana do mês . (temporariamente interrompido)
Começo de mês é sinônimo de Estação da Música. Neste fim de semana, mais uma vez este projeto musical brinda os turistas e moradores de São João del Rei com uma apresentação.
Paula Bastone, organizadora do evento, contou que na primeira edição no mês passado, o espetáculo ao ar livre teve uma boa receptividade daqueles que por ali passaram e que se surpreendeu com o público. "Fiquei surpresa com o número de espectadores. Havia bastante gente. Muitas famílias, casais e crianças. Foi um clima bem divertido e familiar, da maneira que pensávamos. Os integrantes das últimas bandas foram muito aplaudidos. Por isso, convidamos o público a continuar participando. É certeza de um bom espetáculo. Vale a pena", ressaltou.
O projeto Estação da Música foi criado pela Secretaria de Cultura e Turismo e tem uma pretensão que vai além de agradar aos ouvidos de quem passa pelo local. Para Ralph Justino, secretário Municipal de Cultura e Turismo, o Estação da Música vem se juntar a várias outras ações relacionadas a música que estão começando a se desenvolver na cidade. "O projeto acontece em todo primeiro final de semana do mês. Futuramente teremos também a Zona da Música, em todos os segundos finais de semana de cada mês. Nesse outro projeto vamos revitalizar a Rua da Cachaça e realizar várias atividades de lazer e confraternização. Uma ótima oportunidade também para os músicos regionais. Dessa forma, com a integração dessas atividades, haverá um momento em que teremos em todo final de semana uma apresentação musical. A idéia é essa, promover atividades relacionadas a nossa cidade, que é estreitamente ligada à música, e assim, pleitear o posto de cidade criativa da UNESCO na música", decretou.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 04 de julho 2009  
Contato: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo 032 3371 7693/3372 8711

***

FCA lança trem noturno no salão de turismo em SP . Locomotiva fará o trajeto São João-Tiradentes

A Maria-Fumaça que faz o trajeto São João del Rei-Tiradentes terá mais um atrativo a partir deste segundo semestre. Serão os passeios noturnos que acontecerão aos sábados, a partir do dia 11 (veja quadro da programação ao lado). A novidade pegou trilhos mais distantes e será lançada no dia 2 de julho no Salão Nacional de Turismo que acontece em São Paulo, capital.
De acordo com o gerente de trens turísticos da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), Marcos Teixeira, o lançamento contará com a presença de representantes das duas cidades, da FCA e do Governo de Minas e ainda terá a presença de atores da região que estarão trajados em roupas de época e chefs gastronômicos de São João del Rei. "O salão é um dos principais eventos de turismo que acontece no país e atrai pessoas de várias localidades. Vamos mostrar o produto para todo o Brasil. Mas esta semana já divulgamos o projeto na região e em Belo Horizonte. A receptividade está muito boa", disse.
Teixeira explica que a idéia do passeio noturno surgiu na comemoração do centenário da locomotiva 22, em julho do ano passado. "Fizemos um passeio noturno e foi belíssimo. O presidente da FCA nos pediu que estudássemos a possibilidade de manter este atrativo. Realizamos um teste experimental na Semana Santa e vimos a receptividade dos turistas. Então, decidimos a programação do passeio para o segundo semestre deste ano", explicou.
O gerente afirma também que o projeto só foi viabilizado graças as parcerias dos governos municipais e estadual, núcleo de gastronomia e Instituto Estrada Real. "Não queríamos ofertar apenas o passeio. Por isso, fizemos essas parcerias. Quem for a estação vai poder apreciar pessoas em trajes de época, além de boa música e comida. Essa parceria nos possibilitou apresentar um produto tão rico para os nossos turistas", salientou Teixeira.
O embarque da maria-fumaça será em Tiradentes, às 20h, com destino a São João del Rei, mas o gerente da FCA aconselha que as pessoas cheguem um pouco antes da partida já que atores e músicos estarão no local para recepcionar as pessoas. "Além da recepção na estação, os artistas também viajarão no trem", disse.
Ao chegar à estação em São João, os visitantes poderão apreciar os mais diversificados pratos dos restaurantes do Núcleo Setorial de Alimentação Fora do Lar. "É o Del Rei Sabores. Evento que oferece às pessoas os serviços de restaurantes na plataforma da Estação", destacou o gerente.
O presidente do núcleo, Tadeu Pires, afirma que a entidade é um projeto da Federaminas, Sebrae e Associação Comercial e Industrial de São João del Rei e que na Semana Santa os integrantes do núcleo fizeram um projeto piloto de como funcionaria esses restaurantes. "Queríamos criar um evento de gastronomia na cidade, procuramos a prefeitura por intermédio do secretário de Cultura e Turismo, Ralph Justino, que nos colocou em contato com os dirigentes da FCA. O projeto piloto foi um sucesso e decidimos manter essa parceria que temos certeza que será mais uma opção para atrair turistas para a nossa região", afirmou.
Já os prefeitos de São João del Rei, Nivaldo José de Andrade (PMDB), e de Tiradentes, Nilzio Barbosa (PMDB), acreditam no sucesso da iniciativa por se tratar de um novo espaço noturno que será explorado.

Programação Trem Noturno
Data prevista Programa: 11, 18 e 25 de julho Férias escolares, alta temporada
22 e 29 de agosto Festival Gastronômico de Tiradentes
5 de setembro Feriado 7 de setembro
10 de outubro Feriado 12 de outubro
14 de novembro Feriado 15 de novembro
12 de dezembro Semana do aniversário de São João del Rei

Horário de saída de Tiradente: 20h
Chegada em São João del Rei: 20h40
Retorno a Tiradentes: vans disponíveis em frente à estação de São João

Fonte: Gazeta de São João del-Rei
Mais informações: FCA 032 3371 8485

***

Ferrovia adia começo de operação de trem noturno

O passeio de maria-fumaça aos sábados à noite foi adiado. Marcado para começar no sábado passado e com previsão de acontecer nos dias 11, 18 e 25 de julho; 22 e 29 de agosto e 5 de setembro, segundo a assessoria de imprensa da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), o Trem Turístico Noturno foi adiado sem uma data precisa de quando será iniciado.
De acordo com nota da FCA divulgada à imprensa, a decisão foi tomada ao acatar recomendação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), de limitar a operação ferroviária no trecho ao período diurno, como já vinha sendo executado normalmente. A FCA informou ainda que solicitará formalmente ao Iphan uma nova autorização para operar no trecho também à noite.
A assessoria do Iphan informou que a superintendência do instituto determinou a paralisação das atividades de circulação do trem no horário noturno devido a inexistência de estudo prévio e relatório de impacto ou consequências sobre os bens e pessoas, possíveis visitantes ou usuários desta operação. O instituto alegou ainda que, além do estudo, o Iphan também terá que realizar uma vistoria antes de autorizar o funcionamento noturno. Quanto a este posicionamento, a assessoria de imprensa da FCA afirmou que irá entrar em contato com o instituto para dar uma solução o quanto antes para iniciar a operação do trem noturno. Já o funcionamento do trem, no período da manhã e à tarde, permanece sem alteração.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei 18 de julho 2009

***

Trem Noturno é adiado e causa vários prejuízos

Considerado um dos principais projetos da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de São João del-Rei, o Trem Noturno, que começaria a circular no último sábado, 11, às 20 horas, entre esta cidade e Tiradentes, teve sua viagem de estreia adiada por determinação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e do Ministério Público Federal (MPF).
“Nós fomos pegos de surpresa, porque a decisão veio na última hora. Eu acho muito estranho e não entendo a proibição, já que é um projeto que não causa impacto nenhum. A gente está muito triste e eu me sinto como se tivesse levado uma rasteira”, desabafou o secretário municipal de Cultura e Turismo, Ralph Justino.
A assessoria da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), que explora a concessão da malha ferroviária e é parceira da proposta, informou que o adiamento do Trem Noturno aconteceu após receberem uma notificação administrativa do IPHAN e uma recomendação do MPF, que limita a operação ferroviária ao período diurno. “Nós solicitamos reuniões com as entidades a fim de que esse impasse seja solucionado o mais breve possível. Nós acreditamos que a documentação que temos é suficiente. No entanto, o IPHAN tem outra interpretação”, explicou.
Procurado por esta reportagem, nenhum responsável do IPHAN, tanto local, quanto regional, foi encontrado para comentar o assunto. Portanto, segue a indefinição sobre quais seriam as irregularidades e porque decidiram impedir a vigem noturna da Maria Fumaça em cima da hora. “Eu, na verdade, não sei dizer qual a razão e não tenho nenhum documento. Eles dizem que há outras pendências, mas eu acho estranho, pois não podiam prejudicar uma atividade cultural e turística. Nós chegamos a fazer o primeiro teste durante a Semana Santa e, naquele momento, nós falamos que iríamos continuar. Se havia algum problema teriam que ter nos avisado com antecedência”, declarou Ralph Justino.

Prejuízos
De acordo com a proposta, o embarque da Maria Fumaça seria feito todos os sábados e feriados, em Tiradentes, às 20 horas, com chegada em São João del-Rei, às 20h40min. O passageiro pagaria R$ 30,00 pelo bilhete e voltaria para o ponto de partida de van.
Quem fosse à estação, também poderia apreciar a boa comida, já que havia sido realizada uma parceria com o Núcleo Setorial de Alimentação Fora do Lar. “O Trem Noturno é um investimento feito juntamente com o pessoal do núcleo dos restaurantes. Foi um prejuízo grande, porque eles alugaram móveis, compraram insumos, prepararam garçons. E nós montamos uma estrutura definitiva”, detalhou o secretário.
No total, três restaurantes participam do projeto. O presidente do Núcleo Setorial de Alimentação Fora do Lar e proprietário do restaurante Pelourinho, Tadeu Cláudio Pires, contou que os empresários investiram cerca de R$ 15 mil em contratação de funcionários, compra de bebidas e alimentos e estrutura. “Nós chegamos a abrir o restaurante às 18 horas, na última sexta-feira, quando fomos surpreendidos com a notícia. Estamos sendo tratados com muita indiferença e até agora não sabemos o motivo”, revelou.
Segundo Tadeu Pires, no momento, ele está avaliando se continuará no projeto. “Nós apostamos nessa empreitada porque acreditamos no sucesso que seria, mas também precisamos de apoio da Prefeitura, senão fica difícil manter”, ressaltou.

Fonte: Folha das Vertentes julho de 2009

***

Maria Fumaça . trajeto diurno e noturno . São João-Tiradentes

Com as parcerias dos governos municipais e estadual, núcleo de gastronomia e Instituto Estrada Real.
Quem for a estação vai poder apreciar pessoas em trajes de época, além de boa música e comida.
De acordo com o gerente de trens turísticos da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), Marcos Teixeira, o embarque da Maria-Fumaça será em Tiradentes, às 20h, com destino a São João del Rei, mas aconselha que as pessoas cheguem um pouco antes da partida já que atores e músicos estarão no local para recepcionar as pessoas. "Além da recepção na estação, os artistas também viajarão no trem", disse.
Ao chegar à estação em São João, os visitantes poderão apreciar os mais diversificados pratos dos restaurantes do Núcleo Setorial de Alimentação Fora do Lar. "É o Del Rei Sabores. Evento que oferece às pessoas os serviços de restaurantes na plataforma da Estação", destacou o gerente.

Programação Trem Noturno
Data prevista Programa
11, 18 e 25 de julho Férias escolares, alta temporada
22 e 29 de agosto Festival Gastronômico de Tiradentes
5 de setembro Feriado 7 de setembro
10 de outubro Feriado 12 de outubro
14 de novembro Feriado 15 de novembro
12 de dezembro Semana do aniversário de São João del Rei

Horário de saída de Tiradente: 20h . Chegada em São João del Rei: 20h40
Retorno a Tiradentes: vans disponíveis em frente à estação de São João

Fonte: Gazeta de São João del-Rei
Mais informações: FCA 032 3371 8485


Atualize, compartilhe, inclua ou exclua dados e imagens, cadastros, fotos, ações e projetos sócio-culturais . Todos os créditos e colaborações serão registrados

Dúvidas ou Sugestões? Fale Conosco: alzirah@gmail.com
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.