Melhores Práticas - Ação

1. Cultura e Artistas de São João del-Rei e região

Rua da Zona . São João del-Rei

Texto
A Rua da Zona . Antônio Gaio Sobrinho

Mais informações:

Projeto musical irá revitalizar Rua da Zona


A rua que já foi da "zona" de São João del Rei, numa referência às casas de prostituição que existiam no local, agora é a rua da música ou melhor, sede do projeto "Zona da Música". A proposta é de realização de concertos em todos os segundos finais de semana do mês e faz parte de um projeto ainda maior que promete revitalizar o espaço e reviver com cultura e atrações variadas o local, um dos mais belos conjuntos arquitetônicos da cidade.
O projeto Zona da Música vai acontecer no próximo sábado, 18, e na primeira edição contará com a participação dos "amigos OPL/OPTA". O grupo é a união de duas entidades: a Orquestra Popular Livre (OPL) e a Organização Patrimonial Turística e Artística (OPTA), que é uma organização não governamental e tem como objetivos desenvolver projetos nas áreas sociais, ambientais, turísticas, artístico-cultural e de patrimônio.
Para o regente da OPL, João Carlos de Oliveira, a iniciativa é bem-vinda, mas o projeto não para por aí. "Vamos tocar um repertório variado, popular. Basicamente bossa nova, jazz, boleros. Além disso, aliado a Zona da Música no sábado, vamos lançar o selo que marca a união da OPL/OPTA nos dias 17, 18 e 19. Na ocasião, será inaugurada uma sede, também na Rua da Cachaça, e paralelamente a isso, temos um projeto de revitalização da rua. Vamos trazer o turismo para esse lado da cidade. A expectativa é a melhor possível", afirmou.
Para Ralph Justino, secretário de Cultura e turismo de São João del Rei, é importante a revitalização da praça não só pelo espaço, mas porque engloba outros projetos dentro dela, como é o caso da Zona da Música. "Nos unimos à iniciativa da OPL e da OPTA, vamos revitalizar a Rua da Cachaça e fechá-la para passagens de automóveis. Será um novo caminho, um local turístico com atrações culturais. E dentro dessa ideia, iniciada pelo regente da OPL, vamos continuar com o projeto que pleiteia o título de Cidade Criativa da Unesco da Música para São João del Rei. A região que vai ser revitalizada está pouco movimentada, vamos equilibrar isso", afirmou.
A sede dos Amigos OPL/OPTA fica na Rua Marechal Bittencourt, nº 50, sala 3, Centro. Para aqueles que quiserem integrar o grupo de amigos da OPL/OPTA

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 04 de julho 2009

Para mais informações/imagens sobre este tema, utilize o SISTEMA DE BUSCA de nosso portal 
Colabore com este Portal compartilhando suas fotos, documentos e ação/projeto cultural.
Registraremos esta colaboração e todos os créditos.  Envie por favor para o nosso
contato
 

www.saojoaodelreitransparente.com.br . Projeto e coordenação: Alzira Agostini Haddad . Todos os direitos reservados