São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes
ser nobre é ter identidade

Melhores Práticas

Plataforma Nonno, de Florianópolis, conecta cuidadores a famílias

Descrição

Plataforma Nonno

No ano de 1996, no interior do Rio Grande do Sul, o Sr. Carlos José Alban, motivado por uma promessa para a vida e saúde de sua esposa, fundou um lar de idosos que levou o nome de Lar Santa Rita. Na época, este era mantido pela empresa da família, uma fábrica de cadernos situada na cidade de Serafina Corrêa.

Com o objetivo de acolher idosos abandonados por suas famílias ou sem condições de promover o próprio sustento, o Lar Santa Rita já recebeu mais de 500 idosos nas mais diversas condições. Hoje em dia, a instituição passou a gerar renda suficiente para seu funcionamento e sua subsistência e mantém o atendimento no município de Guaporé.

A experiência de mais de 20 anos com o lar fez perceber o quão difícil, arriscado e caro pode ser buscar cuidado de qualidade e profissional para as pessoas que amamos. Em 90% dos casos, um membro da família assume a tarefa e fica sobrecarregado. Quando este busca por ajuda, geralmente se depara com inúmeros problemas de confiança, mão de obra desqualificada, riscos legais e altas taxas tributárias.

A família Alban sempre possuiu um vínculo muito forte com os idosos. Vindos da Itália no ano de 1887, os Alban sempre foram ensinados a respeitar os mais velhos e a reconhecer a sabedoria que carregam dentro de si. Inspirados por essa essência, Fernando Carlos Alban – filho de Carlos José Alban – sua esposa Cintia e seus três filhos, Lucas, Matheus e Gabriela Alban, se aventuraram em uma viagem pela América do Sul, com o intuito de entrevistar pessoas idosas em diferentes países e culturas, colhendo histórias de vida. A expedição rendeu maravilhosas histórias e entrevistas, contudo trouxe o entendimento de que os problemas já constatados no lar Santa Rita se repetiam em muitos outros lugares.

Após 15 mil quilômetros percorridos em três meses de viagem, a inspiração para algo maior se apresentou diante da família. A vontade de fazer algo a mais pelos idosos se revelou em uma brilhante ideia de negócios. Com o objetivo de levar o amor e o cuidado de qualidade aos idosos e amenizar a amplitude do problema que os Alban vivenciaram na pele, surgiu o Nonno.

O projeto passou por muitas adaptações e contou com o apoio de diversos membros da família até o momento de sua concepção. A ideia inicial de Cintia Alban foi de fazer algo para conectar os idosos entre si, em uma espécie de rede social de apoio.

A partir desse princípio, Matheus Alban, estudante de administração empresarial, iniciou estudos mais aprofundados de mercado e resolveu conduzir o projeto. Batizado no Lar Santa Rita e apaixonado pela causa dos idosos, Matheus passou a se dedicar na estruturação do Nonno como negócio em tempo integral no ano de 2019, ainda na metade de sua faculdade.

Os dados de envelhecimento da população e do crescimento enorme do número de cuidadores de idosos no Brasil deram uma nova perspectiva para o projeto, o qual passava a se voltar para o cuidado ao idoso de maneira mais direcionada e especializada.

O Nonno se transformou em uma plataforma para ajudar as famílias que buscam por serviços de cuidado e de acompanhamento para entes queridos, a encontrarem profissionais qualificados, por meio de uma plataforma em que se paga apenas pelo tempo que forem necessários os cuidados (por hora, plantão ou de forma recorrente) – seja em casa, no hospital ou onde for preciso.

Inicialmente, o Nonno foi projetado para ser um aplicativo de telefone – tanto iOS, quanto Android –, contando com facilidades como geolocalização, sistema de reviews e plataforma de pagamento integrada. Após os primeiros testes com o aplicativo, entendeu-se que havia muito a ser avaliado e reconstruído até que a tecnologia pudesse operar por conta própria.

Em 1º de outubro de 2019, no Dia Mundial do Idoso, foi feito o lançamento oficial do Nonno App. Foram intensos meses de captação e seleção de profissionais, os quais, antes de serem aprovados como cuidadores Nonno, são rigorosamente verificados em antecedentes legais e também avaliados em aspectos psicológicos – por meio de testes e entrevistas com nossos psicólogos.

Fonte: Plataforma Nonno


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL