São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

UFSJ inaugura novo espaço de saúde pública em São João del-Rei | Abril 2023

Descrição

Ambulatórios vão funcionar integrados à rede pública de SJDR

Acontece na próxima segunda, 24, às 17h30, a inauguração dos Ambulatórios Multiprofissionais de Especialidades da UFSJ (AME), uma parceria do curso de Medicina/Campus Dom Bosco com a Secretaria de Saúde de São João del-Rei.

A partir do dia 2 de maio, o centro vai oferecer serviços médicos especializados e gratuitos à população sãojoanense. No AME, professores médicos da UFSJ, acompanhados por acadêmicos, prestarão atendimentos nas áreas de Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Ambulatorial (pequenas cirurgias), Dermatologia e Ginecologia e Obstetrícia.

Os ambulatórios funcionarão de forma integrada à rede de saúde pública do município. O agendamento de pacientes será feito exclusivamente pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS). a partir das demandas locais. Dessa forma, para atendimento, é recomendável que a população passe por consulta prévia na UBS de referência. No dia agendado, é necessário levar documentos de identificação, cartão do SUS e o pedido de encaminhamento.

Além de constituir um espaço importante para o processo de formação dos estudantes, a ideia é que o AME possa colaborar com a demanda por serviços de saúde especializados em SJDR. Os ambulatórios ficam na casa ao lado da Portaria Principal do Campus Dom Bosco, funcionando das 7h às 17h.

Medicina UFSJ/CDB

A UFSJ iniciou a oferta de cursos de formação na área médica em 2008, no Campus Centro-Oeste Dona Lindu, no município de Divinópolis, que acaba de festejar seus 15 anos. A partir de 2015, o curso passou a ser oferecido também em São João del-Rei, no Campus Dom Bosco.

A Medicina UFSJ/CDB está presente em diferentes espaços da rede de saúde municipal, onde professores e preceptores, acompanhados por acadêmicos, desenvolvem práticas de ensino enquanto atuam na assistência à população do município e da região.

A partir de parcerias firmadas com a Secretaria Municipal de Saúde e com instituições hospitalares, o curso de Medicina atua, em São João del-Rei, em diferentes UBS, em centros de atenção especializada – como o Núcleo Materno Infantil, o Centro Viva Vida, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) –, em instituições de amparo social – como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), o Albergue Santo Antônio (ASA), a Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC) –, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Hospital Nossa Senhora das Mercês e Santa Casa de Misericórdia. A UFSJ mantém em SJDR a oferta de dois Programas de Residência: Clínica Médica e Medicina de Família e Comunidade. Hoje, são mais de 40 médicos atuantes no município e em sala de aula.

Recentemente, o curso foi avaliado com nota máxima por comissão do MEC. Antes disso, concluintes da graduação em Medicina também obtiveram nota máxima no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, o Enade.

Inauguração dos Ambulatórios Multiprofissionais de Especialidades da UFSJ (AME)

Segunda-feira, dia 24, às 17h30/Início dos atendimentos à população: terça-feira, 2 de maio/Local: Casa ao lado da Portaria Principal do Campus Dom Bosco (Praça Dom Helvécio, 74)

Fonte: Alessandro Andrade | Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ | Telefone: 032 3379 5808

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.