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Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier investe em qualidade e eficiência

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Conservatório Estadual de Música de São João del-Rei: manutenção da cultura e otimização de recursos públicos

Que Minas Gerais é um dos estados com a mais rica tradição musical, muita gente sabe. Mas você sabia que Minas é o único estado do Brasil a manter, em sua rede estadual de educação, escolas destinadas exclusivamente ao ensino da música?

Isto mesmo: são os 12 Conservatórios Estaduais de Música de Minas Gerais, que atualmente disponibilizam cerca de 30.000 vagas anuais, para uma faixa etária que começa na infância, aos 6 anos, e vai ilimitadamente até a terceira idade.

A história destes nossos conservatórios remonta a 1951, quando o então Deputado Federal por MG, Tancredo Neves, solicitou ao Governador de Minas, Juscelino Kubitschek de Oliveira, a criação do “Conservatório Mineiro de Música”, na cidade de São João del-Rei, para fomentar a prática musical naquela que é conhecida como a Cidade da Música.

Não só o pedido foi aceito como também foram contempladas as cidades de Araguari, Diamantina, Ituiutaba, Juiz de Fora, Leopoldina, Montes Claros, Pouso Alegre, Uberlândia, Uberaba, Varginha e Visconde do Rio Branco. Por se tratarem de cidades-polo, os Conservatórios nelas instalados oferecem oportunidades de aprendizagem e formação musical a alunos dos municípios vizinhos, ampliando a abrangência geográfica de sua atuação.

Deste modo, peculiares em seu formato de atuação, os Conservatórios Mineiros são polos de arte e cultura em suas regiões. Têm relevância fundamental na formação básica e técnica de músicos para o mercado de trabalho e para o fomento às bandas e orquestras de Minas e do Brasil.

Por tudo isto, a gestão administrativa destas unidades escolares sempre foi altamente desafiadora, tendo em vista compatibilizar eficientemente a complexidade organizacional das turmas, aulas individualizadas ou em pequenos grupos e os projetos educacionais que abrangem toda a comunidade escolar, entre outros fatores.

A responsabilidade de ter sido a “cidade-mãe” da ideia de criação dos Conservatórios Mineiros sempre impulsionou o Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier, de São João del-Rei, na busca de alternativas e soluções pioneiras, que possam inspirar, ou mesmo servir de modelo, e ser replicadas nos demais Conservatórios de Minas Gerais.

Nesta perspectiva, há 15 anos o Conservatório são-joanense criou e, desde 2008, vem desenvolvendo e aprimorando, em parceria com uma empresa local, um sistema de gestão administrativa e pedagógica, focado principalmente na racionalidade, eficiência, transparência e participação. Segundo o idealizador e coordenador do Projeto de Informatização do Conservatório de São João del-Rei, Prof. Mauro André dos Santos,

com auxílio do sistema informatizado, os dados de matrículas e todo processamento do ano letivo são acompanhados pelas equipes gestora e pedagógica, pelos professores, pais e responsáveis pelos estudantes. A inspeção escolar, que acompanha as ações administrativas e pedagógicas, tem acesso aos dados e relatórios no sistema, mostrando maior transparência na gestão e agilidade nas informações demandadas. Com ampliação de 11% no número de matrículas oferecidas, o quadro de pessoal foi sendo otimizado e, atualmente, este sistema de gestão administrativa proporciona, anualmente, economia superior a 1 milhão de reais aos cofres públicos mineiros, somente na unidade de São João del-Rei”.

Mas as melhorias não são somente financeiras, pois abrangem vários outros aspectos, que antes representavam dificuldades a serem vencidas. Como as filas para matrículas, por exemplo, que demandavam cerca de 10 horas aos candidatos às vagas e agora não existem mais. Todo o processo acontece de acordo com um calendário, que prioriza crianças e jovens em vida escolar ativa, mas que possibilita a prática musical também aos adultos. Conforme explica o Professor Mauro Santos,

“Todo o processo acontece pelo site da instituição. O candidato retira uma senha de matrícula e agenda um horário para levar a documentação, assinar a ficha de matrícula e fazer uma fotografia digital. O agendamento das aulas de instrumento ou canto também foi outro ganho. Antes da informatização levava cerca de 1 semana letiva e, agora, os estudantes escolhem seus horários ainda durante as férias escolares e já começam o ano letivo com todas as aulas agendadas.”

A relação do Conservatório com a comunidade são-joanense é altamente positiva e de grande identificação, sobretudo porque sua missão é convergente para o que, para muitos, é a verdadeira paixão e a vocação da cidade, desde o começo do século XVIII: a música. Além da formação musical, a instituição intensifica este relacionamento, promovendo e participando de vários eventos muito prestigiados pelo público em geral, o que fortalece a credibilidade e o pertencimento, materializados no preenchimento de praticamente todas as vagas oferecidas, conforme informa o Diretor do Conservatório, Professor Anthony Claret.

“Para este ano de 2023, já matriculamos 1.715 estudantes. Nossa estudante mais idosa tem 81 anos e iniciou seus estudos em Piano. As matrículas remanescentes também são feitas no site conservatoriosjdr.com.br, conforme o calendário de distribuição de vagas.”

“Estas vagas são decorrentes de estudantes que se matricularam e, por motivos diversos, não compareceram às aulas nos primeiros 20 dias letivos ou cancelaram suas matrículas neste mesmo período. Desta forma, oportunizamos o ensino musical a mais candidatos, recompondo os cargos dos professores já convocados”.

Concluindo, o Professor Mauro Santos destaca que Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier, de São João del-Rei,

“é uma das poucas (se não for a única) escola estadual que possui um controle informatizado de acesso institucional implantado. Os registros eletrônicos de frequência, entradas e saídas de toda a comunidade escolar (alunos, professores, diretores, funcionários, especialistas e responsáveis) são acompanhados pela equipe pedagógica e pela direção do Conservatório. Este monitoramento proporciona, além de maior segurança ao ambiente escolar, um importante processo de busca ativa, inclusive identificando situações individualizadas diversas que, entre outras ações, oportunizam contatos que revertem eminente evasão e trazem de volta muitos estudantes que poderiam tornar-se desistentes.”

Fonte: Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier

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