São João del-Rei | Tiradentes | Ouro Preto
Transparentes

ser nobre é ter identidade

Melhores Práticas

Mapa do Patrimônio de São João del Rei

Descrição

Vídeos
Chafariz da Legalidade
As irmandades de São João del-Rei
Os sinos das irmandades
Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar 300 anos
As bordadeiras do Mapa do Patrimônio
As iguarias de São João del-Rei e região, o Patrimônio Imaterial e as cestas do Mapa
Matosinhos
As pontes de Pedra
Século XX parte I
Serra do Lenheiro

Campanha
Vídeo de apresentação 

Este é o primeiro passo para a criação do Mapa do Patrimônio de São João del-Rei com informações, fotos e filmes de quatro bens tombados, além do site de divulgação da cidade e dos perfis nas redes sociais, com informação acessível e de qualidade sobre nossa história.

O projeto vai criar o Mapa do Patrimônio de São João del-Rei, que vai trazer informações, fotos e filmes sobre os bens tombados na cidade pelo Iphan e pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural. O objetivo é disseminar o conhecimento sobre a história da cidade, a partir de seus bens mais importantes. Vamos usar informações levantadas por especialistas durante o processo de inventário, além de entrevistar historiadores, arquitetos e especialistas da área, ajudando a garantir um conjunto de informações confiável e atualizado.
O projeto cria ainda um site que, além do Mapa, vai apresentar as principais rotas turísticas de São João del-Rei e região, como o Ecoturismo ou o roteiro Gastronômico, Arquitetônico, Religioso, Cultural/Histórico/Artístico ou de Museus. Aproveitando o esforço de impulsionamento, o site servirá ainda para divulgar os principais projetos e produtos relacionados ao patrimônio cultural.
Outro passo importante do Mapa do Patrimônio será a criação dos perfis nas redes sociais. Por meio de Instagram, Facebook e/ou Youtube, o Mapa vai facilitar a divulgação e o compartilhamento dos filmes feitos para o site, alem de outros vídeos feitos exclusivamente para as redes, contando histórias sobre a cidade que até os moradores conhecem pouco.

As recompensas para as doações foram montadas com cuidado e alegria, mostrando um pouco do que a cidade tem para oferecer, desde aperitivos e guloseimas, como queijos, pingas, cervejas, biscoitos, doces, cafés até as delicadezas dos bordados, os registros de fotos antigas e atuais e as lembrancinhas, como os adesivos do projeto, que prometem unir a cidade em torno da nossa causa.
Este é o primeiro passo de um projeto ambicioso que busca dar a São João del-Rei o valor que a cidade tem como patrimônio cultural do país, valorizando a proteção dos seus bens materiais e imateriais, a educação patrimonial, atraindo novo público para o turismo, garantindo informação confiável sobre a cidade, além de facilitar a divulgação dos principais projetos desenvolvidos aqui.
O projeto é uma parceria entre o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural de SJDR, que há 22 anos protege o patrimônio cultural da cidade, e da Associação dos Amigos de São João del-Rei, uma instituição sem fins lucrativos criada para promover projetos relacionados à cultura e educação na cidade.

Esperamos com este piloto comprovar a importância do projeto e garantir as etapas subsequentes até termos um mapa completo com as dezenas de bens tombados, além da permanência da manutenção do site e das redes sociais, institucionalizada por meio da parceria com os diversos conselhos municipais relacionados ao tema.

Fonte: Benfeitoria

Cadastre lideranças engajadas, sua ação sociocultural, seu projeto, produto, entidade, pesquisa, agenda cultural etc - contribua, complemente, ajude a atualizar, curta e compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL