Melhores Práticas
. Projeto Portinari
Descrição

É fundamental dar mais visibilidade as produções sociais, a protagonistas como Candido Portinari, filho de imigrantes italianos que projetou a alma humana e a identidade do Brasil para o mundo, dedicando toda a sua sensibilidade, o seu talento e a sua saúde em mais de cinco mil obras. Na última década de sua vida, contrariando seus médicos por estar intoxicado pelas tintas, entregou a sua grande obra para a humanidade - os painéis "Guerra e Paz" expostos na ONU - abençoando e comunicando diretrizes com todos os sinais possíveis para o mundo. Seu único filho, João Candido Portinari, dedica a sua vida a desenvolver o Projeto Portinari, divulgando o maior artista contemporâneo brasileiro, antes com mais de 95% da obra inacessível ao público, espalhadas pelo mundo ou em coleções particulares, muitas sem data: processamento digital das obras, de mais de 30 mil documentos, pesquisa de autenticidade, resultando na publicação do Catálogo Raisonné "Candido Portinari - obra completa", primeira publicação desta natureza na América Latina.
. João Candido Portinari com o Livro/e-book Ser nobre é ter identidade
. GLOBO Repórter Especial PORTINARI
. Portinari e os Povos Originários | Pesquisa do único filho de Portinari, João Candido Portinari dos trabalhos de seu pai com os povos originários, a Amazônia, as florestas e os animais brasileiros.
***
João Candido Portinari (nascido em 1939), é um professor e escritor brasileiro. Filho único de Candido Portinari , é fundador e diretor executivo do Projeto Portinari e matemático com doutorado em engenharia de telecomunicações .
Recebeu o Prêmio Jabuti na categoria "Arquitetura e Urbanismo, Comunicação e Artes" em 2005, lançou o Catálogo raisonné da obra completa do pai em 2004 e ganhou também o Prêmio Sergio Milliet em 2005.
Ele também escreveu vários livros sobre a vida e obra de Portinari, especialmente o livro Menino de Brodowski .
Fonte: Wikipedia João Candido Portinari
***
Você sabia que o maior painel de Candido Portinari em Minas Gerais está na Casa Fiat de Cultura?
Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o painel, que mede 2,34 x 8,14 metros, está localizado em nosso hall, recebendo você a cada visita. Em tons claros de ocre, azuis, cinzas, verdes, rosas, terras, preto e branco, a composição representa duas cenas justapostas de momentos marcantes: a evolução urbana do estado de Minas Gerais e o grupo dos Inconfidentes, liderados por Tiradentes. Com técnica mista, têmpera e óleo, a obra é caracteristicamente modernista, sem abrir mão de fundamentos da pintura clássica. Incrível, né?
Visite o painel, que segue em exposição permanente na Casa Fiat de Cultura, e mergulhe na história de nosso estado!
Fonte: Facebook Casa Fiat de Cultura
***
Cidade do interior de São Paulo respira arte de Portinari
Município de 25 mil habitantes tem o artista brasileiro como seu cidadão mais ilustre
Adriano Assis/04/04/2025
Museu Casa de Portinari é parada obrigatória no município | Divulgação/Governo do estado
A 337 quilômetros de São Paulo, subindo a Rodovia Cândido Portinari (SP-334) em direção a Minas Gerais, há um município de cerca de 25 mil habitantes que respira arte e valoriza seu cidadão mais ilustre, o pintor brasileiro que dá nome a rodovia.
É Brodowski, na região de Ribeirão Preto, a Califórnia brasileira. A cidade é um destino imperdível para quem busca conhecer a história, a cultura e a arte brasileira, além de desfrutar de momentos de tranquilidade em meio à natureza.
Sua história é ligada aos projetos de expansão da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, no final do século 19, e seu nome homenageia o polonês Alexandre Brodowski, um dos responsáveis pelo projeto.
Foi ali, em dezembro de 1903, que nasceu o pintor e artística plástico Cândido Portinari, responsável por mais de cinco mil obras. Seus trabalhos mais importantes são Retirantes (1944), que faz parte do acervo do Museu de Arte de São Paulo (Masp), Retirantes (1944), exposto no hall da sede da ONU, em Nova Iorque, e O lavrador de café (1934), também no Masp.
Museu Casa de Portinari
O ponto principal do município é o Museu Casa de Portinari, antiga residência do pintor, que representa a forte ligação do artista com sua terra natal, origens e laços familiares. É o local onde ele realizou suas experiências com pinturas murais e se aprofundou na técnica ao passar dos anos.
Vale também a visita à Capela de Santo Antônio, primeira igreja matriz do município, localizada na praça Cândido Portinari. A capela abriga em seu interior a pintura a óleo sobre a tela Santo Antônio carregando o Menino Jesus nos braços, feita pelo artista.
Candido Portinari mandou construir, em 1940, uma capela ao lado da casa da avó Pelegrina, que por conta da idade e problemas de saúde não conseguia se locomover até a igreja para orar. É a Capela da Nonna. Nas paredes estão os santos prediletos da avó, retratados pelo artista com a fisionomia de amigos e parentes.
Passado e presente
Na Praça das Artes, o visitante pode conferir obras do artista Adélio Sarro, cujas esculturas homenageiam Portinari, os imigrantes, o café e as ferrovias.
Já na Praça dos Expedicionários, onde se encontra a Igreja Matriz, há um monumento de granito em homenagem à Santa Padroeira da cidade, Nossa Senhora Aparecida.
Por fim, está preservada a antiga estação ferroviária da cidade, a estação Engenheiro Brodowski, onde tudo teve início para o município.
Fonte: Gazeta SP
***