São João del-Rei | Tiradentes | Ouro Preto
Transparentes

ser nobre é ter identidade

Melhores Práticas

Veja um vídeo 3D da cidade de Ouro Preto em 1760

Descrição

Veja um vídeo 3D da cidade de Ouro Preto em 1760

Como seria atravessar as ruas de Ouro Preto em 1760? As pessoas que já estiveram nesta cidade histórica de mineração certamente questionarão isso quando cruzarem as ruas de paralelepípedos.
Pesquisadores do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) participaram do projeto “Paisagem Pitoresca”, que reconstruiu a cidade de Ouro Preto a partir de 1760. Os pontos turísticos icônicos da cidade, como a Plaza Tiradentes, a Casa de Mara e a capela, foram reconstruídos com vídeo 3D.
Para comemorar os 300 anos de história mineira, o projeto realizou diversas pesquisas técnicas, incluindo diversos registros históricos e gravuras de pinturas de viajantes que por ali passaram na época.
Para reconstruir a antiga Vila Rica, os pesquisadores usaram registros históricos de livros e depoimentos de viajantes da época. No vídeo divulgado pela equipe, é possível observar detalhes arquitetônicos, como os antigos emblemas usados ​​nas paredes externas das casas.

Fonte: Click Museus

Cadastre lideranças engajadas, sua ação sociocultural, seu projeto, produto, entidade, pesquisa, agenda cultural etc - contribua, complemente, atualize, curta e compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL