São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Pesquisadora pradense aparece em lista dos mais influentes do mundo

Descrição

A pradense Deborah Carvalho Malta, professora do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem da UFMG, faz parte da lista dos 39 pesquisadores da UFMG entre os 100 mil mais citados em 2019, segundo levantamento que utilizou dados da base Scopus.

Assinado por John P.A. Ionnidis, da Universidade Stanford (EUA), Kevin W. Boyack, da SciTechStrategies, Inc. (EUA), e JeroenBaas, da Elsevier (Holanda), o trabalho foi publicado na segunda-feira, 16 de novembro, no periódico PlosBiology. O trabalho contém duas análises: os cientistas mais influentes ao longa da sua carreira e os cientistas mais influentes em 2019. Quando são considerados cientistas mais influentes do mundo ao longo da carreira, a UFMG tem 28 professores e pesquisadores entre os 100 mil cientistas mais influentes.  Seiscentos pesquisadores de instituições brasileiras integram a lista global, 47 deles de Minas Gerais.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa da UFMG, Mário Montenegro Campos, os autores lançaram mão, neste trabalho, da métrica mais comum quando se busca apurar a influência dos cientistas, que é a de citações de produções científicas em trabalhos de outros autores. Campos lembra que a Scopus é uma das bases de dados mais importantes no campo das publicações científicas e que levantamentos que tomem por referência outras bases terão como resultado, certamente, números e listas diferentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A professora Deborah Malta, que tem diversas publicações nos temas de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), inquéritos populacionais, análises de fatores de risco, estudos em mortalidade, avaliação em saúde e outros, ressalta a importância desse reconhecimento. “O ranking aumenta nossa responsabilidade, no sentido de avançar na ciência e na geração do conhecimento. Muito importante saber que as pesquisas que publicamos podem influenciar políticas públicas, mostrando as desigualdades sociais e a busca da equidade em saúde. Assim, inspirar alunos e pesquisadores na busca de respostas que possam melhorar a vida das pessoas é desafiador”.

Clicando aqui, é possível ver os outros profissionais da UFMG que foram citados, além de se ter acesso também ao artigo em sua íntegra.

A professora Deborah Carvalho Malta tem um currículo invejável e um vasto trabalho, tanto acadêmico quanto prático, na área de saúde pública. Clicando aqui, é possível acessar seu currículo lattes e se ter uma noção de sua importância.

*UFMG/ Foto: Reprodução, Facebook

Fonte: Prados on line

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.