São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Associação de Radioamadores procura voluntários em Resende Costa

Descrição

Há quatro anos, a Associação de Radioamadores do Campo das Vertentes passou a atuar na região, com sede em São João del-Rei. Agora, a Associação procura voluntários para trabalharem como radioamadores, auxiliando a Defesa Civil do Estado, em 14 cidades, dentre elas Resende Costa. 
O radioamador Edigar Sazzion afirma que isso será de suma importância para a região, já que as cidades estarão interligadas através da Defesa Civil. 
Sazzion explica que “o radioamador é a pessoa que procura manter funcionando uma estação de radiocomunicação, ora para comunicados e conversas informais, bem como para concursos e competições nacionais e internacionais”. Segundo ele, além de auxiliar as autoridades de Defesa Civil nas situações de risco e calamidades públicas, levando as comunicações a locais muito distantes, como por exemplo, no interior da Amazônia e até da Savana Africana, o radioamador ainda pode participar de “bate-papos”, programas culturais e trocar informações com pessoas de outros lugares. 
Ainda de acordo com Sazzion, “num país de dimensões continentais como o Brasil, a necessidade de sistemas de comunicação instantânea não convencional é de extrema importância. Por este motivo foi criada uma rede de radioamadores, para prevenir e procurar auxiliar os órgãos oficiais de salvamento, resgate e prevenção às calamidades”. 
O radioamador pode se beneficiar do radioamadorismo como um hobby, fazendo contatos diários com diversas estações nacionais e internacionais. Mas, além dessa função, o radioamadorismo pode exercer papel mais nobre, sendo uma ferramenta eficaz de utilidade pública em diversas ocasiões, tais como: auxílio a colegas radioamadores viajantes que necessitam de apoio e/ou informações sobre rodovias, telefones, socorro etc.; apoio em caso de emergência aos órgãos públicos de segurança pública, policiais, bombeiros e outros; intermediação para suprir necessidades da comunidade, principalmente procura de medicamentos e pessoas em outras localidades; apoio e colaboração voluntária com o Ministério a Integração Nacional, através da RENER (Rede Nacional de Emergência de Radioamadores). 
Conforme Sazzion, para tornar-se um radioamador é necessário a autorização, que depende da prévia verificação da capacidade operacional e técnica do interessado, mediante exames aplicados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
Os resende-costenses interessados em trabalhar como radioamador, deverão entrar em contato com Edigar Sazzion até o dia 20 de dezembro, pelo email: py4rcv@gmail.com ou pelos telefones: (32) 3372-1079 ou (32) 8817-0676.
A seleção dos radioamadores se dará através de aplicação das provas de ética e técnica operacional, em que o candidato, para ser aprovado, terá que ter no mínimo 70 por cento de aproveitamento em cada prova. Visando à preparação do candidato, a Associação irá emprestar uma apostila, contendo o conteúdo que será cobrado nas provas e, além disso, o candidato poderá entrar em contato pelo email, em caso de dúvidas.

Fonte: Jornal das Lajes . Dezembro de 2011
Texto: Emanuelle Ribeiro
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.