São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

. SOS CIDADE . São João del-Rei e região . Organizações que precisam de apoio/voluntários/parceiros

Descrição

Nas melhores práticas em Responsabilidade Social e cultural você pode ser o protagonista

Entidades, grupos e instituições que fazem a diferença em São João del-Rei
Cadastre sua Responsabilidade Social em nosso portal
Empresas . Ações de Responsabilidade sócio-cultural em São João del-Rei
Associação Amigos de São João del-Rei 
Portal do voluntário
Banco de Voluntários - Programa de Gestão de Riscos ao Patrimônio Musealizado Brasileiro
Links de serviços local/global que fazem a diferença  
Movimento Acredito!
Educafro

Nossa saúde física e emocional relaciona-se diretamente com a vida que organizamos para nós, nosso meio ambiente urbano e ambiental. Milhares de cidadãos/entidades ajudam de fato milhares de pessoas, grupos. E pedem socorro de diversas formas: jovens não estudam por falta de recursos, sofrem pressões desumanas para conseguirem um mínimo de dignidade e chance na vida, grupos que não conseguem sobreviver sem uma ajuda de custo irrisória. Muitas pessoas/projetos/entidades próximas de nós passam sufocos e aflições que, com uma concreta ajuda de nossa parte, faria uma total diferença para elas. 
Inúmeras pesquisas já comprovaram que "fazer o bem faz bem".
Pratique "ser útil aos demais", adote uma atitude.
Conheçam as principais ações e entidades/instituições sérias da cidade e região. 


Campanhas de Solidariedade em São João del-Rei e região
 
1. Coletivo Colmeia (@coletivocolmeia) – arrecadação de alimentos não perecíveis

2. Sopa Vovô Faleiro (3371-9065) – arrecadação de vasilhas e talheres descartáveis
 
3. Solidariedade UFSJ (32- 99919-1731/Gabriel) – arrecadação de alimentos não perecíveis, biscoito cream cracker, produtos de limpeza e higiene pessoal.
 
4. Associação Nova Geração Brasil (32-99944-1981/ @ongngb) - arrecadação de alimentos perecíveis e não perecíveis, materiais essenciais de higiene. Banco do Brasil Ag 0162-7 CC 73076-9.
 
5. Fraternidade Espírita Trabalhadores da Última Hora (32-99967-8405) – arrecadação de alimentos não perecíveis, material de limpeza, móveis usados e roupas.
 
6. Vereda Park Hotel (32- 98806-5755) – arrecadação em espécie e alimentos não perecíveis
 
7. ASAPAC (32-3372-1913/ 32- 98460-8118) – arrecadação em espécie, medicamentos, fraldas geriátricas, leite, suplementos, alimentos não perecíveis e materiais de higiene.
 
8. Albergue Santo Antônio (32- 3371-8383) – arrecadação de alimentos não perecíveis, fraldas geriátricas, m ateriais de limpeza e higiene e em espécie. contato 032 3371 8383 . Banco do Brasil Ag 0162-7 
CC 3014-7 Caixa Econômica Federal AG 0151 CC 501260-7.
 
9. Fraternidade Sagrado Coração de Jesus (próximo a ponte antes de Ritápolis) necessitam de doações de alimentos não perecíveis e materiais de higiene. Banco do Brasil - Ag 0162-7 - CC 25.290-5.
 
10. Fórum Mulheres das Vertentes – doações em espécie para compra de alimentos, produtos de higiene e limpeza. Banco do Brasil – Ag 01627-7 – CC 666530-4.

Entrem em contato direto com as organizações, que precisam geralmente de divulgação, apoio, voluntários, patrocínios. 
Integre a lista das Melhores práticas em São João del-Rei e região, encontrarão cadastros completos das mesmas, inclusive com as respectivas dificuldades, contatos etc.
Muitas ações são diariamente realizadas local e globalmente com o intuito de ajudar o próximo. Grupos, associações, cooperativas etc se organizam, se dedicam, se comprometem contribuindo para que os Oito Objetivos do Milênio sejam alcançados. Atuando em diversas frentes elas precisam de apoio, de ajuda, de contribuição.

***

Sobre o nosso Banco de Dados www.saojoaodelreitransparente.com.br, desenvolvido por Atitude Cultural Projetos e Responsabilidade Social - projeto que já representou o Brasil quatro vezes, desde o ano 2000 e não temos patrocinio, apesar de contarmos com inúmeros parceiros.
Para que possamos continuar este trabalho, precisamos de colaborações para atualização e registro de conteúdos, parcerias/apoio. 


IDEIAS IDEAIS

. As empresas/voluntários fazerem convênios com os clubes da cidade
. Convênios com as entidades, universidade, escolas, sistema de saúde, empresas
. Acompanhamento e aconselhamento psicológico para as famílias e funcionários
. Cooperativas para compras, vendas
. Feira/Empório comunitário - venda de produtos feitos pelos funcionários ou familiares de funcionários - artesanato, gastronomia, legumes, frutas etc
. Jornal/Blog/site das empresas, cooperativas, grupos
. Creche nas empresas
. Cine Clube nas empresas
. Teatro nas empresas . Escola de teatro na empresa e apresentação de grupos teatrais na empresa
. Áreas de lazer nas empresas
. Projeto Música na empresa - com os próprios funcionários, familiares e contratar apresentação de grupos locais - parceria com entidades musicais da cidade
. Oficinas, cursos e eventos nas empresas contratando artistas e grupos culturais locais/gerar emprego e renda via cultura - arte sacra, escultura, mosaicos, cerâmica, gastronomia, dança, pintura, madeira, material reciclavel, jardinagem etc
. Palestras culturais com os Personagens urbanos, artistas e grupos sócio-culturais
. Palestras sobre: meio-ambiente, violência doméstica, economia criativa, cidadania, lixo, auto-estima, drogas, amamentação,qualidade de vida, educação patrimonial etc (Cultura, alimentação, saúde, meio ambiente, turismo)
. Incentivo a participação voluntária de projetos sócio-culturais 


POEMA DA PAZ
Madre Teresa de Calcutá
 
O dia mais belo? Hoje.
A coisa mais fácil? Equivocar-se.
O obstáculo maior? O medo.
O erro maior? Abandonar-se.
A raiz de todos os males? O egoísmo.
A distração mais bela? O trabalho.
A pior derrota? O desalento.
Os melhores professores? As crianças.
A primeira necessidade? Comunicar-se.
O que mais faz feliz? Ser útil aos demais.
O mistério maior? A morte.
O pior defeito? O mau humor.
A pessoa mais perigosa? A mentirosa.
O sentimento pior? O rancor.
O presente mais belo? O perdão.
O mais imprescindível? O lar.
A estrada mais rápida? O caminho correto.
A sensação mais grata? A paz interior.
O resguardo mais eficaz? O sorriso.
O melhor remédio? O otimismo.
A maior satisfação? O dever cumprido.
A força mais potente do mundo? A fé.
As pessoas mais necessárias? Os pais.
A coisa mais bela de todas? O amor.

Assistimos todos os dias a um índice crescente de aspectos sociais negativos, com sequelas e soluções de continuidade imensuráveis na saúde, educação e segurança pública.
Assistimos também ao comodismo de muita gente que, acreditando ser invulnerável a todo e qualquer sinistro, esquiva-se de compartilhar, está sempre com pressa, ignora colaboração coletiva e omite-se no próprio egoísmo. Lamentavelmente essas pessoas inertes ainda pregam aquela máxima: “pago meus impostos e exijo meus direitos”.
Está na hora de rever seus conceitos. Está na hora de ver o que se passa na sua rua e no seu bairro. Há muitas atividades que poderiam melhorar o convívio e a vida das pessoas se cada uma delas absorvesse o espírito do voluntariado. De uma simples ajuda a grandes mutirões é possível conseguir resultados espetaculares e os benefícios são para todos, sejam crianças, jovens ou adultos.

Quem ainda defende que o governo é culpado disso ou daquilo está vendo a vida passar e não coaduna com a cidadania plena entre seres humanos. Há pessoas que são capazes de dedicar horas passeando com cães, mas não se oferecem para levar os idosos num dia de sol à pracinha mais perto de casa. Solidarizam-se com semelhantes somente na época do Natal e acreditam que estão aumentando seus créditos com Deus para após a morte entrarem no Céu. Ora, está na hora de trabalhar o “hoje”. Viver e atuar com espírito de grupo, compartilhando e ajudando no que for possível. Bem perto da sua casa há um posto de saúde, um hospital, uma escola, uma creche. Por que não ajudar com uma hora por dia como voluntário? Há tantas maneiras de colaborar que você vai se surpreender quando conhecer o interior dessas repartições.

No Instituto dos Cegos de Londrina, no Paraná, por exemplo, os voluntários anônimos, gravam fitas de livros inteiros, poesias, contos, crônicas, para que todos os deficientes visuais possam ter a “leitura auditiva”. Um trabalho emocionante porque proporciona uma viagem pelo universo da imaginação.
Nos hospitais que tratam do câncer em vários pontos do país, o expediente administrativo pode ser auxiliado, com o mínimo de domínio do computador, para ajudar no preenchimento dos formulários, por exemplo. Ou ainda auxiliar na cozinha, recolher donativos, levar uma palavra aos doentes ou simplesmente visitar as pessoas que estão internadas.

Nas creches, que tal servir a merenda para as crianças uma vez por dia? Compartilhar do momento do recreio e voltar no tempo, para que a dormência lúdica que existe em cada um de nós floresça novamente e produza em nosso metabolismo as boas endorfinas da alegria e felicidade.
Pessoas aposentadas e felizes, em muitas partes do país, se solidarizam com escolas de periferia e lá ensinam crianças a jogar xadrez, damas, dominó e a montar os deliciosos quebra-cabeças. São essas atividades que fazem as crianças e os jovens terem a boa disputa esportiva e conhecer a verdadeira relação entre vitória e derrota. Molda-se o caráter através da prática do raciocínio. Não há agressões.

Ações voluntárias fazem muita diferença porque estreitam laços, resgatam convívios de amizade, eliminam a vaidade humana e aproximam as pessoas no entendimento de que o bom mesmo na vida é ser e não ter.
Aos que desejarem orientações para encontrar uma vaga de serviço voluntário ou outras informações sobre o tema, podem procurar o Planeta Voluntários, um site não governamental, apartidário e ecumênico, criado em maio de 2009 por iniciativa do empresário Marcio Demari, da empresa Guia Publicidade, sediada em Londrina, Paraná, com a visão de desenvolver a cultura do trabalho voluntário organizado, que leva o serviço voluntariado a auxiliar milhões de brasileiros e entidades que necessitam de todo tipo de ajuda.O site conta com uma rede social que cruza as informações dos voluntários com as instituições cadastradas, sendo um elo entre elas. O endereço é: www.planetavoluntarios.com.br.

* professor universitário, assessor e palestrante educacional


Mais informações
Voluntários . Minas Gerais

Para mais informações/imagens sobre este tema, utilize o SISTEMA DE BUSCA de nosso portal  
Colabore com este Portal contribuindo com conteúdos e atualizações, compartilhando suas fotos, documentos e ação/projeto cultural.
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.