São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Rota Cultural: informativo itenerante

Descrição

Jovens de SJDR lançam informativo itinerante
Por Gazeta de São João del-Rei em 17/05/2014

Em breve, todos os ônibus circulares em São João del-Rei poderão ganhar um informativo cult com matérias e fotos diversas para que os passageiros possam se distrair e adquirir conhecimento durante seus percursos. O objetivo é fornecer informações gratuitas e alternativas à população, a cada quinzena, com o Rota Cultural.

Passageiro lê primeira edição do impresso no trajeto entre Centro e Águas Santas - Foto: Gazeta

Passageiro lê primeira edição do impresso no trajeto entre Centro e Águas Santas – Foto: Gazeta

O projeto, que teve a primeira edição veiculada em murais de 90% das linhas de ônibus são-joanenses, fez parte de uma das disciplinas do curso de Formação e Qualificação de Gestores Culturais, do Sebrae.

Segundo um dos formandos, Thiago Bracarense, aproximadamente 15 estudantes participaram da produção do primeiro informativo. “A tarefa era fazer algum trabalho ou um evento na área de intervenção cultural. Então pensamos em algo de fácil acesso e itinerante”, contou.

Nesta edição
Na primeira edição, além de uma agenda cultural dos meses de maio e junho, foi dado foco ao curso e a matérias sobre a história da Ferrovia Oeste de Minas, além da trajetória de um jovem músico são-joanense. “Divulgar os trabalhos culturais da cidade é uma das nossas principais intenções, ao mesmo tempo em que procuramos atingir o público de maneira geral. O transporte coletivo tem uma enorme rotatividade e é uma ótima forma de propagar informações”, disse.

Verba
Segundo Bracarense, o projeto ainda está em fase de capitação de recursos para seguir adiante. As próximas edições do informativo, aliás, já estão no papel e para circular precisam da ajuda de patrocinadores. “Estamos muito interessados em continuar com o Rota, uma vez que a receptividade da comunidade são-joanense foi muito boa”, ressaltou.

Além dos ônibus que circulam dentro do perímetro urbano de São João, os organizadores do impresso pretendem fazer informativos em ônibus intermunicipais. Neles seria possível encontrar dados sobre as cidades por onde o veículo passa. “Por exemplo, um ônibus que sai de São João del-Rei e vai para São Tiago, ou vice-versa, contaria com informações dos dois municípios, auxiliando inclusive os turistas”, finalizou.

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.