São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Artesanato Grupo Fibra Real

Descrição

Lançamento da Coleção Passado Presente do Grupo Fibra Real

As mãos como instrumentos de trabalho para a criação de arte. Esse dom se uniu à busca por identidade cultural que resultou em peças artesanais confeccionadas pelo Grupo Fibra Real. Criado a partir de cursos de artesanato e empreendedorismo ofertados pela Fundação Bradesco de São João dei-Rei, o sonho de ter o próprio negócio tornou-se realidade com o surgimento de uma Associação composta por 19 pessoas.
Os artesãos viraram empreendedores e lançam, no próximo dia 2 de dezembro, a coleção Passado e Presente. Organizadas em técnicas de papelaria a partir do papel artesanal feito com fibra de bananeira, de cabaça, e de costura com tecidos exclusivamente estampados, as peças trazem a peculiaridade do produto artesanal com características que remetem às memórias, histórias e paisagens de São João dei-Rei.
Em um coquetel para convidados, na próxima segunda-feira, no Centro Cultural da Universidade Federal de São João dei-Rei (UFSJ), a coleção será apresentada pela primeira vez ao público. Após essa data, do dia 3 a 8 de dezembro, os produtos poderão ser apreciados e adquiridos na sede da Associação Fibra Real, situada na Rua Resende Costa, n969, Centro Histórico da cidade.

A coleção
Todo o processo, desde a definição do design das peças até a criação da logomarca do grupo, foi acompanhado por consultoria especializada. Tudo foi meticulosamente estudado para ter a identidade cultural de São João dei-Rei. São peças únicas que retratam, em cada detalhe, uma lembrança da história da cidade.
Na Linha Papelaria foram utilizados papel artesanal com fibra de bananeira e estampas inspiradas na arquitetura histórica, nas flores e plantas utilizadas nas festas de tradição popular são-joanense.
As flores e plantas comuns nas celebraçóes da Semana Santa de São João dei-Rei, também presentes em outras linhas, foram temas da Linha Decoração. A cabaça, o ferro e a madeira de demolição, típicas matérias-primas regionais, foram o pano de fundo para concretizar essa linha que ainda teve a inspiração das antigas janelas da arquitetura colonial e das lendas locais.
A Linha Lendas inspirou a confecção de panéis, bolsas e bonecos de panos. Linha especial para o público infantil que poderá interagir com os produtos que irão aguçar o imaginário da criança através das lendas populares.

Contatos para entrevista

Fátima - (32) 9164-6844, 3371-9147

Maria Helena Manto — (32)3371-5603 Cargo: Diretora de Ensino / Fundação Bradesco — São Jogo dei-Rei/MG

Roberta Kelly Coelho Oliveira — (32)3371-7988 / (32)9199-7823 Cargo: Presidente da Associação de Artesãos Fibra Real Silvana Flanco — (51)8152-3433

Silvana.fiancoRterra.com.br  Cargo: Consultora Empresa Stratégia — Porto Alegre/RS Antônio Carlos das Neves — (11)3684-2243

Cargo: Gerente Departamental da Educação Profissional, Jovens e Adultos / Fundação Bradesco — Sâo Paulo/SP (MATRIZ)

Serviço O que é — Lançamento da Coleção Passado e Presente do Grupo Fibra Real Quando — Dia 2 de dezembro Onde — Centro Cultural da UFSJ Horário 20h

Assessoria de Comunicação - Carla Gomes

Telefone de contato: (32) 9129-3372


***

Centro Cultural da UFSJ recebe artesanato do Grupo Fibra Real

 


A arte feita pelas mãos, que refletem a identidade e a cultura de uma cidade, de um povo. É com essa premissa que o Centro Cultural da UFSJ recebe a Coleção Passado e Presente, do grupo de artesãos Fibra Real, de São João del-Rei. Com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) da UFSJ, a coleção será apresentada pela primeira vez ao público em um coquetel para convidados, na próxima segunda-feira, dia 2. Após essa data, de 3 a 8 de dezembro, os produtos poderão ser apreciados e adquiridos na sede da Associação Fibra Real, situada à Rua Resende Costa, 69, Centro Histórico da cidade.
O Grupo Fibra Real, criado a partir de cursos de artesanato e empreendedorismo ofertados pela Fundação Bradesco de São João del-Rei, fez o sonho de ter negócio próprio tornar-se realidade por meio do surgimento de uma associação composta por 19 pessoas. Com essa coleção, os artesãos se tornam empreendedores, prontos a comercializar as peças confeccionadas através de técnicas de papelaria a partir do papel artesanal feito com fibra de bananeira, de cabaça, e de costura com tecidos exclusivamente estampados, trazendo a peculiaridade do produto artesanal com características que remetem às memórias, histórias e paisagens de São João del-Rei.

Publicada em 02/12/2013
Fonte: ASCOM

***

Artesãos redescobrem arte e lançam coleção

Artesanato para encher os olhos e a motivação de um grupo de artesãos que, através da Fundação Bradesco, impulsionou o próprio talento, produtos e atuações de mercado. O resultado de quase 24 meses de parceria e atuação ininterrupta é a exposição da coleção Passado e Presente, que estará aberta ao público entre os dias 3 e 8, terça e domingo, apresentando mais de 300 peças confeccionadas com papel reciclado, tecido e cabaças, todas inspiradas na história, na cultura e natureza são-joanense.

A Linha papelaria da coleção Passado e Presente do Grupo Fibra Real retrata em suas estampas simbolos que representam São João del-Rei - Foto: Fundação Bradesco / Divulgação

A Linha papelaria da coleção Passado e Presente do Grupo Fibra Real retrata
em suas estampas simbolos que representam São João del-Rei
Foto: Fundação Bradesco / Divulgação

A mostra e comercialização dos produtos acontece à Rua Resende Costa, nº69, no Centro Histórico. O local funciona como a sede da Associação de Artesãos Fibra Real, entidade montada dentro de programa de desenvolvimento da Fundação Bradesco que continua prestando consultoria aos artesãos até julho de 2014. “Vamos ajudar a avaliar resultados, traçar perspectivas e implementar novos projetos. Só assim fecharemos todo esse processo de preparação para a realidade mercadológica que os espera”, explicou a diretora de Ensino da instituição em São João del-Rei, Maria Helena Manto.

A iniciativa
A ação da Fundação Bradesco que culminou na criação da Fibra Real começou há cerca de dois anos, quando um grupo de artesãos que frequentava cursos da instituição de ensino foi convidado a integrar um projeto de aperfeiçoamento completo. Com o “sim”, a turma passou a fazer parte de capacitação que começou com oficinas para produção e utilização de papel através de matérias-primas alternativas, como a fibra de bananeira. Logo depois, foi a vez de desenvolver habilidades de cartonagem e produções de embalagens. Uma artesã paulista, especialista em encadernação e trabalhos com papel e tecido foi convidada, em meio ao trabalho educativo, para ministrar workshops.  Isso sem falar em técnicas de costura importadas até mesmo do Japão. “Aí partimos então para o ensino voltado ao mercado, com planejamento, projetos, perspectivas e, claro, pesquisa”, comentou Maria Helena.

Resultados
“Aprendemos desde coisas mais simples até as mais complexas que realmente mudaram não só nossa produção, mas a nossa vida”, disse a artesã e presidente da Fibra Real, Roberta Oliveira. Segundo ela, além das novas técnicas e da descoberta de habilidades, desenvolver pesquisas minuciosas foi essencial para construir a associação e despertar o tino mercadológico no grupo. “Tivemos o apoio de uma designer do Sul do país na criação das peças e percebemos que detalhes corriqueiros são essenciais para manter a identidade da produção já conhecida de São João del-Rei e dar nossa cara aos produtos que vão chegar ao mercado lá fora’, explicou.
Tudo isso foi captado como identidade cultural e natural da cidade, sendo refletido em quatro linhas de produtos: a Papelaria, com papel produzido a partir de fibra de bananeiras e estampas inspiradas tanto na arquitetura barroca quanto na flora local; a Decoração, que buscou em matérias-primas regionais como cabaça, ferro e madeira a base para a criação dos itens; a Lendas, com bolsas, bonecos e panôs (cordéis com histórias); e, por fim, a Infantil, voltada ao lúdico, também inspirada nos contos e causos que atravessam gerações.
O Fibra Real já está desenvolvendo um blog e páginas próprias em redes sociais. A ideia é que as plataformas digitais sejam lançadas ainda neste ano.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei em 30/11/2013

***






























***

Mais informações:
Grupo Fibra Real/Facebook

 

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.