Melhores Práticas
Programa Bem Viver
Descrição
Os portadores de doença mental de 15 municípios da região do Campo das Vertentes encontraram uma extensão da sua casa com o programa Bem Viver. E se esta segunda casa já trazia alternativas de atendimento, essa realidade ficou melhor depois da entrega de equipamentos para esses centros de convivência.
O material foi adquirido por meio de convênio com o Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Saúde, no valor de mais de R$120 mil que foram utilizados para a compra de equipamentos permanentes como computador, notebook, câmera digital, refrigerador, TV Led, fogão, projetor, mesa, armário, cadeira e impressora. Também foram disponibilizados produtos para realização de oficinas como essência de óleo para vela, parafina, pavio para vela, kit de material para confecção de shampoo, condicionador, creme corporal e sabonetes.
De acordo com o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde das Vertentes (Cisver) e prefeito de Conceição da Barra de Minas, Altair Alvim (PSDB), o Juju, a celebração do convênio é a afirmação dos resultados positivos da iniciativa. “O programa Bem Viver tem tido uma repercussão muito boa. O retorno para tratamento de pessoas com esse tipo de problema, nas cidades participantes, é muito bom. E a aquisição desse material por meio de convênio só reafirma isso”, disse.
A cidade de Resende Costa foi uma das contempladas. De acordo com o prefeito do município, Aurélio Suenes (PRTB), os equipamentos irão aprimorar o atendimento. “Com esse material que recebemos poderemos aperfeiçoar ainda mais a nossa assistência”, destacou.
Quem participa
O Programa Bem Viver foi implantado pelo Cisver junto aos municípios conveniados: Barroso, Coronel Xavier Chaves, Conceição da Barra de Minas, Itutinga, Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas, Piedade do Rio Grande, Resende Costa, Santa Cruz de Minas e São Tiago. Posteriormente integraram o programa, Nazareno, Ibituruna, Prados, Ritápolis e Tiradentes.