São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

EMATER-Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais

Descrição

Emater-MG completa 64 anos priorizando a qualidade na prestação de assistência técnica

Empresa ligada ao Governo de Minas está presente em 783 municípios mineiros, contribuindo para o desenvolvimento da agricultura familiar.
Considerada referência nacional no setor de extensão rural, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) comemora, no dia 6 de dezembro, 64 anos. A solenidade será marcada por homenagens e entrega de medalhas aos funcionários. O evento terá a participação do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento, e de diversas autoridades. A solenidade será realizada às 17 horas, na Unidade Central da Emater-MG, que fica na avenida Raja Gabaglia, 1626, bairro Gutierrez, Belo Horizonte.
Vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a Emater-MG está presente em 783 municípios mineiros, contribuindo para o desenvolvimento da agricultura familiar. A empresa atua em diversas áreas, como preservação ambiental, segurança alimentar, implantação de agroindústrias, comercialização e melhoramento genético. Os extensionistas trabalham na orientação dos agricultores, dando todo o suporte técnico para que eles obtenham sucesso em suas atividades. Até o fim de 2012, a Emater deve atender cerca de 400 mil agricultores familiares, 7.795 organizações comunitárias e 372.643 pessoas em sustentabilidade ambiental.
Os serviços prestados à sociedade pela empresa já renderam reconhecimento nacional. Em 2012, a companhia foi eleita pela terceira vez a melhor do país em Desenvolvimento Agropecuário. A categoria faz parte do 8º Prêmio Melhores do Agronegócio da revista Globo Rural. Para o presidente da Emater-MG, Marcelo Lana Franco, esse reconhecimento representa a qualidade do trabalho prestado pela empresa e a dedicação de todos os funcionários. “Essa conquista demonstra o esforço do Governo de Minas Gerais para fortalecer a assistência técnica e extensão rural, garantindo desenvolvimento e atendimento de qualidade para os agricultores familiares”, afirma o presidente.
“Este trabalho de décadas é fundamental para o sucesso das ações do Estado junto ao produtor rural, principalmente ao agricultor familiar. Durante todo este tempo, a busca foi tem sido pela qualificação do nosso agricultor, com o objetivo garantir a sustentabilidade da atividade no campo, com benefícios econômicos e sociais”, sustenta o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento.
Os principais indicadores dos resultados da Emater-MG podem ser conferidos em programas, como o Certifica Minas Café; Minas Leite; Cultivar, Nutrir e Educar; Programa de Aquisição de Alimentos e Programa Nacional de Alimentação Escolar. Iniciado em 2007, o Certifica Minas Café é um programa do governo estadual e executado pela Emater-MG e pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). A proposta é estimular os produtores a adotarem boas práticas de produção e uma gestão moderna da propriedade para agregar valor ao café mineiro. A Emater-MG orienta os produtores sobre as adequações das propriedades candidatas ao processo de certificação. O Certifica Minas Café deve atingir a marca de 1.650 propriedades cafeeiras certificadas até o fim de 2012. O Programa também chama a atenção dos cafeicultores para a necessidade do equilíbrio entre produção e meio ambiente.
O Minas Leite, lançado em 2005 pelo Governo do Estado, tem o objetivo de modernizar a cadeia produtiva do leite e agregar valor ao produto. Por meio do programa, os produtores aprendem a maneira correta de produzir leite de qualidade e fazer uma gestão eficiente da propriedade. O programa é coordenado pela Seapa e executado pela Emater–MG. Até o fim de 2012, irá atender 1.150 propriedades, abrangendo 338 municípios mineiros. Para 2013, a meta é elevar o número de fazendas integradas ao programa para, no mínimo, 1.300 propriedades.
Segundo o presidente da empresa, as perspectivas para o próximo ano são de expansão. “Para 2013, a sociedade pode esperar muito mais da Emater-MG. É um ano que promete muito em termos de recursos e parcerias que irão beneficiar a assistência técnica e os agricultores mineiros. No ano que vem, continuaremos trabalhando com a mesma seriedade e comprometimento para contribuir de maneira eficaz com o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar em Minas Gerais”, afirma o presidente da Emater-MG. 

Modernização e capacitação 

Marcelo Lana também destaca a gestão moderna e eficiente da companhia, que tem priorizado a capacitação e valorização de seus profissionais. Em 2012, o Governo de Minas Gerais entregou à empresa 239 veículos e mais 750 computadores. O valor dos recursos para a aquisição dos veículos e equipamentos de informática foi de cerca de R$ 6,6 milhões. A ação foi possível por meio de parceria entre a Emater-MG e os governos estadual e federal. De acordo com o presidente da Emater-MG, o processo de modernização é fundamental para  aumentar a qualidade do serviço de assistência técnica e extensão rural.
“Com assistência técnica de qualidade, com os nossos técnicos capacitados e com boas condições de trabalho, contribuímos para que o produtor consiga melhorar a produtividade de sua propriedade, agregar valor ao seu produto e comercializar com um bom retorno financeiro, atendendo as exigências do mercado”, afirma Marcelo Lana. 

Solenidade pelos 64 anos 

No dia 6 de dezembro, durante a cerimônia pelos 64 anos da Emater, o procurador-chefe do Tesouro Precatório e Trabalho da Advocacia Geral de Minas Gerais, Ronaldo Maurílio Cheib, será homenageado com a entrega de uma placa pelos contribuições prestadas ao serviço de assistência técnica e extensão rural.
Já os funcionários com 10, 20, 30, 35, 40 e 50 anos de casa serão agraciados com medalhas pelo tempo de serviço dedicado à empresa. Haverá também a premiação do Destaque MelhoraAção da Unidade Central e do Estado. O MelhorAção é um projeto criado pela Emater-MG para valorizar o profissional, reconhecendo os projetos, as boas práticas ou as ações de melhoria, desenvolvidas pelos funcionários, e que tenham obtido resultados significativos na rotina da Empresa. Em cada unidade regional foi eleito um destaque.

Assessoria de Comunicação da Emater-MG . (31) 3349-8132 / (31) 3349 -8096 

Assessoria de Comunicação Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais . (31) 3915-8552

Fonte: Agência Minas

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.