Melhores Práticas
Programa de Gestão Avançada - Fundação Dom Cabral
Descrição
O PGA promove uma reflexão abrangente e estratégica, considerando o ambiente internacional, a inserção do Brasil no cenário atual e o desenvolvimento dos participantes como líderes empresariais. Propicia, também, que os participantes revisitem suas práticas de gestão e tenham novos insights em busca da competitividade de suas organizações.
Participantes
Presidentes, vice-presidentes e dirigentes responsáveis pela definição estratégica de suas organizações.
Estrutura do Programa
Durante uma semana, professores da FDC e convidados promovem uma intensa discussão sobre os desafios-chave da gestão empresarial, abordando tanto aspectos específicos da economia brasileira quanto os desafios de atuação das empresas aqui instaladas.
Etapa França
As duas semanas consecutivas no INSEAD representam um excelente momento para os participantes se distanciarem de sua realidade, refletindo sobre sua carreira, sua competência empreendedora e sobre o desempenho de suas empresas. As dinâmicas propostas proporcionam uma intensa experiência de aprendizagem, ao estimular nos participantes o exercício de sua capacidade analítica e de julgamento.
Etapa de Encerramento
Buscando a consolidação das principais aprendizagens obtidas ao longo dos módulos anteriores, os participantes são desafiados a apresentar suas reflexões em torno de “Temas para a Excelência”, reforçando conceitos, questionando suas práticas e propondo novas formas de olhar para suas realidades.
Resultados
• Ampliação da visão estratégica e global de negócios.
• Competência ampliada para definir os rumos da organização em busca de desempenho superior.
• Ampliação da capacidade de compatibilizar os interesses dos vários stakeholders em ambiente competitivo.
• Aperfeiçoamento das habilidades em liderança no engajamento e mobilização de suas equipes.
• Ampliação do networking com dirigentes seniores de empresas de excelência.
• Análise e reflexão sobre temas de excelência
Programa de Gestão Avançada - PGA
Conteúdo
Macroambiente
• As megatendências no século XXI
- O legoworld.com: vivendo em um mundo marcado pela diversidade e flexibilidade.
- Globalização em redes: as teias mundiais.
- A nova ordem mundial: tendências e ameaças.
- O planeta de nômades: o controle das fronteiras.
- O consumo substituindo o trabalho como novo centro organizador da vida humana.
• Panorama econômico e gestão em tempos de certezas e incertezas
- Globalização.
- Desaceleração econômica.
- Os novos players globais emergentes.
• A posição do Brasil na economia global.
• Competitividade, marcos regulatórios, sustentabilidade e regulamentação.
• Instabilidade geopolítica e perturbações do mercado.
• Taxas de câmbio, taxas de juros, crises financeiras, guerras entre moedas.
• Impacto do macroambiente no gerenciamento diário de operações.
Governança Corporativa
• O desenvolvimento das corporações e o despertar da governança corporativa.
• Objetivos, concepções e valores da governança corporativa.
• A estrutura de poder, o processo e as práticas da governança corporativa.
• Os modelos de governança efetivamente praticados.
• Governança corporativa no Brasil.
• Tendências prováveis da governança corporativa.
• As oito forças que modelam a governança: Propriedade, Princípios, Propósitos, Poder, Processos, Práticas, Perenidade, Pessoas.
• A relação conselho e executivos.
Gestão Estratégica e Global
• A estratégia do “Oceano Azul”
- Como escapar da armadilha da competição e das limitações impostas pela estrutura da indústria.
- Desenvolvendo uma proposição atrativa de valor.
- Conquistando novos espaços no mercado.
• Inovação
- Longevidade empresarial e a importância da inovação neste contexto.
- O papel da liderança na criação de um ambiente favorável à inovação.
- “Jobs to be done”: como desenvolver ofertas focadas na tarefa de seus clientes
• Atuação global
- Tendências da globalização e a lógica da multinacionalização.
- Fatores determinantes de vantagens competitivas das nações.
- Opções estratégicas para se tornar um competidor global.
- Como os gigantes emergentes desenvolvem estratégias para competir com sucesso contra as consagradas multinacionais ocidentais.
• Fusões e aquisições
- A opção de M&A como estratégia corporativa para o crescimento.
- Os desafios da integração pós-fusão.
- Adaptação das abordagens de integração aos tipos de transações e fontes de criação de valor.
• Estratégia em serviços
- A gestão proativa das interfaces com o cliente: a dicotomia “back and front stage”.
- O círculo virtuoso da criação de valores compartilhados.
- Tornando os serviços mais tangíveis: a sua “industrialização”, a segmentação dos clientes e a importância da focalização das operações.
Gestão Organizacional
• Marketing: a criação e a captura de valor
• Ética, indivíduo, empresa e sociedade
• Cultura organizacional
- A gestão dos intangíveis.
- Informação, cultura e comunicação.
- Confiança organizacional.
- Construindo uma cultura de excelência.
• Gestão intercultural
- Semelhanças e diferenças culturais essenciais para a realização de negócios.
- Estilos de liderança e perfis culturais de diferentes países.
- Estratégias para liderança efetiva em ambientes multiculturais.
• Finanças corporativas
- O desempenho corporativo na visão sistêmica.
- A gestão para criação de valor.
- Árvore da geração de valor.
- O valor da empresa e a visão gerencial de longo prazo.
- Método do valor econômico agregado.
- Fluxo de caixa descontado.
• Liderança
- Gestão de si mesmo e dos outros.
- O líder como coach.
- Liderança colaborativa.
- Liderança e justiça.
- Liderança, processo decisório e mudança.
- Culturas de alto desempenho.
- Objetivos de vida.
Autogestão da Saúde
• Desenvolvimento da consciência corporal e melhoria do condicionamento físico dos participantes, preparando cada um deles para a autogestão da saúde.
Depoimentos Empresariais 2011
• André Bier Gerdau Johannpeter – Presidente do Grupo Gerdau
• Horacio Lafer Piva – Conselheiro da Klabin Papel e Celulose
• Wilson Otero – Presidente da Datora Telecom
Temas para a Excelência 2011
• Liderança no contexto da diversidade geracional – professor orientador: Anderson de Souza Sant’Anna.
• Eficácia do Conselho de Administração – professor orientador: Eduardo Nunes Gusso.
• Crescimento – professor orientador: Newton Garzon.
• Como formar e gerir redes de cooperação – professor orientador: Rosiléia Milagres.
• Como implantar uma gestão Triple Bottom Line – professor orientador: Cláudio Bruzzi Boechat.
• Gestão globalizada de uma multinacional brasileira – professor orientador: Luiz Carlos Ferreira de Carvalho (Lical).
• Estratégias inovadoras – professor orientador: Kip Garland.
Programa de Gestão Avançada - PGA
Metodologia
A metodologia associa os mais modernos conhecimentos de gestão empresarial aplicados à realidade da empresa. A interação dos participantes e o inter-relacionamento das disciplinas retratam a realidade empresarial.
A convivência internacional é outro ponto importante da metodologia. No INSEAD, os participantes têm a oportunidade de trocar experiências com executivos e professores de diversas nacionalidades. Juntos, refletem sobre temas relevantes para as empresas, reforçando a característica marcante da FDC de buscar sempre a associação entre teoria e prática.
Do PGA à Comunidade PGA
Os participantes são convidados a integrar a Comunidade PGA, que engloba cerca de 740 executivos em uma rede que propõe ampliar relacionamentos e oportunidades de atualização continuada.
Fonte: Fundação Dom Cabral
Mais informações
Primeiro Dicionário de Políticas Públicas da América Latina