São João del-Rei | Tiradentes | Ouro Preto
Transparentes

ser nobre é ter identidade

Melhores Práticas

Trupe a Torto e a Direito

Descrição

A Trupe A Torto e a Direito é um grupo teatral do Programa Polos de Cidadania da Universidade Federal de Minas Gerais, criado há 14 anos. Vestidos de palhaço ou usando fantoches, apresentam-se em escolas, associações, teatros e praças públicas para envolver a população no enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. De forma descontraída, com esquetes e caricaturas do mundo real, conseguem abordar tabus e provocar o público para a transformação de sua realidade. Além da criação das peças teatrais, a Trupe trabalha com a capacitação de jovens de regiões vulneráveis, desenvolvendo grupos de teatro amador nas comunidades e fomentando a prática do teatro de rua por meio de oficinas e monitoramento de montagens e ensaios. As peças são produzidas a partir de pesquisas das demandas específicas de cada comunidade, utilizando muitas vezes a linguagem do cordel. Para tornar-se um instrumento de conscientização de forma diferenciada, o grupo tem influência do Teatro do Oprimido, criado na década de 70 por Augusto Boal e consolidado internacionalmente como prática e método eficaz de incitar o comportamento solidário e a organização social.

Cadastre lideranças engajadas, sua ação sociocultural, seu projeto, produto, entidade, pesquisa, agenda cultural etc - contribua, complemente, ajude a atualizar, curta e compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL