São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Grupo TambOr Mineiro . Maurício Tizumba

Descrição

Dentro de uma preocupação de resgate e valorização da cultura mineira, Maurício Tizumba, em abril de 2002, iniciou um curso intitulado “TambOr Mineiro”, em que procurou compartilhar os diversos ritmos, cânticos e passos de dança do Congado Mineiro com seus 40 alunos, distribuídos em 3 turmas. Muito mais do que transferir conhecimentos, o que se propôs foi o envolvimento e participação dos alunos, de forma sistemática e lúdica, procurando desenvolver em cada um deles a habilidade natural de tocar instrumentos simples de percussão, entoar cânticos e dançar, em um conjunto harmônico e sincronizado. Como ocorre nas Guardas de Congado, os alunos aprenderam a construir seus próprios instrumentos de percussão. Atualmente com sete turmas formadas, sendo um número superior a 150 alunos.
O Grupo TambOr Mineiro, após o término do curso, vem se apresentando em eventos que estejam vinculados à cultura mineira e continua encontrando-se semanalmente, com o objetivo de aperfeiçoamento e entrosamento crescente.
As apresentações do Grupo TambOr Mineiro são marcadas pela alegria e ritmo no canto e dança que remete à forte herança negra de nossa cultura. O repertório envolve cânticos do Congado Mineiro e música popular brasileira, entoados ao ritmo de tambores, gungas e patangomes.
Nessa caminhada, o grupo já ganha uma excelente repercussão e vem se apresentando com freqüência, conquistando o público por onde passa.

Viste http://www.facebook.com/l/dAQDxrVyIAQBmmnYWM7-srI6j33D84NTwgg7ViXVE_V5VbA/www.tambormineiro.com.br
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.