Melhores Práticas - Ação

1. Cultura São João del-Rei e região

Grupo Arte de Rua

Texto

Grupo Arte de Rua

Tudo começou no Largo do Carmo, na festa de Nossa Senhora do Carmo com um grupo de amigos, entre eles Luiz França, Aroldo, Vitor Gonçalves, Nando Arruda, entre outros. Com o passar dos tempos tal atividade foi se expandindo e ganhando novos adeptos, inclusive crianças. O grupo sempre trabalhou confeccionando Tapetes de Rua na cidade de São João del-Rei, a partir de 1999 oficializou-se como "Grupo Arte de Rua".
Durante as comemorações religiosas na cidade, podemos apreciar, pelas ruas principais de centro histórico, a arte popular traduzida em seus belos tapetes. No seu contexto geral são reproduções de santos ou cenas religiosas. Usando de materiais simples como serragem, tintas, areia branca, os nossos artistas de rua  vão deixando a marca de sua criatividade. A comunidade ajuda fornecendo os materiais, água, lanche etc.
Hoje o grupo não se limita apenas ao Largo do Carmo, também na festa de Nossa Senhora das Mercês, festa do Senhor dos Montes, festa de Nossa Senhora Aparecida (no bairro Guarda-Mor), na festa de Corpus Christi, entre outras festas religiosas e claro - na festa de Nossa Senhora do Carmo onde esse grupo faz o tapete em toda rua da João Mourão além da frente da Igreja deixando maravilhados não só os sanjoanenses como os turistas que aqui chegam para se encantarem com o barroco mineiro.
Foram convidades a integrarem, com outros artistas e grupos, o projeto Semana Santa Cultural do Largo São Francisco.
Fonte: Grupo Arte de Rua

Contato: Nando 032 3371 9779

Imagens Grupo Arte de Rua  

O conteúdo desse portal pode ser reproduzido, desde que citadas as fontes e os créditos.

www.saojoaodelreitransparente.com.br . Projeto, pesquisa, organização e concepção: Alzira Agostini Haddad . Todos os direitos reservados