Melhores Práticas
Adote um atleta . Valmor Bolan
Descrição
Em tempos de Olimpíadas, precisamos apoiar iniciativas que favoreçam o esporte em nosso país como investimento na formação dos nossos jovens. Através das atividades esportivas (e são tantas as modalidades) é que poderemos auxiliar o processo educativo deles, pois dessa forma evitaremos os “escapismos” que temos visto se alastrar por toda a parte.
Quando falta um sentido de vida aos jovens, então as drogas, a violência, tudo pelo prazer, etc., acaba sendo fuga, com as consequências já conhecidas e tão divulgadas diariamente pela imprensa.
Há um meio de minimizar os danos de uma vida sem sentido: motivando o adolescente à educação e ao esporte, sempre com princípios e valores de vida.
Existe um programa muito interessante nesse sentido chamado Adote Um Atleta. Trata-se de pais que adotam crianças carentes com uma quantia mensal destinada para que elas participem de uma atividade esportiva, custeando assim o desenvolvimento de uma caminhada que leve esta criança a se aprimorar em alguma modalidade, chegando inclusive a alcançar um desempenho que a capacite a participar das Olimpíadas.
Uma iniciativa empreendida geralmente por alguma associação de famílias, que dão proteção e promoção às crianças vocacionadas ao esporte, criando assim efetivas oportunidades.
Uma ação como esta, de valorização humana, deveria se estender por todo o país, não apenas vindo de entidades, mas também de parcerias da iniciativa privada com o Poder Público (em todos os níveis) para que, inclusive, o Brasil amplie seu potencial de medalhas.
O que vemos, nos jogos olímpicos, sempre países como a China e os Estados Unidos levarem as melhores medalhas. Isso porque, gostem ou não, esses países fazem um forte investimento na educação e preparam seus jovens para serem vencedores também no esporte.
O Brasil só será um país desenvolvido quando fizer esta tarefa de casa, seguindo o exemplo dasnações cujos governos investem, de verdade, nas crianças e jovens, para que alcancem o sucesso que desejam nas atividades esportivas.
Iniciativas como o projeto Adote Um Atleta podem criar uma rede de apoio com contribuições de empresas, ONGs e poderes públicos, para que se possa, quem sabe, nas Olimpíadas de 2016, no Brasil, ver crescer, de modo concreto, as chances dos nossos jovens em obter medalhas olímpicas.
* doutor em Sociologia e presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento e Controle Social do ProUni.
Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 04/08/2012