São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Região se destaca em Mundial de Jiu-Jitsu

Descrição

A participação da região no VI Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu, promovido pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE), rendeu bons frutos. A competição, que teve como palco o Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo (SP), foi realizada entre os dias 19 e 22 de julho e reuniu mais de 5 mil atletas renomados de todo o mundo em disputas que abrangeram desde a categoria Infantil até a Sub-sênior.

Ibirapuera foi o local onde aconteceram as lutas do mundial - www.x-combat.com.br / Divulgação

Ibirapuera foi o local onde aconteceram as lutas do mundial – www.x-combat.com.br / Divulgação

Além de atletas de países como França, Argentina, Peru, Chile, Guiana Francesa, Finlândia, Inglaterra, Polônia e Estados Unidos, competidores de várias regiões do Brasil também integraram o tatame.

Região
Atletas de São João del-Rei, Barbacena e Santa Cruz de Minas alcançaram boas colocações. Representantes das academias Araidô e Bauer, de São João del-Rei, por exemplo, chegaram ao pódio. O lutador Carlos César Campos, da academia Bauer, foi o campeão da categoria Super-sênior pela faixa roxa. Ele começou a treinar aos 55 anos e, atualmente, aos 60, já possui em seu currículo um número considerável de vitórias. Para ele, o ano de 2008 foi promissor, já que foi vencedor dos campeonatos Mundial e Sulamericano.

O atleta, que cursa Educação Física na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) já está na expectativa para o Campeonato Sulamericano, que acontecerá em novembro, na Argentina. Já a outra academia são-joanense, Araidô, ganhou duas medalhas de bronze, uma com Cláudio Cabral, na categoria Sênior, e outra com Bruno Cabral, na categoria Juvenil. Ambas pela faixa azul.

A Guerreiros Unidos, de Santa Cruz de Minas, foi a equipe da região que alcançou o maior número de vitórias. Foram três medalhas conquistadas pelo grupo. Alex Batista, que disputou na categoria Adulto, faixa preta, ficou em 3º lugar, enquanto Josimar Adelino foi o ganhador da medalha de bronze na categoria Sênior, faixa preta, e Daniel Otávio Silva o vice-campeão da categoria Juvenil, faixa azul.

Segundo ele, a ajuda dos colegas da equipe foi fundamental e a vitória foi fruto de um treinamento árduo, que se intensificou no mês anterior ao campeonato. O atleta já foi o primeiro colocado em 34 competições. Uma delas foi o Campeonato Sulamericano.

Alex Batista, ao lado de Fábio Camilo, é fundador e professor da academia. Ele conta que é realizado um treinamento focado no mundial durante todo o ano para que o torneio tenha um resultado gratificante. “É uma competição difícil, de alto nível, que exige preparo pesado para que possamos honrar o nome da cidade e conseguir a atenção de patrocinadores”, destacou.
A afirmação é ressaltada por Cleito Soares, outro atleta que representou a cidade de Barbacena no pódio da competição e é proprietário de uma academia homônima. Ele conquistou o 3º lugar na categoria Sênior, faixa preta, e já se prepara para a terceira fase do Campeonato Mineiro, que acontece no dia 19 de agosto.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 04/08/2012

*
**

Sanjoanense conquista Mundial de Jiu-jitsu

Sanjoanense conquista Mundial de Jiu-jitsu

Mais uma vez o atleta sanjoanense Ronald Bauer consagrou-se campeão, no Mundial de Jiu-jitsu Esportivo, realizado no último fim de semana, em São Paulo. Ele venceu na categoria Faixa Preta, acima de 100kg, e também na modalidade Absoluto, na qual participam todas as categorias. Com essa conquista, Bauer ganha seu oitavo título mundial, sendo sete consecutivos.

A equipe de São João del Rei tinha no total sete competidores, com destaque para Scheila Rose Assunção, campeã nas modalidades Faixa Roxa e Absoluto, conquistando assim o bicampeonato mundial e o atleta Carlos César Reis, de 57 anos, que ficou em quarto lugar na Sênior.

Bauer destaca a importância da competição e do título não só para ele, mas para a cidade. "Conseguir se destacar em uma competição como esta é muito gratificante, pois não é apenas meu nome que se eleva no cenário mundial, mas o de São João del Rei", explicou.

Ainda de acordo com o atleta, um dos maiores problemas enfrentados por ele e sua equipe é em relação ao patrocínio. "Se nós tivéssemos mais apoio, conseguiríamos ir a mais competições e quem sabe conseguir mais medalhas". Mas o esportista destaca os patrocínios que vêm conquistando. "Para o Campeonato Mundial nós conseguimos o apoio da Prefeitura Municipal de São João del Rei, da Farmácia Santa Teresinha, da Ford e do restaurante San Felice, de Tiradentes. A ajuda deles foi primordial para irmos até São Paulo", destacou.


O Campeonato

O Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu Esportivo foi organizado pela Confederação Brasileira de Jiu-jitsu Esportivo (CBJJE) e aconteceu nos dias 17,18 e19 de julho no Ginásio do Ibirapuera, São Paulo. No total foram 30 modalidades divididas em diversas categorias. O número de inscritos foi de aproximadamente dois mil atletas de todas as regiões do Brasil e de diversos países como Armênia, Iugoslávia, Portugal, Holanda, França, Japão, Estados Unidos, Argentina, Venezuela, Chile, Paraguai, entre outros. O primeiro dia de competição contou com lutas femininas e masculinas das Faixas Branca e Azul de todas as categorias. No segundo dia aconteceram as lutas das Faixas Marrom e Roxa. Já no terceiro dia as lutas foram dos atletas Faixa Preta.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei 25/07/09

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.