São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Liga de Desportos . São João del-Rei

Descrição

Liga Municipal de Desportos (LMD) de São João del Rei define regras do Campeonato Amador

Foi decidido na última terça-feira, 21, o regulamento do Campeonato da Primeira Divisão Amador – Módulo I de 2009, da Liga Municipal de Desportos (LMD) de São João del Rei. As equipes do Athletic Club, Social Futebol Clube, América Recreativo e Futebol, Esporte Clube Bonfim, Associação Atlética São Caetano, XV de Novembro Futebol Clube, Esporte Clube Santa Cruz, Figueirense Futebol Clube e Siderúrgica Futebol Clube disputarão a competição que terá início no dia 16 de agosto.

O presidente da LMD, Paulo Vitor Ferreira, disse que este campeonato busca resgatar a excelência do esporte em São João del Rei. "Acredito que este torneio será um dos maiores dos últimos tempos, porque a auto-estima dos jogadores e dos times em geral está muito elevada e isto com certeza vai se refletir nos torcedores".

O evento esportivo será dividido em três fases. Na preliminar, cada time fará um jogo contra os demais. Esta primeira etapa terá 36 jogos e se encerra no dia 8 de novembro. Para a semifinal quatro equipes disputarão jogos de ida e volta pelo sistema "mata-mata". E na fase final dois times também farão jogos pelas mesmas regras da semifinal. Os jogos acontecerão aos domingos e as quartas-feiras, sendo duas disputas por dia, sempre às 13h e 15h. As partidas ocorrerão nos estádios Joaquim Portugal, Paulo Campo e Eli Araújo.

Ainda de acordo com Ferreira o regulamento visa proporcionar mais segurança e conforto para os torcedores. "Um dos grandes problemas que enfrentávamos nas competições anteriores, era a demora em começar as partidas. Agora fizemos uma cláusula, a qual estipula a cobrança de R$10 por minuto de atraso, com tolerância máxima de 20 minutos", disse.

O presidente da LMD ressaltou também que este torneio, vai firmar grandes parcerias com autoridades do esporte mineiro. "Na abertura oficial da competição, teremos a presença do presidente da Federação Mineira de Futebol, Paulo Schettino, e dos presidentes das ligas de futebol de Andrelândia, Barbacena, Congonhas, Juiz de Fora e Lafaiete".

O primeiro jogo será no estádio Joaquim Portugal. Às 13h horas o Siderúrgica enfrenta o XV de Novembro e às 15h o Athletic joga contra o Bonfim.

...

ORGANIZAÇÃO, CONDIÇÃO PRIMEIRA

Em apenas três reuniões num intervalo de duas semanas a direção da Liga e os clubes conseguiram definir o campeonato adulto que é uma das vertentes que dará suporte à tão almejada reorganização do nosso futebol amador. Regras e regulamentos discutidos, tabela pronta e adesão de 90% dos clubes filiados da 1ª divisão. Para o êxito foi de fundamental importância à integração de duas cadeias: a de clubes e Liga considerada a responsável pela produção de espetáculos e o agente público, no caso a Prefeitura Municipal que foi a sua principal cliente - interessada que é - na associação do produto futebol como forma de entretenimento para as diferentes classes sociais. Outros clientes certamente irão se juntar a essa cadeia de serviços que também é uma estrutura de negócios. A própria imprensa esportiva, alvo de crítica em uma dessas reuniões pela nem sempre presença deverá procurar melhor se estruturar nesse aspecto, uma vez que passa a vislumbrar um sentido de coordenação, afinal são os bons produtos que atraem seus clientes.O futebol brasileiro só deu um salto de evolução quando o denominado Clube dos Treze se organizou e trouxe com ele os grandes investidores, inclusive a imprensa uma das grandes beneficiadas como consumidora indireta.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 01/08/09

***

Liga de Desportos . Posse de Luiz Carlos Baccarini

No dia 17 de julho, Luiz Carlos Baccarini tomou posse na presidência da Liga Municipal de Desportos de São João del-Rei. Jovem e idealista, Luiz  já chega cheio de planos, como nos contou em uma conversa informal. Entre seus projetos, um chamou a atenção. Trata-se da campanha para atrair os jovens para a prática de esportes e que terá como mote "formar craques e não fumar crack". Com certeza, iniciativas como essa revelarão grandes talentos do futebol. Queremos parabenizar a toda diretoria da Liga e desejamos sucesso nessa nova empreitada.

Fonte: Folha das Vertentes . 2ª quinzena de julho de 2012
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.