São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Pousada-escola Senac: Tiradentes tem projeto pioneiro

Descrição

Tiradentes ganhou no último sábado, 23, a primeira pousada-escola do país, além de restaurante-escola do Senac, como resultado de reforma da célula que já funcionava na cidade. Ambos serão aliados na formação de mão de obra local especializada. “Investimos cerca de R$4 milhões na readequação dessa unidade para disponibilizar espaço sempre dinâmico e atualizado com o que há de melhor em educação nessa empresa pedagógica”, disse o diretor do Senac de Minas Gerais, José Carlos Cirilo.

Solenidade de inauguração marcou também assinatura de convênio para cursos gratuitos de especialização – Foto: Gazeta

Segundo ele, a unidade agora será contemplada com  programação especial de cursos  a serem realizados de acordo com a demanda local. Cirilo ressaltou ainda que o projeto foi reforçado com assinatura de convênio com a prefeitura para haver cursos gratuitos dentro do Programa Senac de Gratuidade (PSG).

“A Federação do Comércio representa o setor de bens, de serviços e de turismo de Minas Gerais, sendo responsável pela gestão do Sesc e do Senac, nossos braços sociais. Temos representação também em outras áreas econômicas. Então há um processo de internacionalização das entidades e ampliação da interiorização das nossas ações. Com isso, como já tinhamos uma ação aqui, agora estamos intensificando”, comentou o presidente da Federação do Comércio, Lázaro Luiz Gonzaga.

O prefeito de Tiradentes, Nílzio Barbosa (PMDB) falou da importância do projeto em seu discurso. “Há muitos anos o Senac faz um trabalho excelente em Tiradentes e agora a pousada-escola vem não para concorrer com o comércio, mas para qualificar os profissionais”, disse.

Demanda
“Na realidade, falta mão de obra qualificada para contratação dos empresários do setor turístico. O objetivo principal dessa iniciativa é a capacitação e qualificação da comunidade para que as pessoas sejam contratadas e possamos receber o turista da melhor forma possível”, explicou a gerente regional Zona da Mata do Senac, Cíntia Gomes da Costa Silva.

Cirilo concordou e ainda ressaltou que Tiradentes é muito convidativa, por já ter várias pousadas. “Nossa função é preparar profissionais para atuarem nessas pousadas. Entendemos que é obrigação social do Senac em Minas contribuir para a cidade se desenvolver sempre”, afirmou.

Gonzaga salientou ainda que Tiradentes é uma região histórica, mundialmente conhecida e que o Senac pretende melhorar os serviços prestados ali. “A Gastronomia e a Hotelaria são apenas alguns dos nossos segmentos. Nosso meio é a educação. Temos cursos nas várias áreas. Tiradentes é uma cidade menor em termos de população, mas muito intensa em atividades turísticas”, analisou.

Cursos
Segundo Cirilo, o Senac terá em Tiradentes tanto cursos pagos quanto gratuitos, que fazem parte do PSG. “Continuamos com os cursos pagos e também com os gratuitos porque temos demanda para os dois”, disse Cirilo.

Cíntia lembrou que o portifólio do Senac em Minas tem mais de 400 cursos ligados a diversas áreas e eixos tecnológicos. “Para Tiradentes temos agora uma programação trimestral. A cada período desse vamos renovar essa agenda de acordo com a necessidade do empresário e da comunidade. Nos próximos três meses teremos em torno de 20 cursos ofertados, tanto pagos quanto gratuitos, além das oficinas que têm duração menor”, comentou.

Ainda segundo a gerente regional, os cursos acontecerão em vários locais da cidade. “Vamos dar foco na pousada e no restaurante-escola para ensino nas áreas de Gastronomia, Turismo e Hospitalidade. Já nos ambientes  ofertados pela prefeitura, vamos entrar com cursos para outras atuações, como manicura, cabelereiro e agente de informações turísticas, que precisam de um espaço e não necessariamente de um laboratório”.

Vagas
Dentre os cursos do PSG com inscrições abertas estão Cozinheiro Básico, Agente de Informações Turísticas, Cuidador de Idosos e Manicura e Pedicura. “São ofertas totalmente gratuitas, mas o candidato tem que atender ao pré-requisito de renda de dois salários mínimos. As outras aulas estão na programação com seus devidos valores de investimento”, disse Cíntia.

Ela ressaltou ainda que quem  se interessar pode procurar o Senac das 8h às 18h. “Temos conseguido fazer atendimentos aqui. As pessoas com dificuldade em acessar o site para inscrições do PSG podem vir à nossa unidade. Vamos auxiliá-la”, finalizou.

São João del-Rei
Não só Tiradentes tem colhido os frutos da interiorização do Senac. Segundo o diretor do Sindicato do Comércio de São João del-Rei e um dos integrantes da diretoria do Senac-MG, Wainer Pastorini Haddad, até o final do ano a unidade de São João del-Rei já deve estar funcionando. “O Gonzaga aprovou no início do ano essa célula, que já está em fase de construção. Nossa previsão é estarmos em pleno funcionamento já no mês de novembro e que a primeira turma tenha aulas em dezembro.  Além disso, planejamos ter toda a carga horária de cursos funcionando em 2013, direcionados a todas as áreas do comércio e com toda a carga do Senac funcionando em São João del-Rei”, disse.

Mercado
Para Gabriela Rabelo Freitas Melo, que se formou no curso de Cozinheiro Básico no Senac Grogotó, em Barbacena, no ano passado, um diploma da instituição abre muitas portas. “O curso que fiz é o básico, mas com isso aprendemos uma infinidade de coisas. Dei preferência a continuar estudando, mas todo mundo que formou comigo já está trabalhando. Há muito mercado para profissionais do nosso curso”, comentou.

Título
No sábado, o presidente da Federação do Comércio, Lázaro Luiz Gonzaga, recebeu o título de Cidadão Honorário da cidade de Tiradentes em Sessão Solene da Câmara Municipal da cidade. “Estou muito honrado, também,  porque hoje receber esse título. É uma dupla satisfação estar aqui inaugurando nosso centro e a primeira pousada-escola do Brasil, uma experiência nova que na verdade vai fomentar toda a região”, disse.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 30/06/2012

***

Tiradentes ganha primeira Pousada-Escola do País

No dia 23 de julho, a vizinha Tiradentes - distante cerca de 15 km de São João dei-Rei - recebeu uma nova referência em gastronomia e hotelaria. Trata-se da Pousada-Escola instalada pelo SENAC-Minas na cidade. Pioneiro no País, o espaço visa explorar e expandir o potencial turístico do município, oferecendo à população um novo centro pedagógico.

A criação da Pousada, que ainda conta com um Restaurante-Escola, tem a finalidade de proporcionar conhecimento prático especializado de alto padrão em gastronomia e hotelaria para a população local e todo o Estado de Minas Gerais. Tiradentes é conhecida por estar
na rota da Estrada Real, ser um pólo cultural e receber eventos de grande porte; o que motivou a criação de um espaço que atenda- a esta demanda.

Estrutura

A Pousada-Escola preserva em sua arquitetura o caráter histórico da cidade e possui ambientes decorados de diversas maneiras para proporcionar aos alunos aulas práticas em diversas condições. Ao todo são seis quartos com televisão em LED, banheiro e frigobar, sendo
dois deles padrão luxo com banheira de hidromassagem.

Já o Restaurante-Escola conta com uma cozinha industrial, uma cozinha pedagógica e um salão com capacidade para 72 pessoas. Ele está aberto ao público nos fins de semana (sextas - jantar, sábados - almoço e jantar e domingos - jantar). Nele os clientes encontrarão uma opção de excelência de atendimento e o que há de melhor na gastronomia mineira, mas também
nacional e internacional.

Além disso, o programa conta com demais cursos, que inclui serviço de Garçom e Garçonete, Aperfeiçoamento para Cozinheiro; Básico de Vinhos, Decoração de Bolos, Cuidador de Idosos,
Manicure e Pedicure e Coquetéis -Técnicas Básicas de Preparos.

Parceria

A inauguração do novo espaço foi possível através do trabalho em equipe do SENAC com a administração de Tiradentes. "O SENAC Minas tem aprimorado a cada dia seus serviços, com o
objetivo de cumprir o seu papel social", destacou o diretor regional José Carlos Cirilo da Silva, durante a inauguração.
Através da parceria firmada com a Prefeitura Municipal é que foi possível que surgisse a oferta de cursos de garçom, cozinheiro e camareira, dentro do Programa SENAC de Gratuidade (PSG).
Para o prefeito de Tiradentes, Nílzio Barbosa, "esta inauguração só contribui para o desenvolvimento da cidade, gerando alternativas de emprego e renda e aumentando o potencial turístico do município".

Os cursos

Os cursos de 2012 acontecerão de julho a setembro. As inscrições para o Programa Senac de Gratuidade serão feitas a partir da comprovação de renda per capta de até dois salários
mínimos. Para participar, basta acessar o endereço: www.mg.senac.brrprograma-
senacdegratuidade. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone 080:0
724444Q ou pelo si te wwwrng.senac.br.

Fonte: Folha das Vertentes . 2ª Quinzena de Junho de 2012

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.