São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Morador de Nazareno vence concurso de hino

Descrição

Agora Nazareno terá hino oficial. E como não poderia ser mais justo, a letra foi composta por um habitante tradicional e trabalhador da cidade. “Sempre gostei de escrever, mas tudo ficava na gaveta. Nessa oportunidade pude mostrar um trabalho e fiquei muito satisfeito com a aceitação que ele recebeu”, disse Luiz Heitor do Amaral, de 45 anos, autor da composição que representará o a cidade das Vertentes.

O prefeito de Nazareno (ao centro) ao lado do compositor e dos interpretes do hino da cidade - Foto: Robson Wesller / Divulgação

A escolha foi realizada no Festival de Bandas de Nazareno, que aconteceu no fim do último mês. Segundo a secretária de Cultura da cidade, Luciana Guadalupe, a letra será aprovada na próxima terça-feira, 26, pela Câmara Municipal, tornando oficial o Hino do município.

O concurso
De acordo com o prefeito de Nazareno, José Heitor Guimarães de Carvalho (PSDB), qualquer pessoa que conhecesse sobre a história de Nazareno poderia se inscrever para o concurso.

“Tivemos dois participantes, ambos naturais daqui e realizamos votações com jurados e com a população. O escolhido recebeu uma premiação de R$1 mil e terá agora seu nome gravado na história da cidade”, contou.

Carvalho ainda comentou que a iniciativa de realizar o concurso partiu da consciência de que cada município deve ter representação através da música. “Percebemos que quase todas as cidades possuem um hino. É uma maneira de retratar a cultura e a cidadania do povo que mora aqui. Nazareno já está com quase 60 anos e é importante darmos esse passo para a história municipal”, lembrou.

O compositor
O criador da letra escolhida, que nasceu e cresceu na cidade, se mostrou honrado com o resultado. “Sempre gostei de compor, apesar de não divulgar isso. Em dezembro do ano passado fiquei sabendo que haveria o concurso e resolvi me inscrever. Com dois dias já estava com a letra pronta, mas não encontrava grupo para cantá-la. Foi com a ajuda de alguns amigos vizinhos que fizeram a interpretação que pude participar”, disse. E completou: “Quando terminei de escrever fiquei satisfeito com meu trabalho e tive boas expectativas, mas sempre com um pé atrás, já que estudei apenas até o 4º ano. Dessa maneira, fiquei muito orgulhoso quando minha composição foi a escolhida e estou muito feliz, pois meu nome será lembrado junto á história de Nazareno”, contou.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 23 de Junho de 2012

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.