Melhores Práticas
Jiu-Jitsu ajuda creche em Santa Cruz de Minas
Descrição
Há seis anos, um projeto vem tirando crianças e adolescentes das ruas em Santa Cruz de Minas, levando-as para o esporte. Essa iniciativa tem nome: é o Projeto Social de Jiu-Jitsu, que realizou, no dia 10 de junho, uma competição que arrecadou centenas de alimentos para uma creche da cidade. Trata-se da 1ª Copa de Jiu-Jitsu XV de Novembro.
Por toda a manhã do dia 10, cerca de 400 pessoas foram até a pequena cidade vizinha de São João del-Rei para prestigiar os mais de 100 atletas, entre crianças e adultos, que competiram na modalidade de luta esportiva. A entrada no evento foi trocada por 1kg de alimento não perecível, que foi repassado à creche Obras Sociais Fé e Alegria, localizada em Santa Cruz.
Alex Batista Silva, um dos coordenadores da Academia Guerreiros Unidos - que é um projeto sem fins lucrativos que atente 150 crianças e jovens gratuitamente e que funciona, inclusive, dentro de sua própria casa - conta que o sucesso do campeonato foi uma ótima surpresa. “Apesar de saber que as pessoas aqui gostam e vem assistir as lutas, não esperávamos tanta gente”, relata. Ele ainda acrescenta que o evento foi prestigiado por convidados de academias de São João del-Rei e outras cidades, como Varginha. Alex Silva conta que o projeto visa muito mais do que instruir crianças, jovens e adultos no esporte. “O trabalho que fazemos vai além. Nossa preocupação é tirar as crianças da rua, educar através do esporte”.
Fonte: Folha das Vertentes . 1ª Quinzena de Junho de 2012