Organização

Museu Regional de São João del-Rei

Imagens
 
Endereço
Rua Marechal Deodoro, 12 - Centro  
Telefone
(32) 3371-7663 / (32) 3371-7242  
Email
mrsjdr@museus.gov.br  
Website
www.museus.gov.br  
Atividades/Serviços

A missão do Museu Regional de São João del-Rei é servir a sociedade municipal, atuando no processo de transformação de sua identidade. Ao mesmo tempo em que atua na produção de conhecimento e proporciona lazer a sua comunidade, a partir de uma percepção crítica da realidade, se constitui em um espaço democrático de mediação cultural. Para isso, o MRSJDR conta com um Circuito Expositivo de Longa Duração e uma Sala de Exposições de Curta Duração, além de possuir uma biblioteca para consultas públicas.

Vídeo: Conhecendo Museus . Museu Regional de São João del-Rei

 
Passo a passo para o cidadão ter acesso às atividades ou serviços

Todas as linhas de ônibus que se destinam ao centro param próximo ao museu. Horário de funcionamento: exposição de longa duração: terça-feira a domingo de 12:30h a 17:30h; exposição de curta duração: diariamente de 09:00h as 19:00h. Valor do ingresso: de terça a sábado: R$ 1,00; domingo: visitação gratuita (a biblioteca não possui expediente nos finais de semana).

 
Parceiros

Associação de Amigos do Museu Regional de São João del-Rei - AMAREI

 
Data de início das atividades
Fevereiro de 1963  
Histórico da entidade




***




***

Aberto à visitação pública a partir de 1963, está localizado na antiga residência do comendador João Antônio da Silva Mourão (1806-1866), importante comerciante da cidade no período final da produção de ouro. Situado à margem do córrego do Lenheiro, o museu ocupa uma extensa área e se sobressai em meio ao casario vizinho. A casa apresenta uma construção dentro da tradição colonial, com elementos neoclássicos apenas na decoração da fachada.
O Museu Regional de São João del-Rei, em Minas Gerais, expõe os aspectos do cotidiano no comportamento e nos costumes dos séculos XVIII e XIX, retratados em móveis, utensílios, meios de transporte, imagens religiosas e pinturas. O objetivo do acervo montado é contar um pouco da intimidade e do modo de viver dos mineiros no período colonial.

 
Número e perfil dos membros

Dez servidores públicos federais e quinze funcionários terceirizados de diversas formações.

 
Agenda Cultural
O MRSJDR ainda está no planejamento de sua agenda 2011/2012  
Principais problemas/dificuldades da área atuante
Falta de vínculo com os demais pontos turísticos da cidade  
Publicações

O IBRAM possui uma publicação, “Museália”, onde os trabalhos do MRSJDR possuem espaço de divulgação. Em breve estaremos lançando um boletim digital para circulação online.

Revitalização do Museu Regional estima a arquitetura colonial mineira
 

 
Ações
Entre várias ações:

Museu abre mostra em homenagem a São João del-Rei

São João del-Rei completará 300 anos no dia 8 de dezembro. Com essa marca especial em 2013, a cidade já recebeu inúmeras demonstrações de carinho da população, mas sempre há espaço para mais. Principalmente com memória e cultura. Nesse sentido, quem quiser prestigiar e conhecer um pouco mais dessa trajetória local deve visitar o Museu Regional na cidade, que está com a exposição São João del-Rei: 300 anos de Ouro e Glórias em cartaz.

Museu fica localizado no Centro e conta com exposição em homenagem aos três séculos de São João até dezembro - Foto: Kiko Neto / Divulgação
Museu fica localizado no Centro e conta com exposição em homenagem aos três séculos de São João até dezembro – Foto: Kiko Neto / Divulgação

A mostra contará com peças setecentistas e oitocentistas do acervo do espaço, com o intuito de destacar facetas históricas da cidade, como a mineração, a Guerra dos Emboabas, a imigração italiana e a Inconfidência Mineira, além de homenagear algumas personalidades são-joanenses. E não adianta dizer que a correria do dia a dia impede a visita: a exposição ficará ativa no museu até o final do ano.
De acordo com o museólogo Ryanddre Sampaio, a mostra tem como objetivo aproximar a população são-joanense do passado do próprio município. “Essa homenagem foi criada para as pessoas relembrarem a história de São João del-Rei e para apresentar tudo isso para quem ainda não teve o privilégio de conhecer o que a cidade já passou”.
Enquanto isso o Museu Regional também vai criando a sua própria biografia. “O ano de 2013 é muito especial. Além de São João del-Rei celebrar esse aniversário tão marcante, o Museu completará 50 anos de existência. Por isso essa exposição contará também um pouco sobre a casa em que todo o acervo está guardado, mas com o foco na nossa cidade”, disse Sampaio.

Laços
Outro objetivo do São João del-Rei: 300 anos de Ouro e Glórias é a busca pelo fortalecimento da relação entre o Museu Regional e a cidade. “Estamos tentando estreitar cada vez mais esse laço e espero que todos venham participar dessa homenagem tão bonita. Devemos valorizar mais o nosso patrimônio, que é muito bacana e é de todos nós”, afirmou o museólogo.
A exposição, que faz parte da programação da 11ª Semana Nacional de Museus com o tema Museus (memória + criatividade) = Mudança Social, está aberta à população, diariamente, de 9h às 18h. O Museu Regional de São João del-Rei fica na Rua Marechal Deodoro, nº 12, no Centro, às margens do Córrego do Lenheiro.

 
Responsável pelo órgão/cargo
João Luiz Domingues Barbosa / Diretor  
Público alvo para comunicação de atividades da entidade
Todos os moradores da cidade, turistas e demais interessados na cultura e memória regionais.  
Observações e dados importantes que não solicitados

Não é permitida a entrada de volumes, tais como bolsas e mochilas, que deverão ser guardadas nos armários localizados na entrada do Museu.

 
Data da coleta dos dados
07 de abril de 2011  
Responsável pelas informações
Ryanddre Sampaio de Souza / Museólogo  
Dados e informações já levantados pela entidade
Associação dos Amigos do Museu Regional de São João del-Rei - AMAREI  

O conteúdo desse portal pode ser reproduzido, desde que citadas as fontes e os créditos.

www.saojoaodelreitransparente.com.br . Projeto, pesquisa, organização e concepção: Alzira Agostini Haddad . Todos os direitos reservados