São João del Rei Transparente

OGs e ONGs

Centro de Convivência Intergeracional . Maria José Cassiano

Data de início das atividades

21 de setembro de 2005

Responsável pelo órgão/cargo

Pedagoga especialista em gerontologia, Maria José Cassiano de Oliveira

Endereço

Rua Luis Giarola, 846, Colônia do Marçal. A casa tem varanda ampla, refeitório, gramado, piscina, segurança, barras de apoio e facilidade de acesso.

Telefone

032 3372 5197/9981 2066

Atividades/Serviços

O atendimento é realizado todas as terças-feiras e é destinado à convivência e interação entre as pessoas de terceira e quarta idade, porque a maioria fica sozinha em casa. No Centro há debates envolvendo temáticas, datas comemorativas, sensibilização pela arte, canto, declamação de poesia, dobraduras de papeis, orações conjuntas, lanche e jogos de memória. É feita muita estimulação cognitiva e as pessoas falam sobre suas vidas e conversam a respeito de palestras.

Agenda

Segue a agenda de comemorações do calendário nacional.

Passo a passo para o cidadão ter acesso às atividades ou serviços

Há 22 idosos fixos no grupo, que são inscritos. A idade média é de 82 anos. Muitas vezes, ou eles se cadastram por indicação de amigos ou ficam sabendo do Centro por meio da mídia e de panfletos.

Perfil dos membros

Não existe uma diretoria formada. Há pessoas que ajudam na estrutura, profissionais e voluntários.

Parceiros

Ainda não foram solicitadas parceiras com instituições de São João por falta de tempo da coordenadora Maria Cassiano.

Histórico

O projeto terceira idade foi fundado por Maria Cassiano na UFSJ. Depois de sua aposentadoria ela resolveu arrumar um espaço particular para continuar atendo aos idosos e oferecer um ambiente que eles pudessem interagir e trocar experiências. “Minha surpresa foi grande porque a procura foi maior entre pessoas de 4ª idade, com cerca de 80 anos”, disse a coordenadora do projeto.

Principais problemas/dificuldades da área atuante

As opções de acessibilidade e de transporte em São João são muito precárias para os idosos, diz Maria Cassiano. “As lojas não se adequaram, acham que os idosos não são consumidores. A cidade não tem espaços de lazer ou jardins, os sinais de trânsito têm curta duração. O idoso não é considerado, ainda, em São João, uma pessoa que consome, fora da cidade há essa consciência. É difícil achar em São João roupas confortáveis para pessoas de idade avançada e os atendentes não são preparados para lidar com esse público”, argumenta a coordenadora do projeto. 

Propostas e sugestões para o desenvolvimento turístico da cidade

 “Gostaríamos de levar os idosos para fazer turismo em São João, mas não há locais para eles se sentarem nos Largos, não há lugares adaptados a isso. Até mesmo as igrejas têm acessibilidade complicada. O idoso é muito rejeitado e excluído do espaço público”, declarou Maria Cassiano.

Info

Os participantes do grupo colaboram com uma quantia que é revertida na manutenção da casa e dos profissionais. Há pessoas que não tem condição de contribuir, mas que continuam no grupo, porque o objetivo é promover o bem-estar e dar oportunidade de convivência.
O Centro gostaria de oferecer mais dias para atender a comunidade. Contudo, é muito difícil conseguir voluntários para o projeto e pessoal qualificado que esteja sensibilizado com o trabalho.

Data da coleta dos dados

8 de abril de 2011

Responsável pelas informações

Pedagoga especialista em gerontologia, Maria José Cassiano de Oliveira

Galerias

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.