Organização

Banda Municipal Santa Cecília

Imagens
 
Endereço
Rua Gomes Pedroso, s/n. (Barracão da Secretaria de Obras)  
Telefone
3379-2900 (Prefeitura Municipal)  
Atividades/Serviços


Brasão da Banda Municipal Santa Cecília. Homenagem em Tapete de Rua na Semana Santa cultural 2011.
Foto: Alzira Agostini Haddad

A Banda Municipal toca em apresentações de teatro, procissões, inaugurações, eventos distritais; além de convites de encontros de bandas em outras cidades. O repertório é variado, indo da música erudita à popular, com o intuito de atender às diversas necessidades do município.

 
Passo a passo para o cidadão ter acesso às atividades ou serviços

Para requisitar os serviços da Banda Santa Cecília, é necessário o envio de ofício à Secretaria de Administração ou ao Gabinete do Prefeito. A Banda não cobra para fazer apresentações, apenas em caso de contratos especiais ou com finalidade lucrativa de eventos. Atualmente, ela não faz a formação de músicos. O ingresso de novos membros acontece mediante a necessidade da Banda.

 
Parceiros
A Banda é vinculada e subordinada à Prefeitura Municipal de São João del-Rei. Não há vinculo com entidades comerciais de qualquer espécie.  
Data de início das atividades
1968  
Histórico da entidade
A Banda foi fundada em 1968, por iniciativa do ex-prefeito, Milton Resende Viegas. Ele investiu na formação da Banda Municipal e convidou alguns integrantes da Banda do Rio das Mortes para serem funcionários da Prefeitura, com o compromisso de tocar na Banda. A formação inicial contou com 36 músicos e a primeira apresentação aconteceu em 1969. Os ensaios, no entanto, aconteciam durante o dia, o que atrasava os serviços paralelos dos músicos, alguns trabalhavam para o poder público e outros tinham profissões diversas: estudantes, pedreiros, carpinteiros. Então, foi criada uma gratificação paralela, no valor de 50% do salário, para que eles passassem a trabalhar à noite. Com isso, a Banda consegue se manter por 42 anos de forma ininterrupta, conciliando os ensaios noturnos com as atividades diurnas de seus músicos.  
Número e perfil dos membros

 São 37 músicos em atividade, sendo que cerca de 80% são contratados e recebem ajuda de custo.

 
Agenda Cultural
As datas são marcadas de acordo com as requisições feitas.  
Principais problemas/dificuldades da área atuante

A Banda não possui uma sede adequada para os ensaios. A sala que ela ocupa atualmente é pequena e não tem ventilação adequada. Além disso, a acústica não ajuda, visto que o local não tem isolamento e fica ao lado de um sistema de bombeamento de água do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Damae), o que atrapalha o desempenho sonoro. “Nossos ensaios são de 19 às 21h. Mas não ficamos o tempo todo na sala para não prejudicarmos os músicos. Isso aqui é uma sauna”, disse o regente José Antônio da Costa.
Faltam também, profissionais para cuidarem da sede e gerirem o patrimônio, como técnicos em administração, contabilistas e auxiliares de serviços gerais.

 
Publicações

 Apesar de ter mais de 40 anos, Banda ainda não possui um CD gravado.

 
Responsável pelo órgão/cargo
José Antonio da Costa  
Propostas e sugestões para o desenvolvimento turístico da cidade
Maior investimento em músicos amadores e em viagens para a troca de experiências.  
Observações e dados importantes que não solicitados

Tipo de sustentabilidade econômica: Verba do Executivo Municipal.

Não há um investimento periódico na conservação da Banda. Cada músico leva seu instrumento para casa e faz a manutenção por conta própria.

 

 
Data da coleta dos dados
17 de fevereiro de 2011  
Responsável pelas informações
José Antonio da Costa  

O conteúdo desse portal pode ser reproduzido, desde que citadas as fontes e os créditos.

www.saojoaodelreitransparente.com.br . Projeto, pesquisa, organização e concepção: Alzira Agostini Haddad . Todos os direitos reservados