OGs e ONGs
Associação de Congado São Benedito e São Sebastião
Título
Associação de Congado São Benedito e São Sebastião
Data de início das atividades
09 de março de 2004
Responsável pelo órgão/cargo
José Tadeu do Nascimento.
Endereço
Avenida Santos Dumont, 740
Telefone
032 3373 1285 . Tadeu
Atividades/Serviços
Contribua para a criação de uma Rede de grupos e instituições atuantes de nossa cidade. Cadastre ou atualize seus dados em MELHORES PRÁTICAS/ENTIDADES de SJDR e ganhe o SELO ODS/ESG SJDRT.
Agenda
Festa de São Sebastião dias, 20 a 23 de janeiro, na Avenida Santos Dumont; e Festa do Divino. Agenda acompanha parte das comemorações inculturadas da cidade e região.
Perfil dos membros
Jailton Francisco Nacimento, Andreza Aparecida dos Santos Silva, José Natanael de Paiva Ribeiro, Maria do Pilar Silva, Quelves Rodrigo Silva Ribeiro, Claudionor José da Silva, Suzana Luiza Onívia, Leon Curi Chagas, Vera Lúcia da Silva Santos, Lucia Luciana de Jesus, Tarcisio dos Santos, Fábio Luciano de Jesus, Rogério Luciano dos Santos, Andréa Gomes, Margareth Carvalho Freitas, Maria Aparecida Silva Nasciemento, Sebastião Guido da Silva, João Santana de Souza, Cauã Natanael Silva Ribeiro, Gislane Márcia do Nascimento, Mariana Carolina Silva, Jussélia Gorete Silva, Lucimar Joaquim da Silva, Wellington Henrique da Silva, Jailton Antonio Braga, Fabio Sérgio Mendes, Maria do Carmo Socorro, Fernando Luciano dos Santos, Riam Augusto dos Santos Silva, Helvécio dos Santos, Rosana das Mercês Lima, Marília de Lima Santos, Wesley José dos Santos.
Parceiros
Poucas instituições apoiam a Associação. Geralmente, os organizadores conseguem algum patrocínio efêmero na época de desfiles, ficando sem verba o resto do ano.
Histórico
Na época de fundação, a Associação contava com 14 pessoas, a maior parte de familiares e de amigos. Depois, foliões de outras comunidades foram sendo agregados. Hoje, a entidade tem uma faixa de 30 associados.
Principais problemas/dificuldades da área atuante
A Associação sofre sem o apoio para transporte e sem financiamento para a manutenção de uniformes e instrumentos. “A Secretaria de Cultura não apóia, nem repassa verbas, o investimento da Paróquia é pouco, não é suficiente. Fazemos o Congado porque gostamos, mas nenhuma instituição nos dá dinheiro”, ressaltou Tadeu.
Propostas e sugestões para o desenvolvimento turístico da cidade
Incentivo aos grupos folclóricos da cidade.
Info
Tipo de sustentabilidade econômica: Vendas de artigos em barracas, os membros que trabalham investem em roupas e em manutenção dos instrumentos. “Ganhamos umas camisas no tempo do Sidinho, cada um investe na sua roupa. O instrumentos foram doados pela Comissão do Divino e pela Girassol. Fazemos a manutenção com recurso próprio”, conta o presidente da Associação, Tadeu Nascimento.
Data da coleta dos dados
17 de dezembro de 2010.
Responsável pelas informações
José Tadeu do Nascimento.