São João del Rei Transparente

OGs e ONGs

Associação de Congado São Benedito e São Sebastião

Data de início das atividades

09 de março de 2004

Responsável pelo órgão/cargo

José Tadeu do Nascimento.

Endereço

Avenida Santos Dumont, 740

Telefone

032 3373 1285 . Tadeu

Atividades/Serviços

Contribua para a criação de uma Rede de grupos e instituições atuantes de nossa cidade. Cadastre ou atualize seus dados em MELHORES PRÁTICAS/ENTIDADES de SJDR e ganhe o SELO ODS/ESG SJDRT.

Organiza e promove a manifestação de Congado no Matosinhos.

Agenda

Festa de São Sebastião dias, 20 a 23 de janeiro, na Avenida Santos Dumont; e Festa do Divino. Agenda acompanha parte das comemorações inculturadas da cidade e região.

Perfil dos membros

Jailton Francisco Nacimento, Andreza Aparecida dos Santos Silva, José Natanael de Paiva Ribeiro, Maria do Pilar Silva, Quelves Rodrigo Silva Ribeiro, Claudionor José da Silva, Suzana Luiza Onívia, Leon Curi Chagas, Vera Lúcia da Silva Santos, Lucia Luciana de Jesus, Tarcisio dos Santos, Fábio Luciano de Jesus, Rogério Luciano dos Santos, Andréa Gomes, Margareth Carvalho Freitas, Maria Aparecida Silva Nasciemento, Sebastião Guido da Silva, João Santana de Souza, Cauã Natanael Silva Ribeiro, Gislane Márcia do Nascimento, Mariana Carolina Silva, Jussélia Gorete Silva, Lucimar Joaquim da Silva, Wellington Henrique da Silva, Jailton Antonio Braga, Fabio Sérgio Mendes, Maria do Carmo Socorro, Fernando Luciano dos Santos, Riam Augusto dos Santos Silva, Helvécio dos Santos, Rosana das Mercês Lima, Marília de Lima Santos, Wesley José dos Santos.

Parceiros

Poucas instituições apoiam a Associação. Geralmente, os organizadores conseguem algum patrocínio efêmero na época de desfiles, ficando sem verba o resto do ano.

Histórico

Na época de fundação, a Associação contava com 14 pessoas, a maior parte de familiares e de amigos. Depois, foliões de outras comunidades foram sendo agregados. Hoje, a entidade tem uma faixa de 30 associados.

Principais problemas/dificuldades da área atuante

A Associação sofre sem o apoio para transporte e sem financiamento para a manutenção de uniformes e instrumentos. “A Secretaria de Cultura não apóia, nem repassa verbas, o investimento da Paróquia é pouco, não é suficiente. Fazemos o Congado porque gostamos, mas nenhuma instituição nos dá dinheiro”, ressaltou Tadeu.

Propostas e sugestões para o desenvolvimento turístico da cidade

Incentivo aos grupos folclóricos da cidade.

Info

Tipo de sustentabilidade econômica: Vendas de artigos em barracas, os membros que trabalham investem em roupas e em manutenção dos instrumentos. “Ganhamos umas camisas no tempo do Sidinho, cada um investe na sua roupa. O instrumentos foram doados pela Comissão do Divino e pela Girassol. Fazemos a manutenção com recurso próprio”, conta o presidente da Associação, Tadeu Nascimento.

Data da coleta dos dados

17 de dezembro de 2010.

Responsável pelas informações

José Tadeu do Nascimento.
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.