OGs e ONGs
Corporação de Artesãos de São João Del-Rei - Bárbara Bella artes e artesanatos
Responsável pelo órgão/cargo
Eunice Pereira Santos Fritzen - presidente
Representante para contatos
Eunice Pereira Santos Fritzen, Jorge Luiz de Oliveira, Maria Lúcia de Abreu Costa
Endereço
Praça Frei Orlando, 90 . São João Del Rei
Telefone
(32)3372 3531
Atividades/Serviços
Exposição e venda de produtos artesanais da cidade e região
Público alvo para comunicação de atividades da entidade
Turista, próprios artesãos e comunidade
Agenda
Exposição e venda permanente de Segunda a Domingo;
Exposição e venda durante a semana santa no Salão Nobre da Prefeitura;
Participação em feiras fora e dentro do Estado quando há possibilidades;
Inverno Cultural;
Melhores Práticas
Projetos - pesquisa - programas e ações já desenvolvidos:
Organização e criação de normas para receber novos artesão;
Informatização da associação;
Seleção de produtos artesanais;
Exposição anual durante semana Santa;
Visitas a museus e pontos históricos com acessoria dos artesãos que compõe a Associação para conhecimento, cultura e condições de informar quando solicitados o que há na cidade;
Projetos - pesquisas - programas e ações em andamento:
Criação da Segunda loja dentro Estação Ferroviária;
Criação de uma feira mensal na Avenida Tancredo Neves em frente a Estação Ferroviária;
Criação de folder e novo logotipo para a Associação;
Reforma na loja
Comemorar o dia do artesão (19/03), reunindo numa exposição artistas da Associação, da cidade e região, com shows, praça de alimentação etc... com divulgação no País, através dos meios de comunicação e agencias de turismo, com objetivo de crescer o turismo na cidade, mostrar nossa cultura e nossa arte, gerar mercado de trabalho etc.... Fazendo constar esse evento do calendário oficial da cidade como mais uma atração a oferecer aqueles que nos visita.
Publicações
Corporação de artesãos move artesanato são-joanense
Há mais de 12 anos foi criada a Corporação de Artesãos de São João del-Rei Bárbara Bella Artes e Artesanato, para beneficiar os artistas manuais. Com uma grande diversidade de produtos, a associação contribui para o aperfeiçoamento do turismo e traz inúmeras vantagens aos associados.
Para Eunice Pereira dos Santos Fritzen, presidente da corporação, a participação dos artistas em organizações desse tipo é quase indispensável. “Dentro de uma associação, o artesão consegue benefícios públicos mais facilmente, a participação em feiras se torna mais viável e a comercialização do produto em uma loja é maior do que em casa”, diz ela.
Os turistas, principal público consumidor desses produtos, são atraídos por meio do trabalho da Secretaria de Cultura e Turismo e das feiras. A criação de eventos na cidade é essencial para a Corporação Bárbara Bella, mas a própria produção da associação fomenta o turismo, gerando emprego e fazendo crescer o comércio.
Quando a organização surgiu, em dezembro de 1998, o então secretário de cultura ofereceu um espaço no Largo São Francisco. Antes de terem um espaço próprio, “os artesãos vendiam seus produtos sozinhos nas ruas como camelôs”, diz Eunice.
Hoje, a corporação conta com 13 artesãos e uma loja próxima ao Largo do Carmo. A variedade dos produtos oferecidos é bem grande, indo do estanho aos ímãs de geladeira. As feiras, maior meio de divulgação do trabalho, são mais realizadas em outras cidades do que em São João del-Rei, pois aqui só existe a feira da Semana Santa com tal finalidade.
Texto de Íris Pedini
Fotos de Ana Pessoa
Publicado no Observatório da Cultura . 06 de outubro 2010
Histórico
Ter um espaço fixo onde pudesse expor e vender os produtos artesanais era um sonho dos artesãos que já estavam cansados de lutarem sozinhos em praças públicas enfrentando as adversidades do tempo, como chuva, sol, onde guardar as barracas, o transtorno do transportes das mercadorias a incerteza da aceitação e da vinda do turista para a cidade. Após irem a uma Feira em Petropolis -RJ sendo assistidos e vendo as dificuldades do mesmos pelo Secretario de Turismo de SJDR da época Dr. Luiz Dangelo Pugliese, o mesmo se sensibilizou e ao retornarem foram presenteados com o espaço em forma de contrato de comodato, onde funciona hoje a Corporação na casa onde viveu Bárbara Heliodora
Principais problemas/dificuldades da área atuante
Ter o turista constante na cidade;
Falta de sinalização e placas indicativas das atrações turísticas;
Dados da rede hoteleira, bares, e restaurantes para informação aos turistas que nos solicitam quando em visita a nossa loja;
Guias turísticos,
Matéria prima mais acessível;
Falta de um mercado na cidade onde se vende tudo relacionado com arte, (matéria prima), as poucas lojas deixam a desejar;
Acesso e informações sobre todas as feiras no país;
Reclamações dos turistas como: igrejas e museus fechados, banheiros públicos, falta de orelhões, bons restaurantes, restaurantes e lanchonetes fechadas quando chegam a cidade pela manhã, informações corretas,
Propostas e sugestões para o desenvolvimento turístico da cidade
Conscientizar a população, entidades públicas, rede hoteleira, bares, restaurantes e comerciantes da importância do desenvolvimento turístico na cidade, gerando um mercado de trabalho e muitas outras vantagens;
Conscientizar principalmente a população por meio de panfletos educativos, de tudo o que temos na cidade para exploração do turismo e da sua importância e vantagens que traz para a cidade, dando-lhes tambem condições prestar informações quando solicitados;
Estruturar a cidade para receber o turista;
Divulgar São João Del Rei nacional e internacional como polo tirístico;
Parcerias com agencias de turismo para inclusão de SJDR nos seus roteiros de viagens turísticas,
Conscientizar principalmente a rede hoteleira e restaurantes da importância e vantagens de estarem preparados e estruturados para receber o turista dentro dos horários estabelecidos pelas agencias de turismo;
Preparar a polícia para orientar e não multar o turista em sua passagem pela cidade, não é culpa dele se não temos a cidade sinalizada com placas indicativas;
Criação de eventos durante o ano para atrair o turismo, resgatando o que temos de melhor para apresentar;
Intercâmbio ou parcerias entre os órgãos e entidades que lidam com o turismo a fim de estarem cientes da prestação de serviço de cada um para prestar informações corretas ao nosso visitante;
Promover e divulgar o berço de cultura através dos artesãos, artistas plásticos, santeiros, patrimônio histórico, bandas, teatro etc... que é São João Del Rei;
Data da coleta dos dados
08 de Junho de 2002
Responsável pelas informações
Eunice Pereira Santos Fritzen e demais artesãos
Exposição e venda durante a semana santa no Salão Nobre da Prefeitura;
Participação em feiras fora e dentro do Estado quando há possibilidades;
Inverno Cultural;
Organização e criação de normas para receber novos artesão;
Informatização da associação;
Seleção de produtos artesanais;
Exposição anual durante semana Santa;
Visitas a museus e pontos históricos com acessoria dos artesãos que compõe a Associação para conhecimento, cultura e condições de informar quando solicitados o que há na cidade;
Projetos - pesquisas - programas e ações em andamento:
Criação da Segunda loja dentro Estação Ferroviária;
Criação de uma feira mensal na Avenida Tancredo Neves em frente a Estação Ferroviária;
Criação de folder e novo logotipo para a Associação;
Reforma na loja
Comemorar o dia do artesão (19/03), reunindo numa exposição artistas da Associação, da cidade e região, com shows, praça de alimentação etc... com divulgação no País, através dos meios de comunicação e agencias de turismo, com objetivo de crescer o turismo na cidade, mostrar nossa cultura e nossa arte, gerar mercado de trabalho etc.... Fazendo constar esse evento do calendário oficial da cidade como mais uma atração a oferecer aqueles que nos visita.
Há mais de 12 anos foi criada a Corporação de Artesãos de São João del-Rei Bárbara Bella Artes e Artesanato, para beneficiar os artistas manuais. Com uma grande diversidade de produtos, a associação contribui para o aperfeiçoamento do turismo e traz inúmeras vantagens aos associados.
Para Eunice Pereira dos Santos Fritzen, presidente da corporação, a participação dos artistas em organizações desse tipo é quase indispensável. “Dentro de uma associação, o artesão consegue benefícios públicos mais facilmente, a participação em feiras se torna mais viável e a comercialização do produto em uma loja é maior do que em casa”, diz ela.
Os turistas, principal público consumidor desses produtos, são atraídos por meio do trabalho da Secretaria de Cultura e Turismo e das feiras. A criação de eventos na cidade é essencial para a Corporação Bárbara Bella, mas a própria produção da associação fomenta o turismo, gerando emprego e fazendo crescer o comércio.
Quando a organização surgiu, em dezembro de 1998, o então secretário de cultura ofereceu um espaço no Largo São Francisco. Antes de terem um espaço próprio, “os artesãos vendiam seus produtos sozinhos nas ruas como camelôs”, diz Eunice.
Hoje, a corporação conta com 13 artesãos e uma loja próxima ao Largo do Carmo. A variedade dos produtos oferecidos é bem grande, indo do estanho aos ímãs de geladeira. As feiras, maior meio de divulgação do trabalho, são mais realizadas em outras cidades do que em São João del-Rei, pois aqui só existe a feira da Semana Santa com tal finalidade.
Texto de Íris Pedini
Fotos de Ana Pessoa
Publicado no Observatório da Cultura . 06 de outubro 2010
Falta de sinalização e placas indicativas das atrações turísticas;
Dados da rede hoteleira, bares, e restaurantes para informação aos turistas que nos solicitam quando em visita a nossa loja;
Guias turísticos,
Matéria prima mais acessível;
Falta de um mercado na cidade onde se vende tudo relacionado com arte, (matéria prima), as poucas lojas deixam a desejar;
Acesso e informações sobre todas as feiras no país;
Reclamações dos turistas como: igrejas e museus fechados, banheiros públicos, falta de orelhões, bons restaurantes, restaurantes e lanchonetes fechadas quando chegam a cidade pela manhã, informações corretas,
Conscientizar principalmente a população por meio de panfletos educativos, de tudo o que temos na cidade para exploração do turismo e da sua importância e vantagens que traz para a cidade, dando-lhes tambem condições prestar informações quando solicitados;
Estruturar a cidade para receber o turista;
Divulgar São João Del Rei nacional e internacional como polo tirístico;
Parcerias com agencias de turismo para inclusão de SJDR nos seus roteiros de viagens turísticas,
Conscientizar principalmente a rede hoteleira e restaurantes da importância e vantagens de estarem preparados e estruturados para receber o turista dentro dos horários estabelecidos pelas agencias de turismo;
Preparar a polícia para orientar e não multar o turista em sua passagem pela cidade, não é culpa dele se não temos a cidade sinalizada com placas indicativas;
Criação de eventos durante o ano para atrair o turismo, resgatando o que temos de melhor para apresentar;
Intercâmbio ou parcerias entre os órgãos e entidades que lidam com o turismo a fim de estarem cientes da prestação de serviço de cada um para prestar informações corretas ao nosso visitante;
Promover e divulgar o berço de cultura através dos artesãos, artistas plásticos, santeiros, patrimônio histórico, bandas, teatro etc... que é São João Del Rei;