São João del Rei Transparente

OGs e ONGs

Sociedade de Amigos do Bairro Senhor dos Montes

Data de início das atividades

13 de novembro de 1991

Responsável pelo órgão/cargo

Mauro da Paixão Natividade (presidente interino).

Endereço

Rua Emílio Viegas , 26 A, Senhor dos Montes - São João del-Rei

Telefone

032 3372 3284

Atividades/Serviços

- Administra a quadra da comunidade do Senhor dos Montes, oferecendo atividades aos moradores e fazendo parcerias com instituições do bairro para a utilização da quadra;
- Oferece escolinha de futsal gratuita a crianças nos sábados;
- organiza atividades culturais, ajuda na realização de campanhas sociais (como a Campanha do Cobertor);
- Participa de manifestações em busca de melhorias no bairro, como pavimentação de ruas, saneamento básico, iluminação pública, reforma de escola e revitalização do Alto do Cristo.

Público alvo para comunicação de atividades da entidade

Bairro do Senhor dos Montes e entorno.

Passo a passo para o cidadão ter acesso às atividades ou serviços

Entrar em contato com Mauro.

Perfil dos membros

6 membros e conselho fiscal.

Parceiros

- Obras Sociais da Paróquia do Pilar
- CRAS
- PSF

Histórico

A Sociedade de Amigos do Senhor dos Montes foi fundada em 1991 por moradores do bairro preocupados com os problemas sociais. Entretanto, havia problemas de administração e prestação de contas por parte dos membros da diretoria da entidade, o que a deixou praticamente inativa e com uma multa de R$1500 na Receita Federal.
Quando Mauro da Paixão Natividade e seus companheiros assumiram a diretoria da Sociedade, vários eventos foram realizados para pagar essas multas. A entidade se tornou mais ativa e começou a realizar inúmeras intervenções no bairro Senhor dos Montes e em seu entorno, se afirmando como instituição social relevante para a comunidade.
A principal responsabilidade da Sociedade de Amigos é a administração de uma quadra, que foi doada ao bairro por um político. Mas além de cuidar da manutenção desta, a instituição se preocupa em emprestá-la a entidades locais, como o PSF, que realiza uma caminha com os idosos toda quarta-feira na quadra e a Escola Estadual Idalina Horta Galvão, que utiliza o espaço para as aulas de Educação Física das crianças. Algumas atividades culturais também são realizadas na quadra, como o ensaio da Escola de Samba Bate Paus.
Mas o trabalho da entidade não se restringe à quadra e suas atividades. Segundo o presidente interino Mauro da Paixão Natividade, a Sociedade sempre intervém em assuntos de interesse do bairro. Um exemplo disso foi a revitalização do Alto do Cristo, que só se iniciou depois de inúmeras denúncias e intervenções da Sociedade de Amigos e de outras instituições são-joanenses. Além disso, a Sociedade de Amigos do Bairro também foi responsável por intervir para a ampliação da Escola Estadual Idalina Horta Galvão.

Principais problemas/dificuldades da área atuante

- Encontrar uma diretoria ativa (a diretoria já deveria ter sido transferida para outros membros, mas no momento não há interessados em assumir a instituição);
- Conseguir recursos financeiros;
- Falta de voluntários (principalmente na área de Educação Física e para ajudar na manutenção da quadra).

Propostas e sugestões para o desenvolvimento turístico da cidade

A Secretaria de Cultura e Turismo deve investir mais nos pequenos grupos artísticos e culturais da cidade, oferecendo maior visibilidade e recursos financeiros para não permitir que esses grupos morram. Além disso, deve dar mais valor às tradições religiosas e culturais, que sobrevivem em bairros longe do centro, ajudando a mantê-las e dando visibilidade.

Info

Tipo de sustentabilidade econômica: 
- Anúncios publicitários na quadra;
- Aluguel da quadra (é cobrado um valor de R$20 para realização de jogos à noite, para a própria manutenção do local e pagamento da iluminação);
- Verbas esporádicas do Governo do Estado (SEDESE).

Projetos/Melhores práticas desenvolvidas:
A instituição possui nove máquinas de costura industrial, que foram doadas pela Embaixada da Austrália. Uma cooperativa de costureiras será construída com essas máquinas, com objetivo de gerar renda e emprego para as mulheres do bairro. De acordo com o presidente interino, Mauro da Paixão Natividade, a cooperativa já deveria estar ativa, mas devido à desorganização das próprias costureiras e da falta de um espaço adequado, as tentativas de instalação ainda não foram bem sucedidas. Entretanto, Mauro afirma que está trabalhando para levar o projeto adiante e acredita que um novo espaço será doado à instituição no próprio bairro, permitindo que a cooperativa entre em funcionamento.

Data da coleta dos dados

17 de setembro de 2010

Responsável pelas informações

Mauro da Paixão Natividade.
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.