Organização

Associação dos Municípios da Microrregião dos Campos das Vertentes - Amver

Endereço
Avenida Leite de Castro, n° 1364  
Telefone
(32) 3371-7100  
Email
amver@amver.com.br  
Website
www.amver.com.br  
Atividades/Serviços

A AMVER presta as seguintes serviços às prefeituras, câmaras e autarquias dos municípios filiados:

- Assessoria técnica, contábil, financeira e jurídica
- Serviços de engenharia e topografia
- Serviços de patrulha motomecanizada

Mais informações

Sedru e Amver firmam termo de cooperação

Por Gazeta de São João del-Rei em 10/08/2013

O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Bilac Pinto, assinou na quarta-feira, 7, Termo de Cooperação Técnica com a Associação dos Municípios do Campo das Vertentes (Amver) e com 17 municípios da região. O acordo estabelece a parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru) e as prefeituras no qual o Estado vai prestar apoio na elaboração do Consórcio Intermunicipal para Gestão Compartilhada de Resíduos Sólidos.

Prefeitos que integram a Amver assinam termo de cooperação técnica na Sedru - Foto: Divulgação
Prefeitos que integram a Amver assinam termo de cooperação técnica na Sedru – Foto: Divulgação

O consórcio vai contemplar os municípios de Barroso, Carrancas, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Dores de Campos, Lagoa Dourada, Madre de Deus, Nazareno, Piedade do Rio Grande, Prados, Resende Costa, Ritápolis, Santa Cruz de Minas, São João del-Rei, São Tiago, Tiradentes e Ibituruna.
Com a formatação deste consórcio os municípios poderão encontrar, em conjunto, soluções para resolver os problemas relacionados à destinação final do lixo, além de ser uma alternativa mais econômica para as prefeituras que vão poder dividir os gastos de construção e operacionalização dos empreendimentos necessários para extinguir os lixões na região.

 
Passo a passo para o cidadão ter acesso às atividades ou serviços

A AMVER presta serviços exclusivamente aos agentes políticos e públicos dos municípios filiados, em relação à administração pública.
O atendimento ao cidadão depende de solicitação do Prefeito do Municipio a que pertence e deferimento pelo Presidente da AMVER.

 
Parceiros

Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ; Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - EPAMIG, Diretoria de Ações Descentralizadas de Saúde - DAD'S; Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes, Consórcio Intermunicipal de Saúde das Vertentes - CISVER; União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação - UNDIME; Instituto Estrada Real; SEBRAE/MG; Sub-Secretaria de Assuntos Municipais - SEAM, etc.


 

 
Data de início das atividades
28 de abril de 1976  
Tipo de sustentabilidade econômica
A receita da AMVER é integralmente composta por recursos repassados pelos municípios filiados.  
Histórico da entidade

A idéia do fortalecimento dos municípios mineiros teve início quando o então Governador Dr.

Rondon Pacheco assinou o Decreto n.o 15.254 de 15/02/73, criando a Superintendência de Articulação com os Municípios - SUPAM, órgão da Secretaria do Planejamento e Coordenação Geral SEPLAN-MG, com o objetivo especifico de articular o planejamento a nível municipal e microrregional com o planejamento estadual.

Para dirigir a SUPAM foi convidado o Ex-Prefeito de Barroso, Dr. Baldonedo Arthur Napoleão que propôs a criação de associações microrregionais como forma de despertar nas lideranças políticas municipais o interesse pela identificação e a solução de problemas comuns, considerando o associativismo como instrumento fundamental de desenvolvimento municipal e microrregional, uma vez que se propõe resolver problemas, muitas vezes impossíveis de serem resolvidos a nível de um só município.

Nos primeiros tempos de lançamento das sementes das associações, a SUPAM, entendeu que era necessário um trabalho de base, quase sacerdotal. Mas criadas as primeiras associações, quando foi possível testar a seriedade da iniciativa a idéia do associativismo estava assimilada e o sucesso do empreendimento plenamente assegurado. A partir daí, de todos os recantos do Estado, as solicitações para a formação de Associações se multiplicaram, contando-se hoje, com mais de 37 associações em funcionamento em todo o Estado de Minas Gerais.

No caso especifico da AMVER, a articulação para sua criação e implantação iniciou-se no segundo semestre do ano de 1975, e as cidades escolhidas para formarem a Associação foram:

Andrelândia, Barroso, Carrancas, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Dores de Campos, Itutinga, Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Piedade do Rio Grande, Prados, Resende Costa, Ritápolis, São João del Rei, São Vicente de Minas, São Tiago e Tiradentes;

escolhida como sede a cidade de São João del-Rei, e a Associação seria denominada Associação dos Municípios da Microrregião dos Campos das Vertentes - AMVER.

Em 28 de abril de 1976, no auditório do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, em Belo Horizonte, através da conjugação de esforços da SUPAM e dos Prefeitos Municipais, foi oficialmente constituída a AMVER.

Atualmente existem 15 municípios filiados à AMVER: Barroso, Carrancas, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Piedade do Rio Grande, Prados, Resende Costa, Ritápolis, Santa Cruz de Minas, São João del Rei, São Tiago e Tiradentes.  
Número e perfil dos membros

Diretoria 2007 Presidente: Sidney Antônio de Sousa - Prefeito de São João del-Rei 10 Vice-Presidente: Nilzio Barbosa - Prefeito de Tiradentes 20 Vice-Presidente: Gilberto José Pinto - Prefeito de Resende Costa

Conselho Fiscal - Membros Efetivos Arnaud Baldonero Napoleão - Prefeito de Barroso Magno Orlando Ferreira de Carvalho - Prefeito de Carrancas José Heitor Guimarães de Carvalho - Prefeito de Nazareno

Conselho Fiscal - Membros Suplentes Gustavo Gastão Gorgosinho Cardoso - Prefeito de Prados João Eustásio - Prefeito de Madre de Deus de Minas Antônio Ronato de Melo - Prefeito de Ritápolis

Demais Membros:

José Tadeu de Sousa - Prefeito de Conceição da Barra de Minas José Guilherme Jaques - Prefeito de Coronel Xavier Chaves José Valter Vieira - Prefeito de Lagoa Dourada Lecy Ataide do Nascimento - Prefeito de Piedade do Rio Grande Paulo César de Almeida - Prefeito de Santa Cruz de Minas Denilson da Silva Reis - Prefeito de São Tiago

 
Agenda Cultural
28 de abril de 1976 - Aniversário da AMVER  
Principais problemas/dificuldades da área atuante

Recursos financeiros para aquisição de maquinários da patrulha motomecanizada, aquisição de estação total (topografia), construção de galpão para maquinários e oficina.

 
Responsável pelo órgão/cargo
Marcos Antônio Rabelo - Secretário Executivo  
Representante para contatos
Virginia Mári Rodrigues - Assessora Técnica  
Público alvo para comunicação de atividades da entidade
Prefeitos, Vice-Prefeitos, Vereadores e Servidores Públicos Municipais.  
Data da coleta dos dados
09 de novembro de 2007  
Responsável pelas informações
Virginia Mári Rodrigues - Assessora Técnica  
Dados e informações já levantados pela entidade
Cadastro ano 2002

Assossiação dos Municípios da Mincroregião dos Campos das Vertentes - Amver
Endereço

Rua Ministro Gabriel Passos, 243 . Centro . São João del Rei (MG) . CEP: 36.307-330

Telefone/Fax

(32) 3371 7100

Email

amver@mgconecta.com.br

Website

Atividades/Serviços

www.amver.com.br

Assessoria jurídica, técnica, contábil e financeira em administração pública para prefeituras, câmaras, autarquias e fundos de municípios filiados.

Passo a passo para o cidadão ter acesso às atividades ou serviços

Parceiros

Data de início das atividades

28 de abril de 1976

Tipo de sustentabilidade econômica

Histórico da entidade

A idéia do fortalecimento dos municípios mineiros teve início quando o então Governador Dr. Rondon Pacheco assinou o Decreto n.º 15.374 de 15/02/73, criando a Superintendência de Articulação com os Municípios - SUPAM, órgão da Secretaria do Planejamento e Coordenação Geral - SEPLAN-MG, com o objetivo específico de articular o planejamento a nível municipal e microrregional com o planejamento estadual.
Para dirigir a SUPAM foi convidado o Ex-Prefeito de Barroso, Dr. Baldonedo Arthur Napoleão que propôs a criação de associações microrregionais como forma de despertar nas lideranças políticas municipais o interesse pela identificação e a solução de problemas comuns, considerando o associativismo como instrumento fundamental de desenvolvimento municipal e microrregional, uma vez que se propõe resolver problemas, muitas vezes impossíveis de serem resolvidos a nível de um só município.
Nos primeiros tempos de lançamento das sementes das associações, a SUPAM, entendeu que era necessário um trabalho de base, quase sacerdotal. Mas criadas as primeiras associações, quando foi possível testar a seriedade da iniciativa a idéia do associativismo estava assimilada e o sucesso do empreendimento plenamente assegurado. A partir daí, de todos os recantos do Estado, as solicitações para a formação de Associações se multiplicaram, contando-se hoje, 39 associações em funcionamento em todo o Estado de Minas Gerais.
No caso específico da AMVER, a articulação para sua criação e implantação iniciou-se no segundo semestre do ano de 1975, e as cidades escolhidas para formarem a Associação foram: Andrelândia, Barroso, Carrancas, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Dores de Campos, Itutinga, Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Piedade do Rio Grande, Prados, Resende Costa, Ritápolis, São João del Rei, São Vicente de Minas, São Tiago e Tiradentes; escolhida como sede a cidade de São João del Rei, e a Associação seria denominada Associação dos Municípios da Microrregião dos Campos das Vertentes - AMVER.
Em 28 de abril de 1976, auditório do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, em Belo Horizonte, através da conjugação de esforços da SUPAM e dos Prefeitos Municipais, foi oficialmente constituída a AMVER.
Atualmente, os municípios filiados à AMVER são: Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Ibituruna, Ingaí, Itutinga, Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas, Piedade do Rio Grande, Prados, Resende Costa, Ritápolis, Santa Cruz de Minas, São João del Rei, São Tiago, São Vicente de Minas e Tiradentes.
objetivo principal da AMVER é articular o planejamento a nível municipal e microrregional com o planejamento estadual.
Transcorridos 26 anos de existência a AMVER ampliou a sua linha de atuação, sem abandonar seu objetivo principal, destacando-se também pelo atendimento direto aos anseios dos municípios, através de uma efetiva prestação de serviços de assistência contábil, técnica administrativa, jurídica, engenharia e topografia, cursos e seminários e patrulha motomecanizada.
Uma das metas da AMVER é visar a solução de problemas comuns, considerando o associativismo como instrumento fundamental de desenvolvimento municipal e microrregional.

Número e perfil dos membros

Agenda cultural oficial

Principais problemas/dificuldades da área atuante

Publicações

Projetos

Responsável pelo órgão/cargo

Marcos Antônio Rabelo - Secretário Executivo

Representante para contatos

Propostas e sugestões para o desenvolvimento turístico da cidade

Público alvo para comunicação de atividades da entidade

Prefeitos, Vice-Prefeitos, Vereadores e Servidores Públicos Municipais

Observações e dados importantes que não solicitados

Municípios Filiados: 

Conceição da Barra de Minas
Prefeito: Altair Alvim
Rua Pe. Antônio Pádua Chaves, 70 . 36.360-000 . (32) 3375 1132
Coronel Xavier Chaves
Prefeito: Helder Sávio Silva
Rua Padre Reis, 84 - 36.330-000 . (32) 3357 1235
Ibituruna
Prefeito: Herberth Teixeira de Resende
Rua Regina Nicolau, 195 . 37.223-000 . (35) 3844 1166
Ingaí
Prefeita: Teresinha Angélica de Paiva Paula
Praça Gabriel de Andrade Junqueira, 30 . 37.215-000 . (35) 3824 1100
Itutinga
Prefeito: Antônio Alves de Paiva
Rua Gabriel Leite, 45 . 36.390-000 . (35) 3825 1185
Lagoa Dourada
Prefeito: José Walter Vieira
Rua Abelard Pereira, 299 . 36.345-000 . (32) 3363 1236
Madre de Deus de Minas
Prefeito: José do Carmo Nascimento
Rua Pe. Pedro Onclim, 26 . 37.305-000 . (32) 3338 1299
Piedade do Rio Grande
Prefeito: José Fernandes Neto
Rua do Rosário, 220 . 36.227-000 . (32) 3335 1122
Prados
Prefeito: Paulo de Carvalho Vale
Rua José Silva Filho, 11 . 36.320-000 . (32) 3353 6388
Resende Costa
Prefeito: Gilberto José Pinto
Prefeito: Rua M.ª Cândido de Andrade, 91 . 36.340-000 . (32) 3354 1366
Ritápolis
Prefeito: Higino Zacarias de Souza
Praça Tiradentes, 340 . 36.335-000 . (32) 3356 1136
Santa Cruz de Minas
Prefeito: José Antônio dos Santos
Rua Juvenal Chaves, 353 . 36.328-000 . (32) 3371 6126
São João del Rei
Prefeito: Nivaldo José de Andrade
Rua Ministro Gabriel Passos, 199 . 36.307-330 . (32) 3371 7833
São Tiago
Prefeito: Geraldo Lindomar de Freitas
Praça Ministro Gabriel Passos, 681 . 36.350-000 . (32) 3376 1022
São Vicente de Minas
Prefeito: José Roberto de Almeida
Rua Visconde do Rio Branco, 81 . 37.370-000 . (35) 3323 1350
Tiradentes
Prefeito: Élvio Garcia
Rua Resende Costa, 71 . 36.325-000 . (32) 3355 1212

Data da coleta dos dados

08 de Julho de 2002

Responsável pelas informações

Virgínia Mári Rodrigues . Assistente técnica  

O conteúdo desse portal pode ser reproduzido, desde que citadas as fontes e os créditos.

www.saojoaodelreitransparente.com.br . Projeto, pesquisa, organização e concepção: Alzira Agostini Haddad . Todos os direitos reservados