Organização

Centro de Referência de Medicina Antroposófica

Endereço
Rua Armando Carvalho, nº. 19. Tijuco.  
Telefone
032 3372 4381  
Email
acyochanan@yahoo.com.br  
Atividades/Serviços
Este projeto recebeu o reconhecimento de seu trabalho através do Trófeu Campos de Minas 2012

Imagens do Centro de Referência de Medicina Antroposófica

Mais informações:
Centro de Referência de Medicina Antroposófica/notícias
Associação Comunitária Yochanan

A medicina antroposófica é uma complementação da medicina alopática, um tratamento mais humanizado e individualizado. Os médicos observam o ser humano no aspecto físico, emocional e espiritual. Uma vez que um sintoma emocional, muitas vezes, precede uma doença orgânica. Por isso, é questionada a satisfação da pessoa em sua vida, em seu trabalho, em sua relação com a família, com os amigos e com os parceiros.
Cada paciente recebe um tipo de tratamento. Os remédios são feitos a partir da dinamização homeopática – um processo mais natural que elimina muitos efeitos colaterais do usuário. São feitas, também, aplicações externas de argila para doenças como artroses e dores musculares. As pessoas, de acordo com o diagnóstico, podem ser tratadas com escalda-pés, deslizamento com óleo e compressas.  
Passo a passo para o cidadão ter acesso às atividades ou serviços
Os pacientes são encaminhados pelos médicos ou enfermeiros do SUS. As consultas, com duração de meia hora, são agendadas. A despeito dos poucos profissionais, o Centro de Referência realiza cerca de 500 consultas por mês.  
Parceiros
Secretaria Municipal de Saúde e a Associação Comunitária Yochanan.  
Data de início das atividades
2008  
Histórico da entidade
O atendimento público de medicina antroposófica já era realizado no bairro do Tijuco em 2002 na equipe Saúde da Família, envolvendo a participação da comunidade, agentes de saúde e voluntários. Havia uma horta de ervas medicinais, produção de chás, aplicação de argilas nas articulações e terapias de leito. O trabalho deu resultados positivos e a procura começou a se expandir. Em 2008, foi criado o Centro de Referência de Medicina Antroposófica, pela Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de ampliar o atendimento a todas as 12 Equipes de Saúde da Família. Com isso, São João se tornou uma cidade pioneira em todo o país em medicina antroposófica.  
Número e perfil dos membros
Médico antroposófico, farmacêutico, profissional de Educação Física, auxiliar de Enfermagem, terapeuta e atendente.  
Agenda Cultural
Conta com algumas atividades no bairro para arrecadação de fundo, como bingo e festas.  
Principais problemas/dificuldades da área atuante
Dificuldade em captação de verbas para a manutenção do Centro.  
Publicações
Uma matéria no jornal Folha das Vertentes, reproduzida no site: http://sjdralternativa.blogspot.com/2010/07/centro-de-referencia-em-medicina.html  

Centro de Referência em medicina alternativa passa por dificuldades financeiras  
Responsável pelo órgão/cargo
O médico antroposófico Paulo Maurício de Oliveira Vieira.  
Público alvo para comunicação de atividades da entidade
Toda a população são-joanense. As principais doenças tratadas pela medicina antroposófica são ansiedade, depressão, artroses, asma, rinite, entre outras.  
Observações e dados importantes que não solicitados
Tipo de sustentabilidade econômica:

Seus gastos são divididos entre a Secretaria Municipal de Saúde, que arca com a estrutura física e o salário do médico antroposófico e a Associação Comunitária Yochanan, responsável pelo salário dos demais funcionários, materiais e equipamentos. O Apoio da comunidade, com doações e arrecadação em eventos complementa a renda da unidade de saúde. Mesmo assim, o capital é insuficiente para sua manutenção.  
Data da coleta dos dados
24 de agosto de 2010.  
Responsável pelas informações
Marcelo Alves e Paulo Maurício de Oliveira Vieira  

O conteúdo desse portal pode ser reproduzido, desde que citadas as fontes e os créditos.

www.saojoaodelreitransparente.com.br . Projeto, pesquisa, organização e concepção: Alzira Agostini Haddad . Todos os direitos reservados