Organização

MGRV - Movimento gay da região das vertentes

Endereço
Rua Antônio Daldegan, 51 Fábricas  
Telefone
(32)8806-0341  
Email
mgvsjdr@yahoo.com.br  
Website
www.mgrv.org.br  
Atividades/Serviços
Atendimento multidisciplinar(jurídico, psicológico e assitencial) para pessoas que vivem com HIV, lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais vítimas de discriminação. Distribuição de insumos de prevenção(camisinha e gel lubrificante) às DST/HIV/AIDS. Realização de grupos de trabalho com foco em saúde, cultura, turismo, cidadania, segurança pública e direitos humanos de LGBT.  
Passo a passo para o cidadão ter acesso às atividades ou serviços
Para participar basta fazer contato pelo e-mail ou telefone para saber as datas das atividades agendadas  
Parceiros
Ministério da Saúde - Departamento Nacional de DST/AIDS Secretaria Estadual da Saúde - Coordenação Estadual de DST/AIDS Secretaria Municipal de Saúde ONU - UNODC(Escritório das nações Unidas Contra Drogas e Crime) SEDH - Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República Conselho Estadual de Direitos Humanos Conselho Municipal de Saúde Universidade Federal de São João del-Rei Movimento sociais e sindicais de São João del-Rei ABGLT - Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.  
Data de início das atividades
2006  
Tipo de sustentabilidade econômica
Promoção da visibilidade afirmativa de LGBT, luta pela igualdade de direitos, cidadania e garantia dos direitos humanos LGBT. Ações de enfrentamento da epidemia de Aids e outras DST com a comunidade gay.  
Histórico da entidade
O MGRV é o protagonista na organização da Semana da Diversidade Sexual da Região das Vertentes e Parada da Cidadania e do Orgulho LGBT da Região. O evento, como um todo, é considerado o maior ato civil de caráter político da Região das Vertentes. No mês de Setembro todos os holofotes estão voltados pra realização dessa atividade em São João del-Rei. Em 2008 recebemos um prêmio do Ministério da Cultura onde, em parceria, realizamos as atividades da Semana. Logo em sua primeira edição a Parada foi um sucesso. Reuniu cerca de 05mil pessoas num domingo frio e chuvoso em São João del-Rei. Na semana após a parada cresceu progressivamente o número de pessoas testadas para HIV no CTA da cidade. Já em 2009 na sua segunda edição a Semana da diversidade aconteceu também com chuva, reunimos cerca de 10mil pessoas na ruas de São João del-Rei. Em ambas as semanas da diversidade o Ministério da Saúde teve papel importante na participação das discussões sobre o plano nacional de enfrentamento da epidemia de AIDS e outras DST para gays, HSH e Travestis. No ano de 2009 a parada se consolidou como o maior evento de massa com divulgação dos serviços oferecidos pelo CTA da cidade.  
Número e perfil dos membros
O MGRV conta com, aproximadamente, 40 associados majoritariamente jovens.  
Principais problemas/dificuldades da área atuante
A homofobia velada, escondida que existe nos órgão públicos e na sociedade em geral.  
Responsável pelo órgão/cargo
Carlos Bem - Coordenador Técnico  
Representante para contatos
Carlos Bem  
Propostas e sugestões para o desenvolvimento turístico da cidade
Criação de uma política pública que valorize, respeite e financie a diversidade cultural e turística da cidade.  
Público alvo para comunicação de atividades da entidade
Movimentos sociais(Ongs e sindicatos), órgãos governamentais, sociedade civil em geral  
Data da coleta dos dados
06 agosto 2010  
Responsável pelas informações
Carlos Bem  

O conteúdo desse portal pode ser reproduzido, desde que citadas as fontes e os créditos.

www.saojoaodelreitransparente.com.br . Projeto, pesquisa, organização e concepção: Alzira Agostini Haddad . Todos os direitos reservados