São João del Rei Transparente

OGs e ONGs

MGRV - Movimento gay da região das vertentes

Data de início das atividades

2006

Responsável pelo órgão/cargo

Carlos Bem - Coordenador Técnico

Representante para contatos

Carlos Bem

Endereço

Rua Antônio Daldegan, 51 Fábricas

Telefone

(32)8806-0341

Email

mgvsjdr@yahoo.com.br

Website

www.mgrv.org.br

Suporte

Promoção da visibilidade afirmativa de LGBT, luta pela igualdade de direitos, cidadania e garantia dos direitos humanos LGBT. Ações de enfrentamento da epidemia de Aids e outras DST com a comunidade gay.

Atividades/Serviços

Atendimento multidisciplinar(jurídico, psicológico e assitencial) para pessoas que vivem com HIV, lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais vítimas de discriminação. Distribuição de insumos de prevenção(camisinha e gel lubrificante) às DST/HIV/AIDS. Realização de grupos de trabalho com foco em saúde, cultura, turismo, cidadania, segurança pública e direitos humanos de LGBT.

Público alvo para comunicação de atividades da entidade

Movimentos sociais(Ongs e sindicatos), órgãos governamentais, sociedade civil em geral

Passo a passo para o cidadão ter acesso às atividades ou serviços

Para participar basta fazer contato pelo e-mail ou telefone para saber as datas das atividades agendadas

Perfil dos membros

O MGRV conta com, aproximadamente, 40 associados majoritariamente jovens.

Parceiros

Ministério da Saúde - Departamento Nacional de DST/AIDS Secretaria Estadual da Saúde - Coordenação Estadual de DST/AIDS Secretaria Municipal de Saúde ONU - UNODC(Escritório das nações Unidas Contra Drogas e Crime) SEDH - Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República Conselho Estadual de Direitos Humanos Conselho Municipal de Saúde Universidade Federal de São João del-Rei Movimento sociais e sindicais de São João del-Rei ABGLT - Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.

Histórico

O MGRV é o protagonista na organização da Semana da Diversidade Sexual da Região das Vertentes e Parada da Cidadania e do Orgulho LGBT da Região. O evento, como um todo, é considerado o maior ato civil de caráter político da Região das Vertentes. No mês de Setembro todos os holofotes estão voltados pra realização dessa atividade em São João del-Rei. Em 2008 recebemos um prêmio do Ministério da Cultura onde, em parceria, realizamos as atividades da Semana. Logo em sua primeira edição a Parada foi um sucesso. Reuniu cerca de 05mil pessoas num domingo frio e chuvoso em São João del-Rei. Na semana após a parada cresceu progressivamente o número de pessoas testadas para HIV no CTA da cidade. Já em 2009 na sua segunda edição a Semana da diversidade aconteceu também com chuva, reunimos cerca de 10mil pessoas na ruas de São João del-Rei. Em ambas as semanas da diversidade o Ministério da Saúde teve papel importante na participação das discussões sobre o plano nacional de enfrentamento da epidemia de AIDS e outras DST para gays, HSH e Travestis. No ano de 2009 a parada se consolidou como o maior evento de massa com divulgação dos serviços oferecidos pelo CTA da cidade.

Principais problemas/dificuldades da área atuante

A homofobia velada, escondida que existe nos órgão públicos e na sociedade em geral.

Propostas e sugestões para o desenvolvimento turístico da cidade

Criação de uma política pública que valorize, respeite e financie a diversidade cultural e turística da cidade.

Data da coleta dos dados

06 agosto 2010

Responsável pelas informações

Carlos Bem
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.