São João del-Rei | Tiradentes | Ouro Preto
Transparentes

ser nobre é ter identidade

OGs e ONGs

Folia de Reis de São Gonçalo

Título

Folia de Reis de São Gonçalo

Responsável pelo órgão/cargo

Lourival Amâncio de Paula

Endereço

São Gonçalo do Amarante

Telefone

032 3373 1316

Suporte

A Folia se mantém com recursos próprios. O dinheiro arrecadado na Folia é doado para a Igreja de São Gonçalo do Amarante.

Atividades/Serviços

Folia de Reis e Pastorinhas

Agenda

A Folia de Reis sai no mês de dezembro atpe o dia 06 de janeiro. A partir do dia 07 de janeiro atpe o dia 20 do mesmo mês, sai com a Folia de São Sebastião. Depois do dia 20 sai a Folia do Divino Espírito Santo.

Perfil dos membros

Atualmente a folia conta com 9 membros.

Histórico

A Folia de São Gonçalo atualmente está sendo chefiada por Lourival. Lourival começou a cantar na Folia em 1965, tocando cavaquinho. Junto com Lourival estão seus companheiros mais antigos, Mário, Moacir, João Bosco e Antônio, sempre lutando com dificuldades para que a Folia não acabe. Também faz parte da Folia novos folieiros, Paulinho, Gonçalo Lima, Gabriel e Algemiro. Na Folia, todos tocam instrumentos como sanfona, cavaquinho, violão, bandolim, pandeiro, xiquexique e caixa, menos o bandereiro, que carrega na frente da Folia a bandeira.
A Bandeira é sagrada, traz nela estampada a imagem do Santo que identifica a Folia, São Gonçalo.
Antigamente, não tinha luz e a Folia andava a noite toda sempre a pé. E tem muitas histórias para contar. Certo dia, um dos parceiros, Gonçalo Mussulino caiu dentro de uma mata-burro e perdeu sua lamparina. Ela voou tão longe que nunca mais a encontramos. Outro parceiro, JOsé Neto, caiu dentro do brejo, mesmo molhado até a cintura, cantou a noite toda. Enfrentamos cães bravos nas fazendas, dentre outras histórias, tudo por amor à Folia. Lourival, por três anos, saiu com a Folia, em Caxambu e Boa Vista, junto com GOnçalo (já falecido), para a construção da Capela de Santa Luzia, em Boa Vista.
Hoje, a Folia anda sempre por perto devido às dificuldades, pois a Folia se mantem com recursos próprios.

Principais problemas/dificuldades da área atuante

Falta de parcerias e patrocínio e falta de condução para a Folia ir a lugares mais longes, pois alguns folieiros já são idosos.

Data da coleta dos dados

05 de fevereiro de 2010

Galerias

Cadastre lideranças engajadas, sua ação sociocultural, seu projeto, produto, entidade, pesquisa, agenda cultural etc - contribua, complemente, ajude a atualizar, curta e compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL