Organização

Associação dos Amigos do Museu Regional de São João del-Rei - AMAREI

Endereço
Rua Marechal Deodoro . no Centro . CEP: 36.300-07 São João del Rei, Minas Gerais  
Telefone
(32) 3371 7663  
Atividades/Serviços
A Associação dos Amigos do Museu Regional de São João del Rei tem a finalidade de apoiar as atividades e objetivos do Museu Regional de São João del Rei, unidade administrativa do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, promovendo e apoiando exposições, cursos, conferências, seminários, projeções de filmes e vídeos, espetáculos artísticos, concertos de música erudita e popular, lançamento de livros e Publicações:, procurando contribuir para enriquecer o acervo histórico, artístico e cultural divulgando a imagem e as atividades do Museu Regional.
Além disso, a AMAREI procura angariar de pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, subvenções ou doações de recursos financeiros, de serviços ou materiais destinados ao desenvolvimento e execução de projetos e programas do Museu Regional. Promove e incentiva ainda o intercâmbio cultural com outras Instituições para consecução de seus objetivos.  
Agenda Cultural
Tem apoiado a realização de diversas exposições temporárias, cursos, encontros e reuniões no Museu Regional sem seguir ainda um calendário fixo, pois a Entidade foi criada em abril de 2001, mas já incluiu algumas exposições, como a ENTREARTE e Arte na Trilha dos Inconfidentes e cursos do Programa Oficina de Cultura na programação regular do Museu Regional.
Promoverá ainda os "Concertos Natalinos" no Largo Tamandaré, em sua segunda edição, que devem ocorrer entre 21 e 29 de dezembro de 2.002.  
Principais problemas/dificuldades da área atuante
A AMAREI - Associação dos Amigos do Museu Regional de São João del Rei, quer ampliar o apoio que vem dando aos artistas da região e encontra dificuldades na captação de recursos para apoiar a realização destes eventos, necessários para instalação, confecção de convites e divulgação.
Procura com uma campanha de filiação e maior envolvimento com outras Instituições, viabilizar a realização de um maior número de exposições e outros eventos no Museu Regional.
A AMAREI - Associação dos Amigos do Museu Regional de São João del Rei
Presidente de honra o Deputado Federal Aécio Neves
Diretor Executivo: Sr. José Primeiro Teixeira Neto
Vice-Diretor Executivo: Sr. Newman Luiz Torga da Silva
Diretor Tesoureiro: Sr. Marco Antônio Rodrigues de Almeida
Diretora de Intercâmbio e Turismo: Sra. Ângela Magalhães Cordeiro
Diretora Cultural: Sra. Célia Terçariol Vitral
Diretor Secretário: Sr. Antônio Militino Pedroso Júnior
Presidência do Conselho Administrativo: Sra. Therezinha Boucherville Nascimento
Presidência do Conselho Fiscal:Sr. Luiz Cassano
As reuniões são dinâmicas e convocadas com para atender os inúmeros compromissos da Sociedade, e regularmente, reunimos também na primeira terça-feira do mês às 15:00 horas, no Museu Regional.
A AMAREI procura apoiar a realização de eventos de interesse turístico-cultural que podem ser viabilizados utilizando-se das estruturas e dependências do Museu Regional e subordinada à 13a Superintendência Regional, unidade administrativa do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Estado de Minas Gerais.  
Publicações
Esta sendo elaborado um GUIA do Museu Regional a ser lançado em 2003, e a AMAREI produz cartazes e folhetos específicos para os eventos apoiados.  
Ações
Realizou o Curso "Entalhe em Madeira", com o mestre Dito Santeiro, e está incluindo na programação regular do Museu Regional a realização de Cursos com apoio do FAT - Fundo de Amparo ao Trabalhador.
Encaminhou proposta ao Ministério da Cultura que aprovou a liberação de recursos para obras Adaptação de Áreas Externas, Reforma e Construção de um Café, Jardins Internos, Sanitários e de Instalações Elétricas no Museu Regional de São João del Rei.
Projetos - pesquisas e ações em andamento:
Estuda a possibilidade de criar um Centro de Capacitação Profissional dirigido à formação de mestres artífices para a conservação e o restauro de bens imóveis;
Estuda a viabilidade técnica de dispor o Museu Regional de um auditório e sala de projeções para reuniões e exibições de filmes.  
Responsável pelo órgão/cargo
Diretor Executivo Sr. José Primeiro Teixeira Neto  
Representante para contatos
Diretora de Intercâmbio e Turismo Sra. Ângela Magalhães Cordeiro  
Público alvo para comunicação de atividades da entidade
Estudantes, aposentados, turistas, população da cidade e pesquisadores.  
Data da coleta dos dados
22 de Agosto de 2002  
Responsável pelas informações
Diretor Secretário Sr. Antônio Militino Pedroso Júnior  
Telefones úteis da área
Rua Marechal Deodoro . Centro.
36.300-07 . São João del Rei, Minas Gerais . BRASIL.
Tel.: (32) 3371 7663  

O conteúdo desse portal pode ser reproduzido, desde que citadas as fontes e os créditos.

www.saojoaodelreitransparente.com.br . Projeto, pesquisa, organização e concepção: Alzira Agostini Haddad . Todos os direitos reservados